Aproveitando um desempenho muito sólido de seus produtos para consoles de jogos como PlayStation e Xbox, bem como PCs e CPUs poderosos, a empresa tem registrado retornos massivos de seus investimentos no ano passado.
Os ganhos anuais divulgados pela empresa mostraram que ela foi capaz de eclipsar seu desempenho anual em cada trimestre de 2020. Os números são realmente impressionantes para a fabricante de chips dos EUA e indicam coisas maiores pela frente.
De acordo com o relatório financeiro, a receita para o quarto trimestre de 2020 foi de US $ 3,2 bilhões, cerca de 53% maior do que os US $ 2,1 bilhões realizados no terceiro trimestre. Os lucros também refletiram um enorme aumento de US $ 170 milhões no terceiro trimestre para US $ 1,78 bilhão no quarto trimestre, um aumento de 948%.
Os números de lucro da empresa, portanto, implicam que ela foi capaz de aumentar seus lucros em até um bilhão de dólares americanos de outubro a dezembro de 2020.
Na comparação com o desempenho geral da empresa no ano anterior, seu faturamento subiu 45% de US $ 6,7 bilhões em 2019 para US $ 9,76 bilhões em 2020, uma diferença de mais de 3 bilhões de dólares. O lucro anual também testemunhou um aumento de 630%, de US $ 341 milhões em 2019 para US $ 2,49 bilhões em 2020.
Observa-se que os lucros, de acordo com a empresa, incluíram uma isenção de imposto de renda no quarto trimestre de US $ 1,30 bilhão associada ao que chamou de liberação de provisão de avaliação.
Esse novo desempenho de receita e lucro, segundo a AMD, é um novo recorde, superando em muito a expectativa corporativa da empresa, cujas projeções eram um pouco menos entusiasmadas devido ao enfraquecimento da demanda decorrente da pandemia do coronavírus.
Mas a empresa tem várias preocupações comerciais fora da produção de chips de consumo, embora mais de 50% da receita do quarto trimestre tenha vindo do segmento de computação e gráficos da indústria. A forte receita do quarto trimestre foi atribuída às vendas dos poderosos processadores Ryzen.
No entanto, a empresa continua a lutar para atender à demanda por alguns de seus produtos premium, como as novas placas Radeon 6000, bem como a Radeon HD 7970, que experimentou alguma forma de escasses.