- Adobe Premiere Pro lançado em beta para Apple ARM
- Microsoft anuncia Office para Macs com processadores M1
Agora, de acordo com o relatório do Bloomberg News, a Microsoft também está seguindo o exemplo da Apple e supostamente trabalhando em seu próprio chipset baseado em ARM. A empresa está desenvolvendo o novo chip com suporte para Windows 10 e é principalmente para os data centers, mas também deve alimentar dispositivos Surface.
A gigante da tecnologia baseada em Redmond está usando atualmente processadores baseados em Intel para a maioria de seus serviços de nuvem Azure. Além disso, a linha de dispositivos Surface da empresa é alimentada por processadores Intel. Mas agora, parece que a Microsoft está pronta para seguir em frente.
A empresa recentemente trabalhou com a AMD e a Qualcomm para projetar chips personalizados para o Surface Laptop 3 e Surface Pro X, destacando o fato de que a Intel poderia ser substituída em breve. Mas, semelhante ao processo da Apple, é provável que aconteça em fases.
A Microsoft está supostamente trabalhando para oferecer dispositivos com chipset baseados em ARM há algum tempo e também está melhorando seu suporte para o sistema operacional Windows 10. No entanto, ao contrário da Apple, a empresa possui uma pegada tecnológica muito mais ampla.
Leia também:
Seu produto é utilizado por diferentes fabricantes e é alimentado por diferentes chipsets. Portanto, tudo o que a Microsoft cria precisa ter compatibilidade mais ampla e ser universal. Será interessante ver o desenvolvimento nesta área.
Além da Apple e da Microsoft, a Amazon também representa uma ameaça para a Intel e também para a AMD. O gigante do comércio eletrônico, que também é o provedor líder de infraestrutura em nuvem com a AWS, tem seus próprios processadores Graviton2 baseados em ARM.
Embora os novos chipsets baseados na arquitetura ARM ofereçam melhor desempenho, vida útil da bateria mais longa e sejam mais baratos, eles ainda têm uma participação de mercado menor e a maioria do mercado é dominado pela Intel e AMD.