Nossa opinião
- Migrar o sistema operacional para o SSD é simples e rápido
- Formatar dispositivos para os formatos desejados sem restrições
- Verificação de saúde do disco de armazenamento rápido e simples de usar
- Possibilidade de criar partições em diferentes conversões
- Recuperação de disco e partições
- Não é possível verificar temperatura de disco
ÍNDICE
Como um ex-técnico de informática, utilizei diversos programas para facilitar o meu trabalho e outros para auxiliar na recuperação de dados. Mas, dificilmente encontrava um software de partição de disco que facilitaria o gerenciamento dos recursos necessário para se trabalhar com HD ou SSD, até que finalmente conheci o MiniTool Partition Wizard e encontrei a simplicidade que precisava.
Por mais que gerenciadores de discos existam aos montes na internet, não é fácil encontrar uma ferramenta como o MiniTool que reúne todas as principais funções de um excelente programa para formatar HDs e gerenciar/criar partições. Na verdade, encontrar um aplicativo com interface simples e intuitiva é coisa impossível.
Seu design é uma das coisas que mais chama a atenção logo de cara, uma vez que tudo o que você precisa está exatamente onde deveria estar, organizado e limpo. Na tela inicial você encontrará os discos de armazenamento na parte inferior do app, além de ter acesso rápido as ferramentas mais úteis no canto a esquerda para o gerenciamento do disco.
Existem diversas outras funcionalidades que fazem MiniTool Partition Wizard diferente de todos os outros, mas precisamos ver as principais ferramentas que precisamos na ferramenta e, em seguida, ver as funções extras que o software oferece.
Principais recursos do MiniTool Partition Wizard
Sua ferramenta recorre aos principais recursos para partição do disco, assim como a viabilidade de dividir o disco de armazenamento para organizar o disco rígido da forma como bem entender. Em meu caso, utilizei o recurso para dividir o disco de armazenamento para separar o sistema operacional e os documentos mais importantes para fazer um backup automático na nuvem.
Dentre as possibilidades essenciais está a possibilidade de criar as partições em formatos de conversões diferentes, como GPT e MBR. Além disso, a função para formatar os dispositivos de armazenamento possui uma configuração que viabiliza até mesmo a formatação em FAT32, o que é bloqueado para discos de armazenamento como HD’s externos e HD’s adaptados na formatação do sistema Windows.
Sendo um gerenciador de partições, com o MiniTool Partition Wizard também permite que você faça a migração do Sistema Operacional com todas as configurações, aplicativos e documentos para outros dispositivos como o SSD. O assistente permite que você faça essa transição sem ter que remover o disco e fazer a cópia, basta inserir o HD com o sistema operacional e o SSD no slot adequado para fazer a migração do SO.
Outra ferramenta de cópia disponível é para clonar a partição de um disco para outro, que viabiliza o backup de arquivos que estejam na partição para outro dispositivo de armazenamento. Uma vantagem associada a partições de discos é possibilidade de recuperar as partições em que foram apagadas por engano ou propositalmente no disco rígido.
Existem três opções de adquirir o MiniTool Partition Wizard e cada uma delas possui suas limitações, sendo elas:
- Versão gratuita – Para usuários normais que gerenciarem discos básicos, incluindo verificação de disco, repartição de disco rígido e conversão de sistema de arquivos.
- Edição PRO – A versão mais completa para usuários avançados que gerenciarem discos rígidos e discos dinâmicos. Possui todos os recursos essenciais, que inclui a verificação de disco, repartição de disco rígido, conversão de disco MBR/GPT, gerenciamento de disco dinâmico e recuperação de dados.
- Edição de Servidor – Opção voltada para instituições como, empresas, escolas e governos para gerenciar discos básicos e discos dinâmicos no computador e servidores.
Funções da versão PRO do MiniTool Partition Wizard
Na versão PRO do aplicativo você possui diversas opções de gerenciamento dos discos rígidos do computador que a versão gratuita não possui, mas que são essenciais para quem trabalha ou necessita de opções mais avançadas para a manutenção ou recuperação do disco de armazenamento.
Das ferramentas disponíveis podemos listar:
- Assistente – Migração de SO para SSD/HD; Cópia de partição; Cópia de disco; Recuperação de partição.
- Disco – Opções de gerenciamento em MBR e GPT: Inicialização, recuperação e conversão.
- Partição – Opção para criar, fundir, formatar, converter, redimensionar e deletar as partições. Existe a opção de conversão direta de NTFS para FAT32 e vice-versa.
- Disco de inicialização – Para recuperar o sistema operacional ou até mesmo para formatação, existe uma opção voltada para a formatação de pendrives, para a recuperação da imagem do Windows e criação de discos bootáveis.
- Análise de Disco – Para finalizar há também opções avançadas para fazer a verificação dos blocos, velocidade e espaço livre de discos de armazenamentos. As opções são configuráveis para aumentar a precisão dos testes.
Com a junção de todas essas funcionalidades da versão paga do aplicativo gerenciador de partições, vale a pena aquisição da versão PRO para ter acesso a todas as ferramentas que o aplicativo oferece, uma assinatura vitalícia rica em conteúdo voltada para o gerenciamento de discos rígidos.
Esperamos que essa análise do MiniTool Partition Wizard entregou todas as informações que precisa para decidir ao menos experimentar o aplicativo. Para uma primeira experiência em seu computador, baixe a versão gratuita do MiniTool Partition Wizard.