Estes últimos 10 dias foram frenéticos no mundo dos dispositivos móveis. Semana passada foram lançamentos da Samsung, Nokia e Amazon. Hoje tivemos lançamentos da Motorola.
Tudo isso para tentar fazer mídia antes do pretenso lançamento do novo iPhone5 pela Apple amanhã, dia 12/09/2012.
Algumas empresas foram tão apresadas que passaram justamente esta impressão, de querer atrair apenas mídia para si antes do “desastre anunciado” do novo lançamento de Cupertino. Tanto é que mostraram os aparelhos mas falharam em apresentar um cronograma de entregas ao mercado (que é o que interessa!) e preços. A Amazon, neste ponto, fez a lição de casa direitinho, anunciou, mostrou, precificou e disse quando estará disponível para a compra todos os seus novos Kindles.
Quem já leu algum livro sobre a cultura da Apple sabe que eles trabalham em segredo. Não está certo que amanhã será lançado o iPhone5, apesar de todos os indícios apontarem isso. Os convites que foram enviados aos que se farão presentes trazem apenas palavras abstratas, dizendo que alguma coisa legal vai acontecer. É tudo parte da “mágica da maçã”.
Leia também:
Apesar de tudo isso aparentemente ocorreu com a dupla iPhone 4/4S algo que Steve Jobs nunca gostou que acontecesse, o “efeito Osborne” – mantenha em segredo os lançamentos até que estejam prontos para serem vendidos, sob pena de ver seus compradores pararem de comprar o produto atual enquanto esperam o novo. Pois foi justamente o que ocorreu, e neste último mês o Samsung Galaxy S III vendeu mais unidades que o iPhone 4S na América do Norte.
Temos também essa crise que insiste em não se dissipar no hemisfério norte, tensões com eleições nos EUA e muitas outras incertezas que podem, ou não, influir na recepção de mais um gadget, mesmo que seja da mágica Apple. Fora os processos judiciais já ganhos, já perdidos, ainda em disputa e os por vir. A Sammy já avisou que se o iPhone5 possuir conexão LTE ela vai processar no mesmo instante!
E Steve Jobs também não está mais entre nós. Será que Tim Cook conseguirá manter a magia no ar?
As próximas 24 horas serão bem tensas! Qual a sua opinião? O que vai ser anunciado amanhã pode mudar a sua decisão de compra para o Natal deste ano? Deixe ai o seu recado!