A Microsoft corrige o problema de chkdsk do Windows 10 que corrompia os discos e causava telas azuis

Avatar de Redação
21/12/2020 às 17:29 | Atualizado há 4 anos
A Microsoft corrige o problema de chkdsk do Windows 10 que corrompia os discos e causava telas azuis 1
A Microsoft lançou o conjunto usual de atualizações Patch Tuesday para as versões do Windows com suporte no início deste mês. Embora as atualizações Microsoft lança PowerToys 0.23.2 com correções de bugstrouxessem as habituais correções de bugs, melhorias e patches de segurança, também havia problemas conhecidos documentados nos artigos da base de conhecimento. No entanto, um dos problemas que não foi documentado, que os usuários começaram a relatar (detectado pelo Planet3DNow e Borncity), era o problema com o utilitário de verificação de erros chkdsk.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bug – supostamente introduzido com KB4592438 – afeta as versões do Windows 10 2004 e 20H2, e faz com que o chkdsk / f para afetar os sistemas de arquivos adversamente, resultando em telas azuis (BSOD) e corrupção do sistema de arquivos no pior caso. O problema aparentemente afeta SSDs e pode ser reproduzido mesmo quando executado em uma máquina virtual (VM). A Microsoft agora reconheceu o problema, documentou uma solução alternativa e começou a lançar uma correção.

A firma de Redmond atualizou a lista de problemas conhecidos para KB4592438 e KB4586853 com uma solução alternativa para o erro para os dispositivos que podem inicializar. Aqui estão as etapas que devem ser realizadas:

  • O dispositivo deve iniciar automaticamente no Console de recuperação depois de falhar ao iniciar algumas vezes.
  • Selecione Opções avançadas.
  • Selecione Prompt de comando da lista de ações.
  • Uma vez Prompt de comando abre, digite: chkdsk / f
  • Permitir chkdsk para concluir a verificação, isso pode demorar um pouco. Depois de concluído, digite: Saída
  • O dispositivo agora deve inicializar conforme o esperado. Se reiniciar em Console de recuperação, selecione Saia e continue para o Windows 10.

A empresa acrescenta que os dispositivos podem executar chkdsk após uma reinicialização, uma vez que as etapas sejam concluídas. Quanto à correção que evita o erro, ela está sendo implementada em “dispositivos não gerenciados” – ou seja, consumidores – e deve se propagar para todos os dispositivos nas próximas 24 horas. Não está claro se a alteração é do lado do servidor, pois não há nenhum novo artigo da base de conhecimento adicionado ao histórico de atualização. Dispositivos gerenciados pela empresa, no entanto, podem resolver o problema instalando e configurando uma Política de Grupo especial, que a empresa forneceu aqui.

Leia também:
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).