Segundo o tecnoblog, a Amazon Brasil irá lançar em breve seu próprio serviço de logística chamado Amazon Logistics. Basicamente falando, será um programa que irá contratar pequenas empresas para realizar as entregas a partir de seus armazéns. Nesse início, funcionará em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Esse programa, que se chamará DSP (Delivery Service Partner), será uma pequena rede de pequenas empresas que prestarão serviço para a Aamazon.
O intuito principal é diminuir a dependência de grandes empresas, como os Correios, Loggi e outras.
Mas embora competindo, a Amazon não vai substituir as grandes. Nos EUA, a empresa já fez algo semelhante mas continuou trabalhando com UPS, Fedex e outras.
- Novo dispostivio da Amazon é homologado na Anatel
- Amazon Echo Show 8 de 3ª Geração Chega ao Brasil por R$ 1.399
- Amazon Lança Primeiro Kindle com tela colorida: confiram preço e novidades
Além disso, para grandes cidades onde ocorrem as maiores vendas, isso tem um bom efeito. O Mercado Livre, por exemplo, já passou por esse processo nos últimos dois reduzindo para 20% o uso dos correios. O resultado são entregas que chegam até no mesmo dia ou um dia depois. A própria Amazon já usa pequenas empresas do ramo.
Amazon Logistics dará incentivo a empresas
Embora a Amazon já use pequenas empresas de entrega, com o Amazon Logistics será algo maior. Até quem não tenha uma empresa, poderá entrar para o DSP.
Eles darão treinamento para quem trabalhar com eles. Também não será fácil se tornar parceiro. Após uma inscrição e uma entrevistas, empresas serão selecionadas para trabalharem em alguma estação de entrega local aprender como é gerenciar uma empresa de logística.