5 modos de enviar arquivos do Android para o computador

Métodos envolvem transferência por bluetooth, WiFi, cabo e outros mais sofisticados de transferir seu arquivos do celular Android ao PC.
Avatar de André Luiz
20/12/2019 às 15:39 | Atualizado há 5 anos
como mover arquivos celular pc

Embora os smartphones tenham se tornado o principal dispositivo de computação para muitos, a maioria de nós ainda usa laptops ou desktops regularmente. Isso significa que, geralmente, precisamos mover arquivos de um PC para um smartphone com Android, ou vice versa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, qual é a melhor maneira de fazer isso? O melhor método difere se você estiver movendo arquivos pequenos ou arquivos maiores? Vamos dar uma olhada nas melhores maneiras de fazer isso. Lembrando que falaremos somente sobre smartphones com o sistema Android.

1. Usando um cabo USB

Pode parecer óbvio, mas o melhor modo de transferir arquivos de um celular Android para um computador, ainda é o bom e velho cabo USB. Ainda é rápido e fácil, desde que você tenha um cabo compatível.

Infelizmente, com a mudança para o padrão USB-C na maioria dos celulares modernos, isso deixou muitos de nossos cabos antigos inutilizáveis. Geralmente, eles não vêm com o cabo USB-C para USB-A, necessário para a maioria dos laptops.

Mas, supondo que você tenha um, é simples de fazer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  1. Conecte seu celular Android ao computador;
  2. Nas notificações que irão aparecer, toque na  mensagem que mostra Carregando este dispositivo via USB. clique nela;
  3. Em Use USB para, selecione Transferência de arquivo.

É isso aí. Uma janela de transferência de arquivos será aberta no seu computador, mostrando seu celular (e cartão SD, se você tiver um). Então você pode começar a copiar seus arquivos.

As instruções são quase as mesmas em um Mac, mas você precisará instalar o software Android File Transfer primeiro.

Este método é bom para copiar grandes quantidades de dados. Experimente quando quiser transferir alguns filmes ou toda a sua coleção de músicas. Também facilita a transferência de arquivos para o cartão SD do seu telefone.

2. Por meio de suas contas na nuvem

A conta do Google que você configurou no seu telefone fornece acesso a 15 GB de espaço em armazenamento na nuvem por meio do Google Drive, gratuito. Isso fornece uma maneira conveniente de mover arquivos entre o laptop e o telefone.

No computador, você terá duas opções: sempre entrar pelo navegador do Google Drive e baixar os arquivos sincronizados com o celular, ou, instalar o app do Google Drive para Windows. Caso opte pela segunda opção, siga o tutorial abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  1. Intale o aplicativo Google Drive no seu computador e logue com sua conta do Google, a mesma do seu celular.
  2. Então, selecione Faça backup de todos os tipos de arquivo e clique Próximo.
  3. Na próxima tela, escolha Configurações avançadas. Selecione Sincronizar My Drive neste computador, então clique Ok.

Isso cria uma pasta  Google Drive no seu computador. Tudo nesta pasta será sincronizado com sua conta do Drive. Para fazer upload de arquivos para o seu celular, basta movê-los para a pasta Drive. Abra o aplicativo no seu smartphone e lá estarão os arquivos.

Para fazer o contrário, enviar arquivos do celular para o PC, basta abrir o seu gerenciador de arquivos e sincronizar os arquivos que deseja. Ou, em um arquivo especifico, clique em compartilhar e depois escolha Google Drive. No PC, basta abrir a pasta para qual você fez o upload dos arquivos no celular.

3. Por aplicativos de e-mails e mensagens

Enviar arquivos para nós mesmos dificilmente é a maneira mais eficiente de mover dados de um laptop para um celular, mas todos já fizemos isso de uma vez ou de outra. Ele funciona para o compartilhamento rápido de arquivos quando você não pode usar nenhum dos outros métodos.

Você está limitado a 25 MB de anexos no Gmail. Se você precisar de algo maior, confira o aplicativo WeTransfer. Isso permite que você envie arquivos de até 2 GB de graça, sem registro.

No PC, vá para wetransfer.com, digite seu endereço de e-mail, arraste seus arquivos para a janela do navegador e envie-os. Você receberá um e-mail no seu telefone contendo um link para fazer o download dos arquivos.

Os arquivos são criptografados por segurança e são excluídos após sete dias. Se você deseja excluir seus arquivos mais rapidamente ou deixá-los em funcionamento por mais tempo, você precisa de uma conta Pro.

4. Usando Bluetooth

Quando você tem alguns arquivos menores que precisa enviar para o telefone, o Bluetooth é um bom caminho, se seu notebook também tiver, é claro.

Para enviar um arquivo via Bluetooth do seu laptop Windows 10 para o telefone, primeiro é necessário emparelhar os dois dispositivos. Vamos para Configurações> Dispositivos e pressione a alavanca para ativar o Bluetooth. Verifique se ele também está ativado no seu telefone.

Agora vá para Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo> Bluetooth para iniciar a digitalização. Após um pequeno atraso, seu telefone será exibido. Selecione-o e clique em Conectar no seu PC e pareie com seu smartphone para concluir o processo.

Para compartilhar um arquivo via Bluetooth, vá para Configurações> Dispositivos> Enviar ou receber arquivos via Bluetooth> Enviar arquivos. Em seguida, escolha o arquivo que deseja compartilhar.

Para outras plataformas, os nomes das opções de menu serão diferentes, mas o processo é o mesmo. Primeiro você precisa emparelhar e depois compartilhar.

O Bluetooth é mais lento que alguns dos outros métodos listados (principalmente Wi-Fi, a seguir). É melhor para arquivos menores e uso casual.

5. Usando Wi-Fi

Quando você precisar mover grandes quantidades de dados para o celular regularmente, poderá usar o Wi-Fi. Contanto que você conecte ele e o laptop à mesma rede, você pode mover arquivos com rapidez e segurança.

Para copiar arquivos por Wi-Fi, você precisa de um aplicativo especial no seu Android, mas nada a mais no seu laptop. Recomendamos o Portal – WiFi File Transfers, que é gratuito e não requer inscrição. Funciona com qualquer plataforma: Windows, Mac, Linux ou Chrome OS. Baixe e instale no seu dispositivo Android para começar.

Em seguida, abra o navegador do seu notebook ou computador e acesse portal.pushbullet.com, onde você verá um código QR exclusivo.

Agora, abra o app Portal no seu Android e toque em Digitalizar. Quando a câmera iniciar, aponte-o para o código QR para a tela do PC. Isso estabelece uma conexão sem fio direta entre o smartphone e o PC. É apenas temporário. Portanto, da próxima vez que você executar o aplicativo, será necessário fazer a verificação novamente para parear.

Por fim, arraste seus arquivos para a janela do navegador e eles começarão a ser carregados instantaneamente no seu celular.

Por padrão, o Portal coloca imagens e músicas nas pastas Fotos e Música, o resto fica na pasta Portal. Você pode deixá-los lá e acessá-los através do aplicativo Portal, ou pode usar o gerenciador de arquivos de sua preferência.

Mais maneiras de mover seus dados

Existem mais métodos para mover arquivos entre dispositivos. Você pode usar seu cartão SD ou um pendrive, em conjunto com um cabo OTG. Ou, para soluções ultra-tecnológicas, tente usar o protocolo FTP com o aplicativo Wi-Fi FTP Server ou até mesmo usar o Network Attached Storage (NAS). Com esse último, você compartilha um único disco rígido com todos os dispositivos conectados à sua rede.

Mas para a maioria das pessoas, os cinco métodos descritos acima são as melhores maneiras de mover dados do seu laptop para o smartphone Android. Alguns são melhores para compartilhar rapidamente arquivos pequenos, já outros se destacam ao mover grandes quantidades de dados..

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.