4 mulheres que são referências em tecnologia

Avatar de Priscila Paizano
07/08/2021 às 16:42 | Atualizado há 3 anos
mulheres tecnologia

O mundo da tecnologia teve o domínio exclusivo dos homens por muito tempo, com destaque para poucas mulheres. No entanto, nos dias de hoje isso já mudou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A representatividade feminina no campo de TI continua baixa, mas o aumento da presença feminina nesse setor tem aumentado nos últimos tempos. Isso só demonstra que tecnologia também é coisa de mulher.

Nesse artigo iremos mostrar algumas referências femininas no mercado de tecnologia, para que você conheça suas histórias pioneiras. Leia e compartilhe!

Margaret Hamilton

4 mulheres que são referências em tecnologia 1

Em 1969, a missão Apollo 11 da Nasa ficou famosa por levar os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pela primeira vez à Lua. No entanto, o que muitos não imaginam é que havia uma mulher trabalhando nos bastidores dessa missão de sucesso. Era Margaret Hamilton.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela era a pessoa que estava à frente da equipe responsável pela programação do software que dava orientação à nave que levou os astronautas até a Lua. Ele era muito importante para realizar a navegação e o pouso no satélite terrestre.

Margaret fez tudo isso e, ao mesmo tempo, ainda criava sua filha. Após a missão estar concluída, ela continuou trabalhando na Nasa, tornando-se diretora de desenvolvimento de software das missões Apollo.

Margaret ganhou ainda o prêmio Nasa Exceptional Space Act Award. Em 1986, ela criou a Hamilton Technologies, onde permanece como CEO. Sua empresa fornece soluções de engenharia e planejamento de softwares para outras companhias.

Cristina Junqueira

4 mulheres que são referências em tecnologia 2

Graduada em engenharia de produção, em 2004, e com um mestrado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Cristina Junqueira foi escolhida para fazer um MBA na Kellogg School of Management, uma das grandes escolas de Administração dos Estados Unidos, em 2007.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após seu retorno ao Brasil, com 24 anos, Cristina assumiu um cargo importante no Unibanco. Ela era superintendente de negócios da instituição. No ano de 2013, ela fundou o Nubank, dividindo trabalho e maternidade. Cristina é, hoje, a vice-presidente de uma das grandes fintechs brasileiras. Além disso, é considerada uma das maiores lideranças femininas do país.

Grace Hopper

4 mulheres que são referências em tecnologia 3

Grace Hopper, além de ter sido almirante da Marinha dos Estados Unidos, foi analista de sistemas da instituição.

No fim da década de 1940, ela trabalhou em Harvard, programando o computador Mark I, um dos primeiros do mundo.

Após isso, Grace auxiliou no desenvolvimento do UNIVAC I, que foi o primeiro computador comercial. Foi ela quem criou a linguagem de programação Flow-Matic, que foi a base para a criação do COBOL, que ainda hoje é usado no processamento dos bancos de dados comerciais.

Ursula Burns

4 mulheres que são referências em tecnologia 4

Ursula Burns é a primeira mulher negra a chegar ao comando de uma grande empresa nos Estados Unidos. Ela é CEO da Xerox.

Ela é formada em engenharia mecânica e começou a trabalhar na empresa como estagiária, em 1980. Ursula foi nomeada CEO da Xerox em 2009.

Ursula também foi nomeada pelo ex-presidente americano Barack Obama como vice-presidente do Conselho de Exportação do Presidente, o principal comitê consultivo de comércio internacional do país.

Em 2014, Ursula foi eleita pela revista Forbes a 22ª mulher mais poderosa do mundo.

Gostou desse artigo? Leia outros textos interessantes em nosso site, sobre esse ou outros temas parecidos.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Priscila Paizano
É co-fundadora e administradora financeira do Tekimobile. Também escreve, principalmente dicas de tecnologia para iniciantes.