Promessas não são dividas: fragmentação chega ao Windows Phone

Avatar de André Luiz
28/05/2012 às 18:31 | Atualizado há 12 anos
pegadinha

Outros destaques

Isso mesmo meus caros, o motivo que todo usuário do Windows Phone se orgulhava de jogar na cara dos usuários do Android caiu por chão: a fragmentação. Esse, sem sombras de dúvidas, é o motivo de maior reclamação por parte dos usuários do Android e obviamente a maior justificativa que os amantes do iOS e WP7 dizem impedir uma migração para o robô. A fragmetação chegou aos celulares rodando o Windows Phone, a primeira vitima foi o Nokia Lumia 610, que todos estavam carecas de saber que não iria aguentar o tranco dos atuais modelos graças ao seu limitado hardware.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leiam as especificações completas do Nokia Lumia 610

Quando a Microsoft anunciou o Windows phone ela sempre enfatizou que não iria acontecer a fragmentação do sistema graças aos padrões impostos pela empresa às OEMs. Mas tudo, tudo tem um preço nos mundos dos negócios. O Windows Phone não ia bem das pernas até a Microsoft fechar a parceria que tem com a Nokia, e isso teve um preço. A Nokia chegou mudando as regras, primeiro colocando seus aplicativos próprios e depois disse para todos que iriam em breve lançar smartphones de entrada com o sistema. Smartphone de entrada =  fragmentação.

angrybirds-lumia-610

O Lumia 610 que é um desses de entrada possui apenas 256 MB de RAM e processador de 800 MHz, pouco mais que a metade do “limite” que a Microsoft tinha imposto. Isso gerou alguns desconfortos como a impossibilidade de rodar vídeos em HD e até mesmo enviar fotos em background para o Skydrive, sua RAM não aguentaria. Agora, o pessoal do Engadget descobriu que alguns bons jogos para o WP simplesmente não são suportados pelo Lumia 610. Dentre eles o PES 2012 e, acreditem, até o megafamoso Angry Birds não roda, sinceramente não esperava que ele entrasse nessa lista. Outros apps como o Skype e o Tango já haviam relatado anteriormente que não iriam rodar nesses modelos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualização: a Rovio, produtora do Angr Birds, se pronunciou e disse que está trabalhando em uma versão para o Lumia 610 e outros Windows Phones do mesmo patamar.

Sabem o que é o mais engraçado disso? é que a Microsoft disse que 95% dos aplicativos rodam nos aparelhos com 256 MB como é o caso do Lumia 610. Mas já dizia minha avó: quantidade não significa qualidade. A M$ não disse que dentro desses 5% estariam os melhores aplicativos da plataforma. Meus caros Stephen Elop e Steve Balmer, o que vocês tem a dizer?

pegadinha

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.