Review Galaxy A54 5G: quem precisa de um Galaxy S23?

Com boa construção; boa tela e boas câmeras, ele é uma excelente opção para quem procura um smartphone abaixo dos R$ 2 mil
Review Galaxy A54 5G destaque
Por , 23/05/2023
9

Nossa opinião

O Galaxy A54 5G é sem dúvida uma das melhores, senão a melhor, alternativa no mercado brasileiro levando em conta o custo x beneficio. Tela muito boa, câmeras competentes, construção excelente para o preço e boa autonomia de bateria, são suas principais características.
Pros
  • Construção boa com proteção IP67
  • Tela com excelente brilho e qualidade
  • Câmeras competentes para sua faixa de preço
  • Boa autonomia de bateria
  • 4 atualizações garantidas do Android
Contras
  • Carregador de 15 W é mediocre

Review de 1 minuto

O Samsung Galaxy A54 é um smartphone que oferece um equilíbrio interessante entre recursos e preço. Com uma tela de 6,4 polegadas, o dispositivo exibe cores vibrantes e possui um bom brilho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua câmera traseira de 50 MP captura fotos nítidas e detalhadas, enquanto a câmera frontal de 32 MP é ótima para selfies. O desempenho é satisfatório, graças ao processador octa-core e aos 6 GB de RAM, permitindo que o dispositivo execute tarefas diárias sem problemas. A bateria de 5.000 mAh oferece uma boa autonomia, durando o dia inteiro com uso moderado.

O Galaxy A54 também possui recursos extras, como resistência à água e poeira, além de suporte para cartão de memória e dual SIM. Em resumo, o Samsung Galaxy A54 é uma opção interessante para quem procura um smartphone equilibrado em termos de desempenho e preço.

Galaxy A54 5G Design já conhecido, mas isso é bom

O Galaxy A54 apresenta um design inspirado no renomado Galaxy S23, conferindo uma estética sofisticada ao dispositivo. Embora o design não seja totalmente inovador, a parte traseira de vidro adiciona um toque de elegância.

Galaxy S23 Plus vs Galaxy A54 5G, nem dá para saber qual é qual. (Imagem: André Luiz/Tekimobile)
Galaxy S23 Plus vs Galaxy A54 5G, nem dá para saber qual é qual. (Imagem: André Luiz/Tekimobile)

Por outro lado, as bordas são feitas de plástico curvado, oferecendo um contraste interessante. Apesar disso, o plástico utilizado é robusto e possui uma textura que proporciona uma aderência confortável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Review Galaxy A54 5G: quem precisa de um Galaxy S23? 1

Uma das desvantagens do vidro é sua vulnerabilidade a danos causados por quedas. Por outro lado, vale ressaltar que mesmo sendo um intermediário mais acessível, o Galaxy A54 tem certificação IP67. Isso garante resistência a imersão de até 1 metro por 30 minutos em água doce.

Embora a unidade em testes com o Tekimobile seja preta, ele também é vendido nas cores branco, violeta e verde lima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Review do Galaxy A54: câmeras são boas

O Galaxy A54 possui três câmeras, o que difere dos modelos anteriores da categoria, como seu antecessor que tinha quatro câmeras. No entanto, essa redução não é exatamente uma perda, pois o sensor de profundidade foi substituído por “Inteligência artificial” onde a câmera detecta o fundo e faz o desfoque. Ele também tem uma câmera macro que, na prática, não tem muita utilidade, como veremos abaixo.

Câmeras do Samsung Galaxy A54 5G
Galaxy A54 possui três câmeras traseira. (Imagem: André Luiz/Tekimobile)

A câmera principal do Galaxy A54 possui um sensor de 50 megapixels com abertura de f/1.8 e conta com OIS (estabilização ótica) que captura imagens com boa definição, cores bem equilibradas e pouco ruído. Ela possui um bom alcance dinâmico e o HDR dá uma boa ajudada, porém, não é tão efetivo como na lista S.

Ele não tem uma câmera teleobjetiva para Zoom, porém, nativamente a câmera tanto tira foto como filma com zoom de 2X digital. O resultado me surpreendeu bastante, pois praticamente não há diferença nos resultados obtidos com zoom em 1x ou 2x.

review Galaxy A54 foto tirada com a lente principal
Câmera principal. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

 

Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente principal
Câmera principal. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

 

Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente principal
Câmera principal usando o modo retrato. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

O modo retrato, assim como na linha S, funciona tanto para pessoas como para objetos. Como não há uma câmera de profundidade, é o trabalho é 100% por software. Na maioria dos casos funciona, porém algumas vezes pedaço de algo acaba sumindo. Como na foto abaixo onde metade da folha está em foco e a outra metade está desfocada. Já nas outras fotos, note que o efeito foi muito bem aplicado. Principalmente na árvore, somente na parte superior a “linha” do tronco ser perdeu um pouco, mas ficou até natural.

Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente principal
Câmera principal usando o modo retrato. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

 

Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente principal
Câmera principal usando o modo retrato. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

 

Como as fotos tendem a ser bastante contraste, em ambientes pouco iluminados isso pode atrapalhar um pouco, pois acaba ficando aparente o ruido produzido pelas fotos. Embora o modo noturno até ajude nisso, nele você precisa ficar bem firme para não tremer, já que ele aumenta a exposição para “dar mais luz” a fotografia. Além disso, com pouca iluminação, há um delay entre você focar o objeto e a captura, esse meio tempo é passível de você tremer e estragar a foto.

Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente principal
Câmera principal usando o modo noturno. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

 

Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente principal
Câmera principal usando o modo noite. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

Falando sobre a câmera grande angular, no geral a qualidade é inferior, com fotos mais opacas, com menos vida e é claro perde um pouco de definição principalmente nas bordas. Além disso, embora há quem goste, ela tende a fazer o efeito “olho de peixe” distorcendo as imagens próximas das extremidades.

Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente ultrawide
Câmera ultrawide. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

 

Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente ultrawide
Câmera ultrawide. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

 

Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente principal
Câmera ultrawide com modo noturno. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

Ao gravar vídeos, o aplicativo da câmera permite alternar entre os sensores durante o processo. Isso torna as diferenças de vivacidade entre as duas câmeras ainda mais evidentes. Vale destacar que o Galaxy A54 é capaz de gravar em 4K a 30 fps.

Porém, não espere muito da câmera macro. Com apenas 5 megapixels, as fotos capturadas por ela possuem uma definição fraca. Parece que essa câmera foi incluída apenas para ocupar espaço.

A câmera de selfie de 32 MP não é espetacular, mas pode ser considerada satisfatória. Ela captura fotos e vídeos com níveis de detalhes e cores aceitáveis. Nos testes realizados, o modo retrato recorta corretamente a pessoa em primeiro plano.

Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente frontal selfie
Câmera frontal. (Imagem: André Luiz/tekimobile)
Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente frontal selfie
Câmera frontal no modo retrato (Imagem: André Luiz/tekimobile)
Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente frontal selfie
Câmera frontal em ambiente fechado. (Imagem: André Luiz/tekimobile)
Review do Galaxy A54 foto tirada com a lente frontal selfie
Câmera frontal modo noturno. (Imagem: André Luiz/tekimobile)

Galaxy A54 tem tela Super AMOLED

O display é um painel Super AMOLED de 6,4 polegadas e resolução de 2340×1080 pixels. Isso implica que as cores são exibidas com intensidade e a visualização lateral praticamente não apresenta perda de tonalidade.

Tela do Galaxy A54 ao lado do Galaxy S23 Plus
Galaxy s23+ vs A54: ambas as telas com brilho no máximo, a diferença é muito pouca. (Imagem: André Luiz/Tekimobile)

Mas confesso que o que mais me chamou a atenção foi o brilho da tela. Eu uso bastante o celular do lado de fora de casa, na varanda. A maioria dos celulares quando o sol do interior está no ápice, é quase impossível de ver alguma coisa. A linha S da Samsung até então era a única exceção dentre os Androids. Porém, o Galaxy A54 5G tem um brilho que alcança 1.000 nits, um nível suficiente para o uso do celular mesmo sob incidência de luz solar.

É claro que não é idêntico ao S23 que possui o modo boost, que aumenta para 1740 nits quando identifica luz solar, mas na prática se aproxima bastante. A taxa de atualização de até 120 Hz é outra vantagem, apesar de o smartphone vir configurado por padrão para operar a 60 Hz.

Outro destaque é que diferente da linha FE, a tela não escurece quando esquenta. Na linha S com Exynos até o S21 era normal que depois de poucos minutos tomando sol, o celular esquentava e a tela diminuía o brilho drasticamente. Isso não aconteceu em nenhum momento com o A54.

Bordas do Galaxy A54 5G
Bordas não são exatamente estreitas, mas não são exageradas. (Imagem: André Luiz/Tekimobile)

As bordas da tela podem ser consideradas um pouco generosas por alguns usuários, porém isso só é verdade na parte inferior e, mesmo assim, de forma discreta.

Processador Exynos 1380 equipa o Galaxy A54 5G

O Samsung Exynos 1380 é um chip com quatro núcleos Cortex-A55 (eficiência energética) e quatro núcleos Cortex-A78 (foco no desempenho). Eles são acompanhados pela GPU Mali-G68. Você deve estar se perguntando: qual seria a equivalência com um Snapdragon? Em termos de especificações, ele seria comparável ao Snapdragon 778G.

Na prática, os navegadores da internet, aplicativos de redes sociais e serviços de streaming, como YouTube e Netflix, funcionam sem problemas ou travamentos. Apenas notamos algumas pequenas interrupções ao jogar Genshin Impact, o que pode ocorrer com jogos mais exigentes em termos de processamento. No entanto, foram ocorrências esporádicas que não atrapalham a experiência de jogo.

O Exynos sempre foi associado a problemas de superaquecimento nos celulares. No entanto, neste caso, não sentimos isso. É claro que, ao jogar por longos períodos, o celular aquece um pouco, mas dentro dos limites normais que ocorrem com os processadores Qualcomm.

Resumindo, os aplicativos abrem rapidamente e não houve travamentos ao alternar entre eles. Em parte, isso se deve aos 8 GB de RAM do celular, uma quantidade padrão para os dispositivos intermediários atuais. O aparelho também conta com 128 GB (versão testada) ou 256 GB de armazenamento, que podem ser expandidos com um cartão microSD de até 1 TB.

Bateria dá conta do recado

O Galaxy A54 está equipado com uma bateria de 5.000 mAh. Durante nossos testes, no geral a bateria apresentou um bom resultado final, garantindo um dia de uso mesmo com uso um pouco mais intenso.

Jogando 45 minutos de jogos pesados como Genshin Impact, duas horas de streaming de video (Netfliz e HBO Max) e mais uma hora e meia de streaming de áudio no Amazon Music e cerca de uma hora usando o navegador de internet da própria Samsung, o celular aguentou das 7h00 da manhã até as 23h00, chegando nesse horário com 9% de bateria. Mostrando que ele aguenta bem um dia de uso.

Ele vem com um carregador de 15 W que é bem, bem fraco para os padrões atuais. Ele é bem lento, o tempo de carregamento dele de 0% a 100% foi cerca de 2h30.

Android 13 e quatro atualizações garantidas

O Galaxy A54 5G vem de fábrica com o sistema operacional Android 13 e a nova interface One UI 5.1. O design segue o padrão característico dos smartphones da marca, com ícones de cantos arredondados, um menu de configurações bem organizado e transições suaves. Além disso, as funcionalidades são as mesmas encontradas nos demais modelos Samsung.

Entre as ferramentas disponíveis, destacam-se o Smart View, que permite exibir o conteúdo do smartphone em outra tela, e o Quick Share, para compartilhamento rápido de arquivos.

Um dos destaques nesse modelo é a política de atualizações oferecida pela Samsung. Assim como outros modelos da marca, o Galaxy A54 receberá até quatro gerações do sistema Android, além de atualizações de segurança por cinco anos.

Vale a pena comprar o Galaxy A54 5G?

A Samsung oferece uma ampla variedade de celulares, tornando difícil a escolha. Afinal, ela é a fabricante líder em vendas no Brasil. No entanto, de forma geral, gostei do Galaxy A54 5G e posso afirmar que é um dispositivo que oferece um bom custo-benefício. Isso se deve ao seu equilíbrio, já que não se destaca em nenhum aspecto específico, mas também não decepciona em nenhum outro. É uma boa escolha para quem quer algo confiável, mas não quer pagar o preço de um smartphone da linha S.

A tela Super AMOLED permite desfrutar de vídeos e jogos mesmo em ambientes iluminados. A bateria possui uma autonomia dentro do esperado para um smartphone intermediário. O conjunto de hardware liderado pelo Exynos 1380 é capaz de lidar com todas as tarefas, embora possa exigir um pouco mais em atividades mais exigentes. Quanto às câmeras, elas não alcançam os mesmos resultados da série Galaxy S, mas ainda assim capturam fotos e vídeos de boa qualidade, especialmente para aqueles que apreciam cores mais saturadas, como é comum em redes sociais.

Existem alguns pontos negativos, como a câmera macro que não oferece muita utilidade e o fato de o carregador ser de apenas 15W em pleno 2023. No entanto, dentro do padrão do mercado, o preço está na média (embora não seja considerado baixo).

O Galaxy A54 foi lançado oficialmente no Brasil com um preço de R$ 2.899 para a versão de 128 GB, mas já é possível encontrá-lo por cerca de R$ 2.000. Já a versão de 256 GB foi lançada por R$ 3.399, mas pode ser encontrada por aproximadamente R$ 2.500 no varejo.

Ficha técnica do Samsung Galaxy A54 5G

SUGESTÕES PARA VOCÊ