- Microsoft lança PowerToys 0.23.2 com correções de bugs
- Comercial do Xbox Series X da Microsoft quer realizar seus sonhos
O bug – supostamente introduzido com KB4592438 – afeta as versões do Windows 10 2004 e 20H2, e faz com que o chkdsk / f para afetar os sistemas de arquivos adversamente, resultando em telas azuis (BSOD) e corrupção do sistema de arquivos no pior caso. O problema aparentemente afeta SSDs e pode ser reproduzido mesmo quando executado em uma máquina virtual (VM). A Microsoft agora reconheceu o problema, documentou uma solução alternativa e começou a lançar uma correção.
A firma de Redmond atualizou a lista de problemas conhecidos para KB4592438 e KB4586853 com uma solução alternativa para o erro para os dispositivos que podem inicializar. Aqui estão as etapas que devem ser realizadas:
- O dispositivo deve iniciar automaticamente no Console de recuperação depois de falhar ao iniciar algumas vezes.
- Selecione Opções avançadas.
- Selecione Prompt de comando da lista de ações.
- Uma vez Prompt de comando abre, digite: chkdsk / f
- Permitir chkdsk para concluir a verificação, isso pode demorar um pouco. Depois de concluído, digite: Saída
- O dispositivo agora deve inicializar conforme o esperado. Se reiniciar em Console de recuperação, selecione Saia e continue para o Windows 10.
A empresa acrescenta que os dispositivos podem executar chkdsk após uma reinicialização, uma vez que as etapas sejam concluídas. Quanto à correção que evita o erro, ela está sendo implementada em “dispositivos não gerenciados” – ou seja, consumidores – e deve se propagar para todos os dispositivos nas próximas 24 horas. Não está claro se a alteração é do lado do servidor, pois não há nenhum novo artigo da base de conhecimento adicionado ao histórico de atualização. Dispositivos gerenciados pela empresa, no entanto, podem resolver o problema instalando e configurando uma Política de Grupo especial, que a empresa forneceu aqui.