[Review] Carregador Kodol 140W: o melhor para carregar laptops e celulares

O carregador de parede Kodol tem incríveis 140 Watts de potência e compatibilidade com Power Delivery e Quick Charge da Qualcomm
[Review] Carregador Kodol 140W: o melhor para carregar laptops e celulares 1
Por , 27/06/2022
9.0

Nossa opinião

O Kodol 140W oferece potência de sobra para qualquer gadget, compatível com todos celulares modernos. Além disso é pequeno, bem construído e barato.
Pros
  • - Potência
  • - Preço
  • - Portabilidade
Contras
  • - Porta USB-A limitada a 18 Watts

Review de 1 minuto

Se você está procurando por carregadores de parede poderosos e compatíveis com celulares e computadores, dificilmente encontrará modelos que passam dos 100W. Mas não é o caso desse que estamos estamos testando nas últimas semanas. O KODOL 140W, como sugere o nome, possui 140 Watts de potência máxima com a tecnologia PD (Power Delivery) na porta USB-C e na porta USB-A possui suporte ao QC (Quick Charge 3.0) com 18 W.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Kodol 140W com o Macbook Air: 2x mais rápido

review carregador Kodol 140W
Dá para carregar um Macbook e um celular usando carregamento rápido. (Imagem: André Luiz/Tekimobile)

Ele é um gadget completo que funcionou perfeitamente em um Macbook Air. O carregador original do Macbook Air possui 30W e ainda conta com tecnologia PD para carregamento mais rápido. Porém, o Macbook Air com chips M1 ou M2 suportam até 65W.

Como a porta USB-C do Kodol possui PD e conta 140W de potência máxima (ou 120W quando usado com a outra porta simultaneamente), ele tem o dobro de potência do original e também passa dos 65W suportados. Ele conseguiu carregar o Macbook em 1h40, enquanto o original de 30W demora 2h30.

Além disso, dá para você carregar o máximo possível no Macbook Air ou qualquer outro Macbook simultaneamente carregando seu celular.

E o Macbook Pro?

Se você tem um Macbook Pro M1 ou M2, a história melhora. Esses modelos suportam 140 Watts se usados com os cabos originais Mag Safe e a Apple promete 1 hora para uma carga completa. Como o Kodol 140W possui isso, ele é perfeitamente compatível com o máximo deles também!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Kodol 140W com smartphoners

Obviamente testamos esse carregador com as principais marcas de smartphones e suas tecnologias de carregamento mais atuais.

Carregador Kodol 140W duas saídas
Ele possui duas saídas, sendo uma USB-C PD e outra USB-A QC. (Imagem: André Luiz/Tekimobile)

Abaixo, resumimos como ele se saiu de acordo com cada marca que testamos. Lembrando que em todos os casos, o tempo de carregamento foi exatamente o mesmo dos carregadores originais, pois esse carregador integra as mesmas tecnologias, por isso não julgo necessário colocar os respectivos tempos.

Samsung Galaxy S22 – A linha S22 tem suporte ao chamado carregamento super rápido Power Delivey (indicado como carregamento super-rápido na tela do celular). Sendo assim, a porta USB-C do Kovol 140W funcionou perfeitamente. Já a porta USB-A só ativou o “carregamento rápido” (sem o super) do Quick Charge 3.0, que carrega cerca de 15% mais lentamente.

Motorola Edge 30 Pro – Ambas as portas ativaram o Turbo Charger, porém, diferente da Samsung, o software não classifica de maneiras diferentes. Sendo um carregador Turbo Charger de geração passada (Sem PD) ou um atual (com PD), em ambos os casos aparece na tela a mensagem Turbo Charger.

Na prática, a USB-C consegue atingir o máximo de 65 Watts que o aparelho aguenta. A porta normal só suporte o Turbo Charger das gerações anteriores, ficando limitado a 18W.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apple iPhone 13 – A linha iPhone 13 suporta carregamento rápido PD (Power Delivery) de até 30W. Ou seja, como somente a porta USB-C tem PD, só ela ativou o máximo do iPhone 13. A outra porta ficou limitada aos 18W de carregamento (que também é rápido).

Realme GT2 Pro – O Realme GT2 Pro possui a tecnologia Super Dart e vem com um carregador de 65 W. Estranhamente, nem mesmo a porta USB-C ativou o ícone do Super Dart no celular (raio amarelo), mesmo tendo potência de sobra. Porém, me pareceu somente questão de software, pois o tempo de carregamento foi virtualmente o mesmo que o carregador original na porta USB-C.

Qual a vantagem então do Kovol 140 W? Simples: praticidade. Como dissemos a porta USB-C perde apenas 20W, ficando com a máxima potência de 120 W, o suficiente para qualquer notebook atualmente.

Além disso, ele custa praticamente o mesmo preço ou mais barato que os modelos originais que só carregam celulares. Você pode comprar ele hoje por R$ 242 no Aliexpress.

Já a porta USB-A, limitada a 18W, embora não consiga extrair o máximo de velocidade dos smartphones mais avançados, ainda assim é um carregamento rápido, possibilitando usar o notebook junto ao celular.

Kobol 140W – Projeto e design

Tamanho e peso:

Com uma potência tão alta, este carregador de parede é relativamente minúsculo, com um comprimento de apenas 8.6cm, uma largura de 6.8cm e uma espessura de 3.3cm. O carregador pesa 340 gramas. Assim, para um carregador de 140W, é minúsculo, graças ao carregador usando a tecnologia GaN, que permite que o carregador seja menor e ainda seja capaz de produzir mais energia.

[Review] Carregador Kodol 140W: o melhor para carregar laptops e celulares 2
Toma conta de toda a tomada. (Imagem: André Luiz/Tekimobile)

No entanto, ao conectar o carregador em uma tomada de parede, recomendamos sempre conectá-lo à tomada inferior, pois ele cobrirá a tomada inferior se você conectá-lo na tomada superior. Além disso, tomadas muito antigas e altas, devido ao peso pode acontecer de cair.

Mesmo maior que o comum, ainda é um carregador universal incrivelmente portátil, muito melhor do que um tijolo de carregamento.

[Review] Carregador Kodol 140W: o melhor para carregar laptops e celulares 3

Mesmo sendo importado, no ato da compra é possível escolher o pino, sendo assim, escolha o europeu para que sirva no Brasil.

Construção

Estrutura e Material

O carregador tem uma grande construção, e estávamos preocupados que seu peso seria muito pesado para se sustentar quando conectado a uma tomada, mas tudo está bem firme e o plástico é de boa qualidade.

Temperatura

Quando estávamos carregando o Macbook Air e o Galaxy S22 Plus simultaneamente, não pudemos sentir nenhuma mudança de temperatura no carregador. No geral, é mais frio que os carregadores que vem com os celulares, provavelmente por ser maior.

Operabilidade

Confiabilidade é o que este carregador de parede KOVOL 140W é tudo. Com uma velocidade de carregamento de 140W, você pode carregar a maioria dos dispositivos USB-C; isso é verdade para laptops, tablets, smartphones e cases de fones de ouvido, e a maioria são dispositivos portáteis que usam uma porta USB-C para recarregar.

Mesmo com dispositivos que não possuem uma porta USB-C, você ainda pode carregá-los com um carregador USB-C com um cabo compatível, como o cabo USB-C para MagSafe para carregar um Macbook Pro ou um cabo USB-C para Lightning para carregar um iPhone.

Você também recebe a porta usb-a extra de carga rápida para carregar um dispositivo adicional, se necessário, de modo que você não está apenas limitado a carregar um único dispositivo. O tamanho e o peso do carregador podem ser um pouco maiores do que outros carregadores de parede PD que você já viu no mercado, mas isso é por causa da saída de 140W que o torna tão confiável e à prova de futuro.

Especificações técnicas:

  Kovol 140W GaN III Power Delivery Wall Charger Especificações
Porta USB-C 5V/3A | 9V/3A | 12V/3A | | 15V/3A | 20V/5A 28V⎓5A (140W Max.)
Porta USB-A 5V/3A | 9V/2A | 12V⎓1.5A (18W Max.)
Saída PPS 5V-11V⎓3A, 33W Max.
Saída máxima 140W Max.
Entrada 100-240V ~ 50/60Hz 1.8A Max.
Tamanho 8.6 x 6.8 x 3.3 cm
Peso 340 gramas
Modelo KV-PC019

Conclusão

O KOVOL 140W GaN III Power Delivery é uma das melhores opções de carregadores de parede de alto desempenho.

Se você precisa de algo potente, dificilmente você achará algo maior que isso para ligar seu notebook e, ao mesmo tempo, ainda carregar seu celular.

Além disso também terá a opção de carregar qualquer smartphone moderno, pois ele suporta as principais, senão todas, as tecnologias de carregamento atuais.

SUGESTÕES PARA VOCÊ