ÍNDICE
O GameSir G4 Pro parece ser o melhor controle de jogos que a marca chinesa fez (até agora), tendo uma construção sólida, botões magnéticos intercambiáveis e uma excelênte pegada graças ao corpo emborrachado.
Qualidade de design e construção
Graças a contrução do G4 Pro, a primeira vez que você pega ele na mão dá para sentir que ele é mais pesado que outros da categoria e bem firme. Ele pesa cerca de 250 gramas.
Ele é contruído de plástico de boa qualidade e as alças são totalmente emborrachadas. A borracha tem uma boa textura que a mão realmente prende nele, ficando muito confortável.
Ele tem quatro botões em preto brilhante. Mas o grande destaque é que os botões ABXY que são magnéticos intercambiáveis, ou seja, você pode configurar as letras como quiser.
Há ainda expostos o botão de ligar, o Start e uma tecla G, customizada para ele.
Leia também:
Acima desse botão G há quatro LEDs que indicam a bateria. Cada LED indica 25% de bateria, conforme vão apagando dá para ter uma noção de como a mesma está. Ele é recarregado através de uma porta USB-C.
Há ainda dois joystiqs que na versão anterior, o T4 Pro, as pessoas reclamaram que eram um pouco moles.
O suporte para celular pode ser movido para um ângulo de pouco mais de 90 graus ou um segundo estágio de cerca de 160 graus. Qualquer smartphone hoje em dia cabe nele, o tamanho é de 10 cm, até um Nintendo Switch cabe nele. Tanto na parte de cima como de baixo do suporte há borrachas para acomodar o dispositivo encaixado.
Escondido no suporte, ficam as teclas Turbo e outra para dar print na tela (Screenshoot) que, como esperado, são exclusivas para jogos em smartphones. O botão Turbo permite definir macros e, como o nome sugere, o botão de captura de tela tirará rapidamente uma captura de tela do display. O terceiro botão no meio do G4 Pro é o botão Home e este é mais alto e pode ser acessado a partir de recorte dentro do suporte, ele também server para ligar o controle.
Na parte superior há quatro botões de gatilho: L1, L2, R1 e R2. Os botões L2 e R2 são muito fáceis de pressionar, mas notei que o L1 e o R1 são um pouco mais rígidos em direção ao centro do controlador.
Vale ressaltar que o suporte do celular também esconde o dongle WiFi de 2,4 GHz para conectar sem fio com um PC.
Recursos e funcionalidades
Por ser um controle de jogos multiplataforma, o GameSir G4 Pro pode ser conectado a vários tipos de dispositivos e cada um requer uma combinação diferente de botões para ligar.
No PC ele pode ser conectado de 3 maneiras: Bluetooth, Dongle e diretamente por cabo. Obviamente, pelo cabo a latência é quase zero. Mas confesso que no dongle quase não senti atraso, embora eu não jogue jogos de tiro para garantir. Já pelo bluetooth, há um pequeno lag que, dependendo do jogo, não faz diferença.
Se você conectar ele em um PC e também em um smartphone (Android ou iPhone), quando ligar ele vai dar prioridade ao Dongle, ou seja: irá se conectar automaticamente ao PC. Mas é possível alternar entre celular e PC sem precisar mexer com configurações, bastando pressionar uma combinação de duas teclas para cada sistema, conforme tabela abaixo:
- X + Home para PC
- A + Home para Android
- B + Home para iOS
- Y + Home para o Nintendo Switch
Independentemente da plataforma escolhida, a primeira coisa que você vai notar depois de ligar o controle são as fortes vibrações dentro dos braços do G4 Pro e, em seguida, os LEDs iluminarão uma cor diferente, dependendo do sistema ao qual ele está conectado.
É possível criar macros (combinações) segurando os botões que deseja definir em uma sequência e apertando o botão Turbo após cada pressão, e, embora não haja um aplicativo disponível para permitir que você mude as funções dos botões (o que pode ser corrigido usando mudando as teclas magnéticas), o GameSir disponibilizou um interessante aplicativo móvel. Chama-se GameSir World e tem o papel principalmente de curadoria de todos os jogos mobile disponíveis que foram testados pelo fabricante e foram considerados totalmente compatíveis com o controle.
Assim, ele terá uma interface do usuário muito semelhante à Play Store, mas existem algumas opções adicionais que achei interessante: quando o G4 Pro estiver conectado, você poderá atualizar seu Firmware (se estiver disponível), testar o Gamepad ou ajustar a sensibilidade dos joysticks ou dos botões L2/R2.
Desempenho no PC
No PC ele é automaticamente reconhecido como um controle de X-Box. Isso é bem legal, pois você não precisa configurar nada: é ligar e jogar. O Steam também o reconhece dessa forma.
Joguei diversos jogos para testar, mas foquei em de corridas e de luta – não gosto de jogos de tiro. De maneira resumida, tanto no GRID como no Forza 4, o controle se saiu muito bem. Você consegue controlar 100% da aceleração no R2.
Normalmente esse tipo de controle possui os gatilhos com muitos pontos cegos, o que desanima em jogos de corrida, por exemplo. No G4 Pro há mais pontos de contatos (gerando menos pontos cegos). Com isso, você consegue tem um nível variado e mais controlado de aceleração em jogos de corrida de simulação.
Já o D-Pad, achei um um pouco mole demais, por outro lado, ele é bem responsivo e excelente para jogos de luta. Dar um hadouken com ele é extremamente fácil e me fez lembrar minha época de fliperamas. Já o direcional tradicional é bem firme mas com o tempo deu uma “amaciada”.
Desempenho no celular
Mesmo que eu não jogue jogos de tiro, baixei o PUBG para testar. De imediato, a precisão era ruim (difícil mirar), então entrei no aplicativo e baixei a sensibilidade que imediatamente melhorou a jogabilidade – então sim, use o aplicativo se necessário, já que alguns jogos podem querer controle personalizado.
Já jogos de corridas como Asphalt 9, F1 Racing, Real Racing e outros, tudo foi perfeito. Já jogos de luta o direcional é perfeito, muito semelhante a alavancas de fliperamas.
Bateria
Dentro do GameSir G4 Pro, o fabricante adicionou uma bateria recarregável de 800 mAh que é anunciada como sendo capaz de manter o dispositivo funcionando por até 20 horas. No meu caso, mantendo tudo no padrão (como veio da caixa), o tempo de execução foi de cerca de 16 horas, o que é definitivamente impressionante. É importante saber que se você não usar o controlador por 10 minutos, ele irá automaticamente entrar em modo descanso e, para acordá-lo, basta pressionar o botão Home por 2 segundos.
Conclusão
Tenho certeza que você não esperava que o jogo móvel mudaria para melhor e, de certa forma, meio que não mudou, mas foi recentemente atacado pelos grandes fabricantes de tecnologia que viram a oportunidade de empurrar suas plataformas de jogos de streaming Cloud para tudo o que tem uma conexão com a Internet e uma tela, então você deve ser capaz de jogar Cyberpunk 2077 em sua smart TV , telefone, Raspberry Pi (e assim por diante).
Um controle multiplataforma é uma dádiva quando você joga o mesmo jogo em vários dispositivos e o GameSir G4 Pro foi construído exatamente para este fim. Você tem os meios para montar seu smartphone ou Nintendo Switch, ele pode se conectar a um PC, MacBook ou smart TV e ele se fica confortável na mão. Claro, nem tudo é perfeito, pois vai funcionar muito bem com algum tipo de jogos e um pouco menos com outros, mas no geral, é um controle de jogo decente que vale a pena dar uma chance.