Ícone do site Tekimobile

8 coisas que o Google Bard faz e o ChatGPT não faz

google bard chatgpt ia

O mundo das inteligências artificias está criando cada vez mais concorrência entre si, e um dos embates atuais é entre Google Bard e ChatGPT. Mesmo que a ferramenta da Google tenha saído depois do líder no assunto, ela possui funcionalidades interessantes. Vamos ver sobre elas abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

8 coisas que o Google Bard faz e o ChatGPT ainda não

Anunciado em fevereiro de 2023 como resposta ao ChatGPT, da OpenAI, o Bard é um sistema conversacional baseado em IA que gera respostas em texto quando as pessoas fazem perguntas. O chatbot foi lançado durante o Google I/O 2023 e apresentado pelo CEO da empresa, Sundar Pichai.

O Google Bard foi liberado em 180 países e ganhou recursos como suporte em 20 línguas para programação, experiência visual semelhante ao Google Search, modo escuro para os assinantes e um gerador de imagens em parceria com a Adobe e a plataforma Firefly.

Já o ChatGPT foi lançado em 30 de novembro de 2022 pela OpenAI, com sede em São Francisco, criadora do DALL·E 2 e do Whisper AI. O serviço foi lançado inicialmente como gratuito ao público, com planos de monetizar o serviço posteriormente.

Com o básico entendido sobre os dois serviços, vamos ver como o Bard sai na frente do ChatGPT em algumas coisas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Sempre atualizado

Diferente do ChatGPT, o Google Bard está sempre conectado a internet, o que permite responder a perguntas com informações precisas e atuais.

Já a ferramenta da OpenAI foi criada com informações de 2021, devido a isso, ela não é tão perfeita assim e pode não responder certas perguntas.

Por exemplo, logo abaixo perguntamos ao ChatGPT quem ganhou as eleições no Brasil sem mencionar o ano. O Google Bard respondeu corretamente, de acordo com as eleições de 2022 que foram as mais recentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Já o ChatGPT, não deu uma resposta para a pergunta, nem mesmo baseada em sua atual base de dados. Ou seja nessa situação, o Google Bard sai na frente.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

É verdade que a ferramenta do Google ainda não está em português, porém, ela é mais precisa que seu concorrente.

2. Facilidade na hora de perguntar

Além das respostas atuais, o Google Bard vai ganhar um recurso para fazer perguntas por meio de comando de voz. Sendo assim, o usuário não precisa se preocupar em digitar grandes textos, ou pensar em textos mirabolantes.

Seu atual concorrente, o ChatGPT, não possui meios alternativos de se realizar perguntas. No site só é possível fazer perguntas por meio de texto. Porém, é bom deixarmos claro que esse recurso ainda não chegou ao Google Bard. Ele virá por meio de futuras atualizações na plataforma.

3. Integração com ferramentas Google

Pelo Google Bard ser uma ferramenta da gigante de buscas, obviamente ela teria mais integração com o seu ecossistema do que o ChatGPT. E é exatamente isso que vemos na prática.

Depois de utilizar o Bard, o usuário pode exportar qualquer resposta seja ela pequena ou grande, tanto para o Gmail como para o Google Docs. Para fazer isso, basta clicar no ícone exibido na imagem abaixo.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Desse modo, você pode criar respostas de e-mail, ou grandes textos sem nenhuma dificuldade. Infelizmente, o ChatGPT não possui tal integração. Ele até possui a opção de copiar, porém não é a mesma coisa que a ferramenta da Google.

Ao enviar links para o ChatGPT, ele mesmo deixa claro que não consegue abrir e interagir com o conteúdo. Dessa maneira, ele se baseia no título e tenta trazer informações sobre o que foi enviado. O que pode não ser preciso, ou não ter nenhuma relação com a informação do link.

Já o Google Bard consegue abrir o link e criar um resumo solicitado, ou qualquer outra coisa que o usuário peça.

Por exemplo, no caso abaixo pedimos o resumo de um site sobre 10 livros. Em vez de trazer o resumo, o ChatGPT tentou trazer informações genéricas sobre o link, e não exibiu nenhum livro.

Já o Google Bard, especificou corretamente a ordem dos livros, e trouxe um resumo exato, atendendo o que foi pedido.

5. Diferentes tamanhos de resposta

Ao fazer uma pergunta ao ChatGPT, o usuário só terá um tipo de resposta. O máximo que é possível de se fazer, e gerar a resposta novamente, assim como mostrado na imagem abaixo.

Já o Google Bard, oferece mais de uma alternativa de resposta, dessa maneira, o usuário pode escolher a que achar melhor em questão de tamanho e conteúdo.

Se você possui imagens em seu computador, saiba que é possível abrir elas em espécie de link nos navegadores. Ao mandar esse link para o ChatGPT, ele descreverá o caminho, porém não descreverá a imagem em si.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Já o Google Bard, tenta pelo menos descrever a imagem. Por exemplo, no caso abaixo, enviamos uma imagem para a ferramenta, ao descrever ela a ferramenta não acertou corretamente, mas pelo menos tentou.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Para efeitos de comparação essa é a imagem:

(Imagem: EA)

7. Pesquisas relacionadas

Por ser uma ferramenta da Google, é de se imaginar que o Bard teria uma integração ainda maior com o buscador do que já vimos. Ou seja, ao perguntar algo para o Bard, o usuário ainda consegue dar um Google e ver pesquisas relacionadas com o assunto.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Dessa maneira, ele pode expandir ainda mais o leque de conhecimento sobre o que ele está pesquisando. Já seu principal concorrente não oferece o recurso.

8. Respostas rápida

O último ponto que podemos notar, é a velocidade de resposta de cada plataforma. Ao se pedir para o Google Bard criar um roteiro de viagem para Portugal, a resposta veio completada em praticamente 2 segundos.

Já o ChatGPT, criou aos poucos o roteiro, o que levou que a resposta completa fosse exibida entre 3-4 minutos.

Agora diga para nós, você costuma usar o ChatGPT? Esta ansioso pela chegada do Google Bard no país? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

Sair da versão mobile