Atualmente, um dos setores mais poderosos e que movimenta a economia global é a tecnologia. Esse segmento está sendo essencial para mudanças e tendências que vem surgindo no mercado e tem facilitado a vida de muitas pessoas e de várias empresas.
Assim, é inquestionável que esse seja o setor em destaque entre as empresas mais poderosas do mundo inteiro e não somente em questões como seus rendimentos, mas também pela influência que elas estão causando no mercado financeiro de modo geral.
As multinacionais americanas são as que mais se destacam entre as maiores do setor de tecnologia no mundo inteiro. Entretanto, algumas empresas asiáticas estão entrando para a disputa ao longo dos anos e começaram a aparecer recentemente também.
As maiores empresas no setor de computação
Entre os destaques nesse setor estão, principalmente, a Apple e a Microsoft. Essa primeira, fundada por Steven Jobs, Ronald Wayne e Steve Wozniak em 1976. Localizada em Cupertino, Califórnia, EUA, a empresa atualmente conta com mais de 147 mil funcionários e cerca de 400 lojas em 17 países.
Leia também:
Considerada atualmente como a maior empresa de tecnologia do mundo, a Apple conta com uma receita de US$ 274 bilhões. Enquanto isso, a Microsoft, que permaneceu atrás da Apple por algum tempo, se mostrou novamente ativa no mercado e apareceu em terceiro na lista da Forbes.
Diferentemente da Apple, a Microsoft ainda não se inseriu no mercado de smartphones de forma presente. Seus projetos atualmente estão voltados ao desenvolvimento de aplicativos de inteligência artificial.
Empresas no setor de busca e nuvem
Considerada como a terceira maior empresa do setor de tecnologia no mundo inteiro, a Amazon vem crescendo substancialmente ao longo dos anos e conta atualmente com uma receita anual de US$280 bilhões.
Com sede em Seattle, nos EUA, a empresa foi fundada por Jeff Bezos como uma livraria online. Entretanto, com o passar dos anos, a Amazon passou a vender DVDs, CD, streaming, vestuário, videogames, entre outros.
Atualmente, a empresa recebeu também a classificação de especializada em computação em nuvem em razão das tecnologias desenvolvidas por ela. Nesse mesmo setor, é possível destacar a Alphabet, conhecida pela maioria dos usuários como Google.
Em 2015 a plataforma passou por uma reestruturação e foi criada a Alphabet Inc. para agir como a empresa controladora do Google. Além de ser um dos maiores mecanismos de pesquisas, a empresa também investe em segmentos como a tecnologia de nuvem.
Empresas chinesas em destaque
Ao longo dos anos, as multinacionais americanas dominaram o mercado de tecnologia de um modo geral. Mas, essa realidade tem mudado e empresas de outros países estão se destacando cada vez mais.
A exemplo disso, a Tencent é considerada uma das maiores empresas do mundo inteiro no setor de jogos. Entre suas atividades, ela também presta serviços relacionados à internet e à tecnologia, algo secundário para a organização.
Outra chinesa que vem se destacando no mercado como uma das mais poderosas empresas no ramo de tecnologia é a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company. Responsável por fabricar circuitos e a maior empresa de fundição de semicondutores do mundo.
Os produtos feitos pela TSMC são usados no mundo inteiro em computadores, eletrônicos e aparelhos para comunicação, tanto por consumidores quanto pela indústria, que utilizam seus produtos na produção de equipamentos industriais.
Empresas gigantes do mercado, como a Intel STMicroeletronics e Texas Instrumets, terceirizam alguns dos seus produtos à TSMC. Entretanto, o maior cliente que utiliza dos produtos criados pela chinesa é a maior do mundo: a Apple.
Essa parceria é extremamente lucrativa para ambas as partes. A TSMC recebe toda a informação com o design e desenvolve os chips para a empresa americana, pois possui todos os equipamentos para tal.
Leia mais notícias e informações sobre o mundo da tecnologia em nosso site!