Review Xperia arc com Android 2.3 gingerbread

Avatar de André Luiz
Atualizado há 10 anos
Review Xperia arc com Android 2.3 gingerbread 1

Outros destaques

Review Honor X8: celular com preço baixo mas entrega muito 2
Review Infinix Hot 11S NFC: Um intermediário simples com bom desempenho 3
Review Galaxy M53 5G: O intermediário com uma bateria muito poderosa 4
Tronsmart T7 Mini: pequena mas extraordinária 5
A tela de 6.5 polegadas é Super AMOLED

Mais um smartphone que está entre os mais desejados no mundo desembarca no país, embora ele tenha sido lançado oficialmente há pouco mais de um mês – onde colocamos a mão nele pela primeira vez – finalmente chegou para testes aqui no tekimobile, sim, estamos falando do Xperia arc da Sony Ericsson.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora o Xperia arc seja o top de linha da Sony Ericsson, em termos de processamento e memória ele é inferior a concorrência, o Motorola Atrix e o Samsung Galaxy S II, já que esses últimos possuem processadores dual cores, já no Xperia arc há Sony Ericsson resolveu manter o processador de apenas um núcleo do seu antecessor Xperia X10, embora seja de uma versão mais nova. Mas isso não tira o brilho desse smartphone Android, já que na grande maioria das suas funções ele é equivalente aos dual cores, se tratando de desempenho. Vamos analisar ao longo desse review todos os pontos positivos e claro, também os negativos. Se você está pensando em comprar um novo smartphone e o Xperia arc está na lista, aqui você acabará com todas as suas dúvidas. Então vamos lá, mas como diria Jack Estripador: vamos por partes.

Acessórios e embalagens

O Xperia arc vem com o necessário para um aparelho do nível dele: carregador veicular, ótimos fones de ouvidos in-ear, cabo USB e adaptador para cabo HDMI, além de um cartão Micro SD de 8GB. Faltou um suporte para GPS, quem compra um smartphone com uma tela de 4,2 polegadas com certeza irá usar ele como GPS.   A embalagem é pequena e segue o padrão de outros aparelhos da Sony Ericsson.

 

Xperia_arc_1

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Design e construção

Como dito anteriormente, o design é o grande destaque desse aparelho. Embora ele seja um aparelho grande, afinal é necessário para acomodar a enorme tela de 4,2 polegadas, basta pegar o aparelho nas mãos para perceber que o aparelho se encaixa perfeitamente nas mãos, porquê? seu peso e espessura, ele tem as seguintes dimensões: 125 x 63 x 8.7 mm. Sim ele é muito fino, sendo considerado na ocasião do seu lançamento o mais fino do mundo.

Outra coisa que chama muito a atenção é o fato dele ter sido contruido com uma curvatuda na parte de trás, isso deu origem ao seu nome, olhando de lado ele realmente se parece com um arco e isso também é um detalhe a mais no seu design.   Porém, o material usado no aparelho não é um primor, nem se compara por exemplo ao Nokia E7 que é todo de aluminio escovado. O arc, seguindo a tendência atual, é todo feito de plástico, sendo assim mais cedo ou mais tarde você irá se deparar com um arranhão em sua carcaça.

Review Xperia arc com Android 2.3 gingerbread 6

Display

A tela desse smartphone com certeza é um dos seus grandes destaques, primeiro pelo seu tamanho, ela tem 4,2 polegadas e como ela praticamente não tem bordas e está no mesmo nível da carcaça, quando ligada parece que vai saltar do aparelho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas antes mesmo de ligar o aparelho ela já chama a atenção, a Sony Ericsson usou uma tecnologia inédita chamada ClearBlack, isso faz que quando a tela está desligada ou em stand-by ela fique completamente preta, “mas isso não é normal André?” não, todo LCD quando desligado fica em um tom de cinza, reparem na imagem abaixo e compare. O ClearBlack não interfere nenhum pouco no desempenho da tela, porém quando desligado o aparelho fica mais bonito parecendo que toda a sua frente é uma tela.

Review Xperia arc com Android 2.3 gingerbread 7

 

E com a tela ligada, o que que o Xperia arc tem de especial? Embora ele seja uma tela de LED comum que na prática não teria muita diferença frente a concorrência, a Sony Ericsson chamou ela de Reality Display, já que ela trouxe da irmã Sony a tecnologia Mobile BRAVIA Engine, graças a esse sistema a tela back lit de LED do arc ganhou mais brilho e clareza, ela tem mais cores e mais contraste que a comum, além de que quando ela está debaixo da luz, possui um grau de reflexão menor. Porém enfatizo: ainda é inferior as telas de AMOLED.

 

Review Xperia arc com Android 2.3 gingerbread 8

 

Hardware e desempenho

O Xperia arc, embora a Sony Ericsson o colocou como o top de linha da marca, se levarmos em consideração o seu Hardware ele não é um top comparado com outros concorrentes como o Samsung Galaxy SII e o Motorola Atrix, primeiro que ele tem um processador Single core de 1GHz, os outros dois são dual cores, e ele tem menos memória que ambos: apenas 512MB contra o 1GHz dos concorrentes.   Mas como sempre digo tudo depende do uso de cada usuário, digo isso porquê nesse tempo que fiquei com o aparelho, digamos que ele foi perfeito em 90% das tarefas que realizei.

Para navegar na internet, para abrir aplicativos mesmo usando a multitarefa, verificar email, conectar com o Microsoft Exchange, tirar fotos, fazer filmes e usar o GPS, em tudo isso o arc não travou nenhuma vez e muitos menos reiniciou. Veja bem, não estou dizendo que ele seja mais rápido que o Atrix ou o Galaxy S II, estou dizendo que ele foi rápido e eficaz em 90% do que precisei. Mas porque 90%? uma palavra responde: jogos.

O Xperia arc roda qualquer jogo baixado na Android market sem dificuldade alguma, tirando os jogos feitos para processadores dual cores da nVidia. Infelizmente esses jogos são de longe os melhores atualmente para Android, e não poder jogar eles pode ser uma verdadeira frustação para quem leva sério jogar. Mas vale lembrar que é possivel instalar os drivers da nVidia no Xperia arc, feito isso alguns jogos rodaram, nenhum 100% mas rodaram: Samurai Vengeance II, Ninja Fruits e um outro de JetSky que não me recordo do nome. Os outros nem iniciam.

Software e interface

Antes vou fazer uma observação: tenho reparado que muitos blogs e principalmente portais estão fazendo reviews de smartphones Androids dando detalhes totalmente desnecessários e sem objetivo do Android em si, ou seja, acaba se misturando o review do aparelho em questão, com o review do Android, isso pode atrapalhar a análise do leitor. Sendo assim vou falar apenas do que a Sony Ericsson colocou de diferente no Android e se é bom ou não, simples assim. Não vou analisar e nem comparar o Android com outros sistemas, voltemos ao review.

Vale lembrar que o Xperia arc já vem com o Android 2.3 Gingerbread, isso é uma vantagem frente ao Motorola Atrix que ainda está na promessa de ser atualizado pela Motorola. Além do mais, a Sony Ericsson ultimamente vem atualizando seus aparelhos, tanto que na ocasião do lançamento do Xperia arc no Brasil nos  foi dito que assim que o Android 4.0, o Ice Cream Sandwish for lançado eles atualizarão o arc, será?

Eu gosto da customização do Android feita pela Sony Ericsson já que não é muito agressiva e isso automaticamente não deixa o sistema pesado e lento, isso justifica porquê no geral o aparelho tem praticamente a mesma velocidade que o Atrix que é possui um processador dual core. Esse último tem o maldito Motoblur que consome vorazmente a memória RAM dele.

A interface do arc é simples, onde o menu é transparente e a rolagem das telas de aplicativos é feita para os lados e não para baixo. O único aplicativo diferente que a SE colocou é o aplicativo Timescape, ele é um agregador de mensagens do Facebook, Twitter, SMS e ligações. Eu sei que muita gente vai discordar do que vou dizer: eu gosto do Timescape por um único motivo: eu uso ele moderadamente, apenas olhando vez por outra as mensagens que chegam, ele agiliza o processo ficando mais fácil filtrar as informações úteis, porém note: se você usa muito redes sociais, é melhor instalar os aplicativos nativos para esse fim.

Câmera

Creio que esse seja o grande trunfo do Xperia arc e digo com toda a convicção que ele é o melhor Android no mercado quando o assunto é desempenho fotográfico. A qualidade das fotos tiradas por ele é excelente quando comparadas com fotos de outros modelos da categoria (estou falando de celulares e não de câmeras, ok?).

 

Review Xperia arc com Android 2.3 gingerbread 9

 

A Sony Ericsson trouxe para ele a tecnologia Exmor R e ela realmente funciona. A lente do arc tem um ângulo de abertura maior que o comum nos smartphones, graças a isso entra mais luz e assim a qualidade das fotos com pouco iluminação são satisfatórias.   Mas nem tudo são flores, a ausência de um Flash Xenon faz muita diferença, a combinação da Exmor R com um Flash Xenon colocaria o Xperia arc no mesmo nível que o Nokia N8, mas como não tem ele fica com o segundo lugar.

Abaixo algumas fotos tiradas pelo aparelho. Clique no slide para ver na resolução original.

 

Outro ponto fraco é a ausência de uma câmera frontal para vídeo chamadas, eu sei que ninguém faz ligações de vídeo pela operadora, mas lembrem-se: O Skype está aí e em breve terá suporte para todos Androids, dai o arc ficará com um ponto a menos.   A qualidade de gravação também é muito boa, lembrando que ele grava em HD 720p, porém com pouca iluminação a gravação não fica boa, já que fica granulada e muita escura, mesmo usando os LED Flash como “lanterna” no escuro não é tão bom. Mas com boa iluminação a qualidade é ótima, abaixo um vídeo filmado com o Xperia arc. Abaixo um vídeo filmado com ele.

Internet, conectividade e bateria

Com respeito a navegação na internet, euparticularmente acho que não há muito o que falar, o desempenho de todos Android a partir do Android 2.2 Froyo está nivelada, obviamente smartphones com processadores mais barrudos levam vantagem.No vídeo review no fim do texto há um pequeno teste.

Como todo aparelho top o Xperia arc conta com um “pacote” de conectividade : WiFi, Bluetooth, 3G e GPS. Além de saída HDMI onde ele reproduz vídeos e imagem em 720p em qualquer TV com entrada de alta definição.   O que mais me chamou a atenção de diferente no quesito conectividade foi seu GPS, ele é rápido, muito rápido. Na maioria das vezes, em locais abertos, a conexão era instantânea e em lugares mais fechados em menos de 30 segundos estava conectado, até em túneis de estradas ele não perdeu o sinal, por um momento ela quase parecia um GPS dedicado.

 

Review Xperia arc com Android 2.3 gingerbread 10

 

O sinal WiFi também é mais forte do que a média, comparando lado a lado com o Motorola Milestone, em locais distantes do meu roteador o sinal estava sempre o dobro no arc.

O Xperia arc faz muita coisa, mas nada adianta isso tudo se a bateria não aguentasse o tranco correto? antes vale lembrar que milagres não existem e um Android que tenha uma bateria com duração satisfatória, afinal esse ainda é o calcanhar de Aquiles do Android, então sabendo das limitações que o Android impôe o Xperia arc tem uma bateria que dura um pouco a mais que média, ela aguentou um dia e meio de uso moderado com 3G e WiFi ligados direto, usei a câmera algumas vezes e também o GPS.

Vídeo Review

Pró e contras

Vamos listar agora o quais são os ponto positivos e negativos que achamos do Xperia arc, esses pontos podem fazer diferença dependendo do que o usuário procura em um smartphone: Prós

Contras

 

Conclusão

Para quem está querendo trocar de smartphone e quer um com processador dual core mas não quer pagar mais de R$1600,00 o Xperia arc pode ser uma boa escolha, pois mesmo tendo um processador inferior faz 90% do que qualquer dual core faz sem lentidão e sem travamentos.

Mas tem que ser levado em consideração que é um aparelho que irá ficar “velho” logo devido ao seu Hardware.   Agora quem gosta de ter sempre o que há de mais moderno – se é que seja possível – e quer um Android que possa rodar qualquer tipo de jogo inclusive os para processadores dual core ele não é o mais indicado.

O preço ainda é um pouco salgado, mas negociando bem dá para comprar ele por R$1400,00 ~ R$1500,00 nas lojas em que ele está disponível.

Galeria de fotos

Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.