Em novembro, um relatório disse que a Apple planeja lançar iPads com telas mini-LEDs e OLEDs até 2021. No entanto, uma atualização de vários informantes revelou que o iPad terá telas OLED apenas em 2022. Agora, um relatório da Coreia tem mais detalhes sobre a tecnologia de exibição que está chegando aos iPads.
De acordo com relatório, a Apple tomou a decisão de introduzir OLEDs em iPads a partir de 2022. Na verdade, ela já fez solicitações a fornecedores como Samsung Display e LG Display. O que é interessante aqui é a nova tecnologia OLED que a Apple supostamente vai usar.
Precisamente, a Apple usará telas “OLED híbridas” nos iPads 2022. Eles são considerados mais finos do que as telas OLED típicas. A Samsung começará a fornecer esses painéis em 2022, enquanto o LG Display entrará no mercado um ano depois. Uma fonte do relatório diz que a Samsung já começou a tomar as medidas necessárias para isso.
Além disso, se outra fonte for verdadeira, a Apple usará o painel da Samsung em um modelo de iPad em 2022. Em seguida, tanto a Samsung quanto a LG começarão o fornecimento em escala real a partir de 2023. Falando nisso, os painéis OLED híbridos serão supostamente uma combinação de OLED flexível e rígido. Basicamente, os termos referem-se aos substratos rígidos (vidro) ou flexíveis que estão sendo usados.
Leia também:
Este último obviamente é cerca de 3x mais caro do que o OLED rígido e pode suportar mais impacto. De qualquer forma, o novo painel de ambas as empresas terá um substrato de vidro rígido (TFT-Thin Film Transistor). Além disso, diz-se que é aplicado com a tecnologia TFE (Thin Film Encapsulation).
Simplificando, o TFE é usado em OLEDs flexíveis para reduzir a espessura geral, sem comprometer a rigidez. A Samsung o chama de painel UT (Ultra Thin), enquanto a LG o chama de ATO (Advanced Thin OLED).
De qualquer forma, parece que 2.022 iPads serão os primeiros a usar telas OLED após muitos rumores. Além disso, você pode dar uma olhada na transição de exibição de seu portfólio de produtos abaixo:
Dito isso, rumores à parte, a transição da Apple da tecnologia de LCD para LED tem sido uma estratégia suave e habilmente posicionada a partir de 2015. Além disso, o relatório também menciona a possibilidade de a Apple usar mini-LED em iPads em 2021. Estes são basicamente um filme de LEDs retroiluminados sobre uma camada de cristal líquido (LCD).