Promessas não são dividas: fragmentação chega ao Windows Phone

Atualizado há 13 anos
pegadinha

Outros destaques

Xiaomi 15 Ultra
Dexter Resurrection
Xiaomi SU7 Ultra
RTX 5080 com ROPs
Melhores filmes de família na Amazon Prime Video

Isso mesmo meus caros, o motivo que todo usuário do Windows Phone se orgulhava de jogar na cara dos usuários do Android caiu por chão: a fragmentação. Esse, sem sombras de dúvidas, é o motivo de maior reclamação por parte dos usuários do Android e obviamente a maior justificativa que os amantes do iOS e WP7 dizem impedir uma migração para o robô. A fragmetação chegou aos celulares rodando o Windows Phone, a primeira vitima foi o Nokia Lumia 610, que todos estavam carecas de saber que não iria aguentar o tranco dos atuais modelos graças ao seu limitado hardware.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leiam as especificações completas do Nokia Lumia 610

Quando a Microsoft anunciou o Windows phone ela sempre enfatizou que não iria acontecer a fragmentação do sistema graças aos padrões impostos pela empresa às OEMs. Mas tudo, tudo tem um preço nos mundos dos negócios. O Windows Phone não ia bem das pernas até a Microsoft fechar a parceria que tem com a Nokia, e isso teve um preço. A Nokia chegou mudando as regras, primeiro colocando seus aplicativos próprios e depois disse para todos que iriam em breve lançar smartphones de entrada com o sistema. Smartphone de entrada =  fragmentação.

angrybirds-lumia-610

O Lumia 610 que é um desses de entrada possui apenas 256 MB de RAM e processador de 800 MHz, pouco mais que a metade do “limite” que a Microsoft tinha imposto. Isso gerou alguns desconfortos como a impossibilidade de rodar vídeos em HD e até mesmo enviar fotos em background para o Skydrive, sua RAM não aguentaria. Agora, o pessoal do Engadget descobriu que alguns bons jogos para o WP simplesmente não são suportados pelo Lumia 610. Dentre eles o PES 2012 e, acreditem, até o megafamoso Angry Birds não roda, sinceramente não esperava que ele entrasse nessa lista. Outros apps como o Skype e o Tango já haviam relatado anteriormente que não iriam rodar nesses modelos.

Atualização: a Rovio, produtora do Angr Birds, se pronunciou e disse que está trabalhando em uma versão para o Lumia 610 e outros Windows Phones do mesmo patamar.

Sabem o que é o mais engraçado disso? é que a Microsoft disse que 95% dos aplicativos rodam nos aparelhos com 256 MB como é o caso do Lumia 610. Mas já dizia minha avó: quantidade não significa qualidade. A M$ não disse que dentro desses 5% estariam os melhores aplicativos da plataforma. Meus caros Stephen Elop e Steve Balmer, o que vocês tem a dizer?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

pegadinha

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.