Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes!

Com um novo processador exclusivo e poderoso; melhor qualidade de áudio, dobro do armazenamento, melhor design e uma câmera mais capaz, o Galaxy S23 Ultra é a melhor opção do mercado se tratando de Android
Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 1
Por , 03/03/2023
9.5

Nossa opinião

O Galaxy S23 Ultra é um avanço da Samsung. Não é um salto gigantesco, mas melhora em todas as áreas chaves com um novo chip impressionante (que finalmente chega a todos os clientes), melhor qualidade de áudio, o dobro do armazenamento, melhor design e uma câmera mais poderosa. Ou seja, é o suprassumo do mercado atualmente.
Pros
  • A duração da bateria melhorou em relação ao antecessor
  • Novo chip Snapdragon é o melhor em anos
  • A tela é menos curva ficando mais ergonômica
  • Melhorias na câmera, mas não muito grandes
  • 256 GB de armazenamento no modelo mais barato
Contras
  • Velocidade de carregamento não melhorou, ainda atrás da concorrência
  • Preço

Após um ano sem um smartphone com uma caneta stylus, em 2022 a Samsung combinou suas duas linhas mais populares: a linha S e a linha Note. Como resultado, o Galaxy S22 Ultra foi anunciado. Em 2023, a empresa lançou o Galaxy S23 Ultra, uma versão aprimorada do seu antecessor já excelente.

O S22 Ultra incorporou todos os recursos que os usuários da marca esperavam. Ao fazer isso, a Samsung liberou a data de lançamento da linha Note para ser preenchida por seus celulares de tela dobrável, que a empresa acredita serem o futuro. O Galaxy S23 Ultra é a continuação dessa estratégia e continua sendo o topo da linha de celulares Android.

Não é surpreendente, portanto, que o novo Galaxy S23 Ultra não seja uma revolução. Visualmente, ele se parece quase exatamente com seu antecessor, com os cantos retos característicos da linha Note e a caneta S Pen, além da impressionante câmera de zoom óptico de 10X.

Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 2

No entanto, embora compartilhe semelhanças com o modelo anterior, o novo S23 Ultra apresenta melhorias significativas em alguns aspectos essenciais, tornando-o o topo de linha deste ano. A grande atualização deste ano é a nova câmera principal de 200 megapixels, que promete capturar detalhes nítidos e precisos em fotos e melhorias significativas em fotos noturnas.

Além disso, a Samsung adotou uma mudança estratégica, já que a empresa costumava equipar as versões internacionais deste smartphone com o processador Exynos, amplamente criticado por ser inferior ao processador Snapdragon usado nos modelos dos EUA. Mas, a partir do S23 Ultra, todas as versões são equipadas com o poderoso chip Snapdragon, independentemente de onde sejam vendidas.

A Qualcomm ainda ofereceu à Samsung uma versão exclusiva deste chip, tornando-o o melhor disponível atualmente, sem nenhum concorrente à altura.

Review de 1 minuto, tudo o que você precisa saber

Ficha técnica do Galaxy S23 Ultra

Vamos começar isso com uma visão geral dos destaques das especificações do Galaxy S23 Ultra e ver como ele se compara ao seu antecessor:

Galaxy S23 Ultra Galaxy S22 Ultra
Dimensões 163,4 x 78,1 x 8,9 milímetros 163,3 x 77,9 x 8,9 milímetros
Peso 233g (8,22 onças) 229g (8,08 onças)
Tela 6,8 polegadas, 1440 x 3088 pixels
Dynamic AMOLED 120Hz
6,8 polegadas, 1440 x 3088 pixels
Dynamic AMOLED 120Hz
Processador Snapdragon 8 Gen 2 Snapdragon 8 Gen 1 nos EUA
Exynos 2200 no Reino Unido, Europa, RoW
RAM e armazenamento 8GB + 256GB de armazenamento 12GB +
512GB 12GB +
1TB
*LPDDR5X RAM em todos os modelos
8GB + 128GB 12GB +
256GB 12GB +
512GB
*LPDDR5 RAM em todos os modelos
Câmeras Câmara principal de 200MP, zoom de 3X de 23mm f/1.7 12MP, zoom de 3X de 13mm f/2.2 10MP, zoom de 69mm f/2.4 10MP

10X, câmara frontal de 230mm f/4.9
12MP
108MP câmera principal
12MP ultra-wide zoom 3X (10MP)
10X zoom periscópio (10MP)
40MP câmera frontal
Bateria 5.000 mAh 5.000 mAh
Velocidade de carregamento 45W com fio, 10W sem fio
suporta carga sem fio reversa
45W com fio, 15W sem fio
suporta carga sem fio reversa
Preço a partir de R$ 9.499 a partir de R$ 9.499

A Samsung simplificou a escolha do modelo adequado do Galaxy S23 para seus clientes. Se você deseja a S Pen, deve escolher o modelo Ultra. Se não utilizar a S Pen, o modelo Galaxy S23 Plus é uma opção mais econômica e consideravelmente mais leve. Embora o S23 Plus não tenha uma câmera de zoom óptico de 10X, ainda possui uma câmera de zoom de 3X, o mesmo processador e velocidades de carregamento semelhantes, além de uma bateria um pouco menor.

Para quem prefere um telefone compacto, uma raridade nos dias de hoje, a escolha óbvia é o Galaxy S23.

Como já mencionado, todos os modelos Galaxy S23 Ultra terão o mesmo chip Snapdragon 8 Gen 2, independentemente do mercado. Isso é uma ótima notícia para os consumidores, pois o chip Exynos anterior era menos eficiente em termos de energia e afetava a qualidade de imagem, mas esse não será mais um problema no novo modelo.

Galaxy S23 Ultra Design, Cores e S Pen

O Galaxy S23 Ultra adota os cantos retos de seu antecessor, mas apresenta lados mais planos, como um iPhone, o que traz o melhor dos dois mundos. A tela ainda é ligeiramente curva, mas a Samsung fez alguns pequenos ajustes: os botões de energia e volume são agora um pouco maiores e mais baixos para facilitar o alcance, e as câmeras na parte traseira foram ligeiramente aumentadas.

Em nossa opinião, a tela agora está perfeita. A curvatura foi reduzida para evitar toques involuntários, mas ainda mantém uma leve curva para criar uma sensação de borda infinita. Isso é diferente do modelo padrão, onde você pode sentir a lateral do celular raspando no seu dedo e sinalizando o fim da tela.

Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 3
André Luiz/Tekimobile

Ainda é um sanduíche de vidro e metal, mas usa o novo Gorilla Glass Victus 2 da Corning na parte de trás, que deve se sair melhor em caso de queda, o aro ainda é de alumínio espacial. A Samsung não alterou a classificação de proteção contra água e poeira IP68.

Quanto às cores do Galaxy S23 Ultra, temos o seguinte:

A Samsung também está oferecendo algumas cores exclusivas em seu site. Por último, mas definitivamente não menos importante, o S23 Ultra ainda vem com uma S Pen. Parece e se sente como antes e não notamos nenhum novo recurso nessa frente.

Galaxy S23 Ultra Display

A Samsung é líder de mercado quando falamos de tela, por isso não é surpresa que a tela do S23 Ultra pareça requintada, mas, novamente, o mesmo aconteceu com a do S22 Ultra.

O essencial não mudou em relação ao ano passado: você ainda tem 1.750 nits de brilho máximo, a mesma resolução de 1440p e a mesma tecnologia LTPO para taxa de atualização variável que vai de 1Hz a 120Hz. A novidade é que a tela pode ficar mais escura que antes, o que é perfeito para uso noturno.

Em termos de biometria, o S23 Ultra novamente adere ao familiar scanner de impressão digital ultrassônico fabricado pela Qualcomm, que provou ser rápido e bastante confiável. O smartphone também suporta reconhecimento facial baseado em imagem com a câmera frontal. O reconhecimento de imagem, no entanto, é incrivelmente irritante à noite. Ele muda automaticamente para um brilho muito alto para reconhecer seu rosto, o que pode ser francamente ofuscante à noite, então fomos forçados a desativar esse recurso.

Galaxy S23 Ultra Câmera

Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 4
André Luiz/Tekimobile

Há uma diferença notável na câmera quádrupla do S23 Ultra e algumas melhorias menores, mas no geral não é um sistema de câmera muito diferente.

Depois de três anos usando um sensor de 108MP para a câmera principal, a Samsung está dando o salto para um novo e impressionante sensor de 200MP. 200 megapixels parece loucura! E é, mas a razão pela qual você deve ficar impressionado não é apenas por causa do número.

Na verdade, a maioria das pessoas pode nunca realmente usar a resolução total e, por padrão, a Samsung usa o pixel binning e, combinando 16 pixels em um super-pixel, você ainda obtém fotos de 12MP por padrão. Mas, graças a esse truque de combinação de pixels, a Samsung é capaz de limpar o ruído e oferecer excelentes fotos noturnas.

Os entusiastas também finalmente recebem o modo ExpertRAW no aplicativo da câmera. O ExpertRAW no S23 Ultra é mais poderoso do que o modo “Pro” regular, porque não só oferece controles manuais de câmera, mas também permite que você grave arquivos RAW com exposições de vários quadros. A novidade deste ano é uma opção de arquivo RAW de 50 megapixels, que não ocupará tanto espaço quanto um arquivo de 200 megapixels, mas que ainda fornece muito mais detalhes do que a foto padrão de 12MP.

Aqui está uma rápida visão geral das especificações da câmera S23 Ultra:

Fotos com a câmera principal – condições normais

Imagens durante o dia normalmente têm mais definição e detalhes mais limpos. A Samsung melhorou o processamento e as fotos parecem menos desbotadas e mais contrastadas, saltando aos olhos, bem ao estilo iPhone.

Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 5
André Luiz/Tekimobile
Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 6
André Luiz/Tekimobile
Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 7
André Luiz/Tekimobile

Câmera Principal – Pouca Luz

Imagens em condições típicas de luz interna ou mais baixa também são visivelmente melhoradas. A imagem abaixo foi tirada dentro de casa sem luz artificial no fim da tarde, depois do sol se por. A câmera “aumentou” consideravelmente a luminosidade do ambiente, mesmo assim não soou artificial, embora dá para notar bastante ruído tanto na pele como no lado da parede, onde estava ainda mais escuro.

Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 8
André Luiz/Tekimobile

Câmera Principal – Fotos Noturnas

Aqui estão algumas fotos capturadas com a câmera principal durante a noite. Nessas condições, o S23 Ultra captura fotos de 12 megapixels, assim como seu antecessor. Lembrando que o S23 Ultra ativa automaticamente o modo noturno quando a iluminação está baixa, porém, ao ativar manualmente o resultado é ligeiramente melhor, porém com mais ruído. Note a segunda foto que está com o modo noturno desligado.

Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 9
Como modo Noturno ativado. (Imagem: Andre/Tekimobile)
Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 10
Sem modo noturno. (Imagem: André/ Tekimobile)
Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 11
André Luiz/Tekimobile

Câmera ultra angular

Com boa luz, o S23 Ultra tem cores mais agradáveis, fotografa cores mais quentes com menos contraste para um visual mais suave e menos dramático do que seu antecessor. Na segunda foto, o S22 Ultra parece superprocessado, observe a cor estranhamente escura da parede, enquanto o S23 Ultra captura uma foto muito mais realista e agradável. Mesmo nas fotos a noite, a ultra angular faz um trabalho bem próximo a secundária.

Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 12
André Luiz/Tekimobile
Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 13
André Luiz/Tekimobile

Modo Retrato

A Samsung estava particularmente orgulhosa dos novos retratos em modo noturno no S23 Ultra, você pode usar ele tanto na câmera principal como na de Zoom 3X, em ambos os casos o resultado é absurdo, com recortes preciso mesmo durante a noite. Lembrando que o modo retrato funciona em objetos, pessoas, plantas e assim por diante. Abaixo algumas fotos.

Camera principal com efeito retrato no S23 Ultra
Imagem: André Luiz/Tekimobile
Camera principal com efeito retrato no S23 Ultra
Imagem: André/Tekimobile
Camera principal com efeito retrato no S23 Ultra
Imagem: André/Tekimobile
Camera principal com efeito retrato no S23 Ultra
Imagem: André/Tekimobile

Câmeras Zoom

Um dos grandes destaques do Galaxy S23 Ultra são duas duas câmeras Zoom, a primeira com Zoom ótico de 3X e a segunda com Zoom ótico de 10x. Além disso, ele consegue chegar a um zoom de 100x. Normalmente esse último é inútil se você não tiver um tripé e também devido a quantidade de ruidos, mas aqui dois pontos a se destacar: primeiro o sistema de estabilização incrível do S23 Ultra que permite fotos em 100x, e segundo a IA que melhor a qualidade.

Abaixo uma foto tirada com a câmera principal e depois com o Zoom de 10x. Note que na primeira foto eu circulei onde estava o passarinho, e note a qualidade do zoom de 10X em ação, com excelente qualidade.

Foto tirada com a câmera periscópica de 10x de zoom do Galaxy S23 ultra
Zoom de 10X (Imagem: André/Tekimobile)
Fotos tiradas com todas as câmeras do Galaxy S23 Ultra aplicando zoom até 100x
Imagem: André/Tekimobile

Selfies

Apesar da queda de uma câmera selfie de 40 megapixels para um atirador de 12 megapixels, não vemos uma queda maciça na qualidade. O processamento da imagem realmente melhorou em muitos casos.

Abaixo duas fotos lado a lado, com e sem o modo retrato acionado.

Foto tirada com o Samsung Galaxy S23 Ultra com a câmera de selfie durante o dia, com e sem modo retrato
Imagem: André/Tekimobile
foto tirada com o Galaxy S23 ultra na camera frontal durante a noite
Imagem: André/Tekimobile

Gravação de vídeo

A gravação de vídeo está disponível em até 8k / 30p, com opções mais sensatas de 4K e 1080p também disponíveis. Os clipes gravados no aplicativo de câmera padrão tendem a parecer um pouco mais difíceis e planos, mas você pode ajustar como trata as sombras, os destaques e o contraste no modo de vídeo Pro. Há estabilização em vídeo – uma combinação de óptica e eletrônica é – e é forte o suficiente para transformar movimentos de caminhada em um balanço suave e imperceptível.

Galaxy S23 Ultra Desempenho e Benchmarks

Como já mencionamos, todos os modelos S23 possuem o chip Snapdragon 8 Gen 2. Para ser preciso, na verdade é uma versão ligeiramente modificada do chip Snapdragon 8 Gen 2, ajustado para uma velocidade de clock mais alta, especialmente para a Samsung. E este chip é u monstro absoluto!

Benchmarks de desempenho

Geekbench 5 Single
  1. Samsung Galaxy S23 Ultra: 1583
  2. Samsung Galaxy S22 Ultra: 1157
  3. Apple iPhone 14 Pro Max: 1884
  4. Google Pixel 7 Pro: 1047
Geekbench 5 Multi
  1. Apple iPhone 14 Pro Max: 5491
  2. Samsung Galaxy S23 Ultra: 4937
  3. Samsung Galaxy S22 Ultra: 3307
  4. Google Pixel 7 Pro: 3192
3DMark Extreme (Alto)
  1. Apple iPhone 14 Pro Max: 3382
  2. Samsung Galaxy S23 Ultra: 3828
  3. Samsung Galaxy S22 Ultra: 2203
  4. Google Pixel 7 Pro: 1836
3DMark Extreme (Baixo)
  1. Apple iPhone 14 Pro Max: 2327
  2. Samsung Galaxy S23 Ultra: 1951
  3. Samsung Galaxy S22 Ultra: 1624
  4. Google Pixel 7 Pro: 1292

Como você pode ver nas pontuações de benchmark acima, o processador oferece uma enorme melhoria nas velocidades.

Medimos um desempenho de CPU single-core 40% mais rápido e incríveis 50% em multi-core! Raramente obtemos melhorias tão grandes, então isso realmente mostra o quão especial é esse chip.

Construído sobre a mais recente e eficiente tecnologia de 4 nanômetros, é uma grande melhoria, particularmente para os jogadores. A GPU neste novo chip na verdade está no mesmo nível ou até melhor do que a dos iPhones, que costumavam liderar o mercado por alguns anos.

Embora o chip em si suporte novas tecnologias sofisticadas, como Wi-Fi 7 e vídeo 4K120, nem todos eles chegam ao Galaxy. O S23 Ultra ainda suporta apenas gravação de vídeo Wi-Fi 6E e 4K60, então há isso.

O que é impressionante é a decisão da Samsung de dobrar o armazenamento para o modelo base do S23 Ultra, mantendo o mesmo preço (pelo menos nos EUA). Estes são os modelos oferecidos:

Ter uma opção de 1 TB é uma ótima coisa para usuários avançados, mas o impacto de um modelo básico de 256 GB é muito maior para o usuário diário, por isso estamos realmente empolgados com isso.

Antes do lançamento do S23 Ultra, especulações sugeriam que ele poderia ter conectividade via satélite, assim como a série iPhone 14, mas infelizmente esse não é o caso.

Galaxy S23 Ultra versão Android

O S23 Ultra apresenta a mais recente Samsung One UI 5.1 no topo do Android 13, e é uma interface familiar ao estilo da Samsung, sem grandes alterações.

Quando você abre as configurações do sistema, você pode notar que ele relata como se o sistema operacional ocupa 60 GB de espaço. Você deve saber que este não é realmente o caso e esse número é enganoso. Devido à discrepância na forma como os computadores contam o armazenamento (1 GB de armazenamento é, na verdade, cerca de 1,073 GB em binário), há uma “perda” inerente no armazenamento.

O que chamamos de modelo de armazenamento de 512 GB, por exemplo, tem cerca de 494 GB de espaço real. No entanto, em vez de contar essa discrepância, a Samsung a inclui no número de tamanho do sistema”, inflando o número de tamanho do sistema. Portanto, o tamanho real do sistema Android é muito menor, tenha isso em mente.

A melhor coisa sobre o software da série S23, no entanto, é o compromisso da Samsung com o suporte longo. A série S23 receberá quatro anos de grandes atualizações e cinco anos de atualizações de segurança, mais do que até mesmo o Google oferece para seus telefones Pixel.

Galaxy S23 Ultra Bateria

Review Galaxy S23 Ultra: continua sem concorrentes! 14

O S23 Ultra nos surpreendeu com uma duração de bateria muito maior, apesar do mesmo tamanho físico da bateria. Ele tem uma bateria de 5.000 mAh, mesmo tamanho do ano passado, mas a duração da bateria melhorou mesmo com essa mesma bateria.

Números oficiais da Samsung afirmam que o novo S23 Ultra recebe até 27 horas de reprodução de vídeo, o que é 30% mais longo do que o S22 Ultra, e ao medir o tempo de reprodução de áudio, a Samsung estima que o S23 Ultra dure 99 horas, 22% a mais do que o modelo do ano passado. Para quem vem de um modelo Exynos, será uma melhoria ainda maior.

Nos nossos testes, o S23 ultra conseguiu 18h e 57min de navegação web, contra 13h e 17min do S22 Ultra, é muita diferença. Porém, ainda fica atrás do iPhone 14 Pro Max que conseguiu 14h e 19min.

Jogando, o S23 Ultra conseguiu pouco mais de 7 horas continuas, enquanto no mesmo jogo o S22 Ultra fez pouco mais de 5 horas e o iPhone 14 Pro Max fez 8h e 39 min.

Galaxy S23 Ultra Velocidades de Carregamento

Uma área que ficou sem melhorias, no entanto, é algo bem importante hoje em dia.

O S23 Ultra suporta carregamento de 45W com um cabo, o mesmo que antes. Pelo menos no Brasil, somente aqui, o carregador vem na caixa. Porém, o carregador que vem na caixa é de apenas 25W, o mesmo usado em smartphone de 3 anos atrás. Digamos que foi o meio termo da Samsung entre obedecer as ordens judiciais brasileiras, mas não gastar tanto assim. Lembrando que, por exemplo, a Motorola, envia um carregador de 125 W com o Motorola Edge 30 Ultra.

Essas velocidades são boas, mas considerando como outras empresas suportam o dobro das velocidades, elas são um pouco decepcionantes. O S23 Ultra ainda levará mais de uma hora para carregar totalmente. O Edge 30 Ultra, citado acima, leva apenas 32 minutos.

Outro ponto negativo é que a Samsung diminui a velocidade do carregamento sem fio para 10W, anteriormente era de 15W.

Além disso, lembre-se de que, para essas velocidades de 45 watts, você precisa emparelhar o carregador de 45W da Samsung com um cabo USB-C especial de 5A (mais espesso do que o cabo USB-C médio). Testamos com carregadores da Xiaomi de 120W e da Motorola de 125W e nenhum deles foram compatíveis com os 45W da Samsung.

S23 Ultra Carregamento de 45W
(com fio)
Carregamento de 25W
(com fio)
Carregamento de 10W+
(sem fio)
em 15 minutos 41% 27% 14%
em 30 minutos 68% 51% 24%
em 45 minutos 89% 71% 35%
em 1 hora 98% 91% 45%
Carga completa
(1-100%, em horas)
1 hora 6 minutos 1 hora e 19 minutos 2 horas 37 minutos

O S23 Ultra também suporta carregamento sem fio em velocidades de até 10W, e será capaz de reverter a carga sem fio de outros dispositivos quando você colocá-los em sua parte de trás (você pode recarregar fones de ouvido sem fio, um smartphone ou outro telefone, por exemplo).

Galaxy S23 Ultra Qualidade de Áudio e Hápticos

O S23 Ultra vem com uma grande melhoria na qualidade dos alto-falantes em comparação com o modelo do ano passado. O som é muito mais impactante, pois o modelo anterior não fica tão alto.

Mas não se trata apenas do volume, o som do S22 Ultra carece de clareza e quase não há profundidade nele, os tambores soam francamente abafados, enquanto o S23 Ultra é muito mais limpo, as vozes vêm agradáveis e claras com muito menos compressão e, mesmo no volume máximo, não há muita distorção. E o mais importante é que você pode realmente ouvir esses baixos para um perfil de som muito mais rico.

E para aqueles que ainda estão se perguntando se um fone de ouvido de 3,5 mm  fará um retorno no S23 Ultra, a resposta é um “não”.

Galaxy S23 Ultra vs iPhone 14 Pro Max

No Brasil o Galaxy S23 Ultra tem somente um concorrente de peso, o iPhone 14 Pro Max da Apple. O iPhone vem com uma duração de bateria líder do setor que o Galaxy não corresponde (mas está mais perto do que antes), além de ter o iOS e todo o amplo ecossistema da Apple. No entanto, ele não possui os recursos de zoom, a abertura e multitarefa do Android e a S Pen.

Conclusão

No final do dia, o Galaxy S23 Ultra é um passo na direção certa para a Samsung. Não é um salto gigantesco, mas melhora em todas as áreas chaves com um novo chip impressionante (que finalmente chega a todos os clientes), melhor qualidade de áudio, o dobro do armazenamento, melhor design e uma câmera mais capaz. Ou seja, é o suprassumo do mercado atualmente.

Todo o resto dos pequenos ajustes são adições bem-vindas, mesmo que muito menos impactantes: o vídeo 8K ainda não é algo que muitos usuários realmente usariam, as melhorias na estabilização de vídeo são novamente agradáveis, mas não um divisor de águas.

O novo S23 Ultra parece uma versão “S”? Embora não possamos recomendar completamente os proprietários do S22 Ultra para atualizar, aqueles que possuem smartphones mais antigos e estão procurando um carro-chefe, vão adorar o S23 Ultra. Para nós, isso parece mais do que uma versão “S”. E não nos esqueçamos de que ele mantém o poder e a versatilidade de um Note com a S Pen e não há realmente nada como ele no mercado.

SUGESTÕES PARA VOCÊ