Depois de testarmos o Huawei Mesh, dupla (ou mais) de roteadores que usam tecnolgia Mesh, hoje iremos analisar o Huawei AX3, novo roteador que tem como principal característica o suporte a tecnologia Wi-Fi 6+.
Leiam também:
- Wi-Fi 6: Qual a diferença? O que significa? Ele é melhor? Entendam
- O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido
Design e construção
O AX3 tem um design muito bonito e imponente. Suas quatro antenas se destacam visualmente por serem grossas.
No geral, ele tem um design minimalista e somando ao fato de ser totalmente branco e ter apenas um LED na parte frontal, é um aparelho que fica bem com sua decoração.
- Microsoft apresenta mini PC com Windows 365 Link para empresas
- EUA quer forçar Google a Vender o Chrome
- Bitcoin atinge recorde de $75.000 com aposta na vitória de Trump
As antenas são dobráveis e deitam sobre o roteador em 90 graus. Se você usar ele um ambiente pequeno, dá para usar elas fechadas, tornando ela ainda mais discreto.
Das quatro, duas antenas são somente para a rede 2.4 GHz e as outras para a rede 5 GHz.
Na parte traseira, ele conta com três portas LAN, todas portas Giga, além de uma porta WAN.
Na parte frontal há somente um LED como dissemos acima. Na parte superior há o botão AI H, que se serve para se conectar instantaneamente com outros produtos da marca, como o Mesh que testamos.
Ainda na parte de cima, bem no cantinho direito, há um local com um sensor NFC. Basta encostar o celular que o mesmo irá se conectar a sua rede. Também pode ser usado para se conectar a uma rede convidada.
Recursos técnicos do AX3
Como qualquer roteador moderno, o AX3 tem como destaque sua rede 5GHz. Na configuração default dele, ele cria uma única rede 5GHz. Porém, na maioria dos casos, não é tão boa pois ainda dependemos muito de redes 2.4 GHz. Celulares mais baratos e a grande maioria de dispostivios IoT (internet das coisas), não suportam redes 5 GHz. Além disso, a 2,4 GHz ainda é melhor para distâncias maiores.
Mas sem problema, é possível configurar facilmente duas redes separadas, uma de 2,4 GHz e outra de 5 GHz.
Dentro da rede 5 GHz, ela automaticamente habilita o Wi-Fi 6, caso os dispositivos tenham suporte (mais detalhes abaixo). Atualmente a maioria de smartphones topos de linha possuem, já notebooks são pouquissimos no mercado nacional. Aqui em casa, funcionou com todos smartphones da linha S10 e S20 da Samsung.
Como dissemos acima, o botão “H” que fica na parte superior se conecta instantaneamente com outros dispositivos da marca. No caso, sua melhor aplicação, é usar ele como torre de uma rede Mesh.
Desempenho
Indo para a parte prática, o AX3 se saiu muito bem, tanto na velocidade como no alcance.
Velocidade
A empresa chinesa promete 574 Mb/s na rede 2,4 GHz e 2.402 Mb/s na rede 5 GHz.
A perda via Wi-Fi foi muito pouca. Tenho uma conexão de 350 Mb e em ambas as faixas ele conseguiu uma velocidade com perdas de apenas 5% da velocidade via cabo, claro, quando estou bem perto do roteador.
Joguei online em consoles e smartphones via WiFi e a rede ficou boa para outros dispositivos nesses momentos, mas, obviamente, com perdas de velocidade. Já no cabo, as perdas foram bem menores. Levando em conta que a média de aparelhos conectados em casa está entre 15 ou mais dispositivos, o desempenho foi bom.
O que contribuiu com a pouca perda de velocidade, é o suporte ao Wi-Fi 6 (testes abaixo). Não entrando em detalhes da tecnologia, o Wi-Fi 6 tem como principal característica o fato de conseguir suportas mais aparelhos conectados, dividindo da melhor forma possível a conexão.
Fizemos um teste de exemplo: com dois PCS fazendo chamadas de vídeo no Zoom e um console conectado via Wi-Fi, usamos ao mesmo tempo três smartphones com suporte ao Wi-Fi 6 (Galaxy S10e, S20 e S20 FE) e todos os celulares quase não tiveram perdas de velocidade. Porém, smartphones sem suporte ao Wi-Fi 6, tiveram uma queda de velocidade de cerca de 30%, já que não se aproveitaram do gerenciamento do Wi-Fi 6 do AX3.
Alcance
Em termos de alcance, o AX3 me surpreendeu. Antes dele, estava usando duas torres Mesh da própria Huawei e estava com medo de perder a qualidade de sinal que tinha. Digo isso porque com roteadores normais, alguns cômodos da minha casa (onde geralmente coloco a segunda torre Mesh) não conseguem entregar nem 10% da velocidade. Com a dupla Mesh, conseguia cerca de 90% da velocidade nesses locais. E o AX3?
Consegui ter sinal mesmo nesses comôdos sempre entre 50 e 60%, o que é uma vitória para apenas um roteador. O último comôdo, com 4 paredes separando ele do roteador, consegui tranquilamente cerca de 35% do sinal, o que é excelente (levando em conta que é somente um roteador).
Mas há um porém, esse desempenho a distância somente fica bom com a tede 2,4 GHz. A 5 GHz até que funcionava bem como Wi-Fi 6, mas algumas vezes simplesmente caia a internet dos dispositivos conectados (embora o sinal estivesse forte).
Não é totalmente novidade, já que essa faixa no geral é mais suscetível a isso, por ter ondas que possuem dificuldade com distâncias.
Teste do Wi-Fi 6
Como dissemos acima, o Wi-Fi 6 leva muita vantagem no gerenciamento de redes congestionadas. Abaixo, fizemos um teste usando dois smartphones: um sem suporte ao Wi-Fi 6 (Xiaomi Mi Note 10) e um com suporte ao Wi-Fi (Galaxy S20 FE). Durante os testes, a rede estava com 21 dispositivos conectados. A conexão é de 350 MB.
Notem a enorme diferença quando a distância do roteador é longa. Mostrando como o Wi-Fi 6 divide de maneira melhor sua banda, ou seja, o problema de alcance muitas vezes está ligado com a tecnologia do Wi-Fi 5, que não foi feita para muitas conexões. Vejam abaixo.
Sem conexão Wi-Fi 6 – Xiaomi Mi Note 10
Com conexão Wi-Fi 6 – Galaxy S20 FE
Aplicativo AI Life
Assim como outros roteadores da marca, o Huawei AX3 é gerenciado pelo aplicativo para Android e iOS chamado AI Life.
Ele é muito completo, você consegue fazer tudo por ele, sem precisar usar um PC. Além de toda a configuração, é possível realizar diagnósticos, mudar o canal do roteador, configurar uma rede de convidados e acompanhar quais os dispositivos estão conectados e quanto de banda estão consumindo (download e upload). Há ainda um recurso de controle parental, sendo possível bloquear a internet de dispositivos conectados em determinados horários.
Atualizações, login e até ajustes próprios para cada aparelho na rede também podem ser feitos diretamente pelo app, incluindo QoS. Além disso, caso o usuário tenha outros dispositivos da Huawei, o software é o mesmo que permite configurações em fones de ouvido, smartwatches e aparelhos IoT da marca.
Claro, por melhor que seja, configurar pelo PC é mais intuitivo, basta acessar o endereço: http://192.168.3.1 no navegador que abre as configurações.
Conclusão
O AX3 se mostrou um excelente roteador para o segmento intermediário, provavelmente ficando abaixo somente dos roteadores gamers mais robustos. Ele atualmente custa entre R$ 500 e R$ 800. Essa diferença acontece porque ele inicialmente só era comercializado por pequenos provedores, posteriormente começou a ser vendido por varejistas.
A questão é que, ao que parece, há vendedores em lojas menores que conseguem um preço bem inferior (provavelmente ligados aos pequenos provedores), enquanto os varejistas maiores cobram mais caro. Nessa faixa de preço, ele provavelmente é uma das melhores opções do mercado, para quem precisa de algo mais robusto.