Visando popularizar o acesso ao 4G e ao 3G, um decreto oficial assinado pela presidente Dilma Rousseff reduz a zero as alíquotas do PIS e do Cofins ligadas à produção de smartphones. Mesmo que tenha um impacto relativamente baixo no custo de smartphones já fabricados por aqui, a medida com certeza vai trazer a atenção de diversas fabricantes para o Brasil, a taxa de 9,5% desonerada no custo de smartphones já produzidos por aqui se transforma em 30% de desconto quando o assunto são smartphones que serão feitos em terras tupiniquins. Além desta, o novo decreto conta com uma série de regras que por sua vez, não o deixam menos interessante, mas que vale a pena conhecer.
Modelos 4G com prioridade
Como a regra visa popularizar as novas conexões sem-fio, era de se esperar que os modelos 4G ficassem com a maior parte do bolo. Aparelhos que contarem com a nova tecnologia irão ganhar o desconto em até 30% – caso custem menos de R$ 1.500 – já os mais modestos com a tecnologia 3G só entram no decreto se custarem menos de R$ 1.000, por mais que isso não tem desconto. A redução também não afetará os modelos high-end, afinal a grande maioria passa longe do valor exigido.
De acordo com as mesmas informações, o governo estaria “perdendo” em 500 milhões de reais com o novo decreto, porém o acesso a tais celulares inteligentes permitiria também um maior acesso à cultura, e também à informação. Mas e você? Acha que a “Lei do Bem” está sendo cumprida como o prometido? E melhor, o benefício te ajudará na compra de seu próximo aparelho? Não se esqueça de nos dizer nos comentários!
Fonte: G1