O mais recente sistema operacional da Microsoft foi finalmente revelado, apenas um pouco depois que vazou para todo o mundo. E não só as notícias oficiais do SO chegaram, mas também as notícias de uma série de outras mudanças para o ecossistema Windows. Aqui estão os cinco principais anúncios do evento do Windows 11 de hoje.
1 – Windows 11
O maior anúncio do dia foi o Windows 11. A Microsoft revelou seu próximo sistema operacional, que tem um novo visual e novos recursos. Espera-se que o Windows 11 comece a ser enviado para novos PCs neste outono. A Microsoft planeja que ele seja lançado como uma atualização gratuita para usuários do Windows 10 ao mesmo tempo.
O Windows 11 não é apenas a maior novidade da atualidade; é sem dúvida a maior notícia da Microsoft em vários anos. Ele reúne muitos dos projetos em que a Microsoft trabalhou ao longo dos anos e os dobra em um único sistema operacional.
- Navegação anônima e sem Ads é possível? Conheça os recursos da Surfshark – TecMundo
- Windows 11 agora tem atualizações mais rápidas e menores
- Esse é o PC mais poderoso do mundo, só tem um probleminha para ter ele
2 – Novos aplicativos Microsoft store e Android
A Microsoft anunciou uma nova Microsoft Store como parte do Windows 11, e com ela, algumas grandes mudanças na forma como a Microsoft Store faz negócios. Os desenvolvedores agora podem usar seus próprios fluxos de receita. Isso significa que os desenvolvedores podem manter 100% da receita impulsionada de aplicativos se tiverem sua própria plataforma de comércio. Como exemplo, o Adobe Creative Cloud estará na Microsoft Store.
Em um anúncio surpresa, a Microsoft explicou que o Windows 11 suportará aplicativos Android através da Amazon App Store. Esses aplicativos serão instalados localmente, para que eles apareçam no menu Iniciar e também na barra de tarefas, assim como outros aplicativos.
O suporte a aplicativos para Android abre dispositivos Windows 11 para um novo mundo de aplicativos.
3 – Foco no toque
Como o novo SO será executado em conversíveis, 2 em 1 e uma variedade de dispositivos, a Microsoft otimizou o Windows 11 para o toque. Quando você desprender um teclado em um dispositivo como o Surface Pro 7, o dispositivo se adaptará ao novo formato automaticamente. Os ícones da barra de tarefas se espaçam e os ícones de toque ficarão maiores. Presumivelmente, essa funcionalidade também aparecerá quando você virar um conversível, embora a Microsoft não tenha exibido isso.
O Windows 11 também tem uma nova experiência de snapping. O snapping de janelas também ajudará em desktops e laptops, mas algumas de suas novas habilidades são voltadas para dispositivos com toque. Por exemplo, as janelas agora podem empilhar em cima umas das outras verticalmente, o que preenche bem a tela de um dispositivo com uma proporção de 3:2.
A Microsoft também trouxe gestos do trackpad para a tela sensível ao toque dos dispositivos Windows 11. Os gestos são os mesmos, então você não terá que reaprender um monte de atalhos. Por exemplo, você pode deslizar para baixo com três dedos para minimizar todos os seus aplicativos ao mesmo tempo.
Há também Widgets, que facilitarão acessar informações relevantes com apenas um toque.
4 – Jogos
O Windows 11 não é apenas para produtividade. A Microsoft esboçou várias maneiras que o SO foi construído para os jogadores. Ele possui melhorias como DirectX 12 Ultimate, Direct Storage e Auto HDR.
O AutoHDR permite que jogos com SDR (faixa dinâmica padrão) sejam executados com melhorias de HDR. Como resultado, os jogos serão mais coloridos, terão contraste mais amplo e mostrarão mais detalhes.
O Direct Storage foi anunciado pela primeira vez como parte das Séries Xbox X e Xbox Series S, e agora está a caminho do Windows 11. Os jogos construídos para trabalhar com armazenamento direto terão tempos de carga significativamente mais rápidos em PCs com armazenamento SSD rápido.
O DirectX 12 Ultimate inclui recursos para desenvolvedores como Raytracing 1.1, sombreamento de taxa variável, Sampler Feedback e muito mais. Ele também permite que os desenvolvedores façam jogos que requerem menos recursos de PC.
Essas mudanças podem não ser tão abrangentes quanto as vistas em outras partes do Windows, mas ajudarão a oferecer uma melhor experiência de jogo em PCs.
5 – Novo app de chat embutido no Teams (adeus Skype)
Um novo aplicativo “Chat” alimentado pelo Microsoft Teams para os consumidores será o aplicativo de bate-papo padrão na caixa, substituindo o Skype. Como seria de esperar de um aplicativo chamado “Chat”, ele permitirá compartilhar rapidamente textos, imagens, documentos e outros conteúdos. Você também pode usá-lo para iniciar chamadas de vídeo diretamente da Barra de Tarefas.
O topo do aplicativo tem um botão “Meet Now” que permite convidar qualquer um para uma chamada de vídeo, mesmo que eles não tenham uma conta microsoft.
O aplicativo Chat também suporta mensagens de texto via SMS com celulares Android e iPhones.
Embora este aplicativo pareça útil por si só, também é um grande negócio porque mostra uma mudança do Skype para o Microsoft Teams. Enquanto o Skype ainda estará disponível, mudar-se para o Microsoft Teams como o aplicativo de bate-papo incorporado mostra o que a Microsoft vê como o futuro da comunicação.
E tem muito mais…
A Microsoft anunciou outras mudanças para o Windows 11 que somam para melhorar a experiência geral do sistema operacional. Os Widgets fornecerão uma maneira de os desenvolvedores criarem uma nova experiência, e os recursos de produtividade devem facilitar a navegação no sistema operacional. Mesmo coisas como novas animações e cantos arredondados contribuem para a nova experiência do Windows 11.