Review moto g200 5G: “topo de linha” poderoso que custa caro

A primeira vista ele se mostra um celular potente que lembra em muito um topo de linha, mas será que na prática também é?
Por , 04/02/2022
7.5

Nossa opinião

Mesmo tendo hardware de topo de linha, o moto g200 5G deveria oferecer mais levando em conta o preço que custa.
Pros
  • - Dispositivo poderoso sem travamentos
    - Botões extras com mais recursos
    - Bateria que dura o dia todo
Contras
  • - Traseira sensível e fraca
    - Esquenta bastante
    - Preço salgado

Não há dúvidas que o Moto G200 5G tem muito potencial graças ao processador Snapdragon 888 Plus. Também conta com câmeras boas e já está pronto para a conexão 5G, mas vale a pena pagar quase R$ 4 mil ?

Review de 1 minuto

Durante os testes para esse review do moto G200 5G, deu para notar que se trata de um topo de linha quando levado em conta seu processador Snapdragon 888 Plus, junto com a RAM de 8 GB e o armazenamento interno de 256 GB. Dá para notar isso principalmente com jogos pesados e vários apps aberto.

Sua tela possui 6.8 polegadas e é de IPS LCD, embora não seja de OLED ou AMOLED, tem um desempenho ok.

O conjunto triplo de câmeras, no papel, se destaca, são três câmeras: a principal com 108 MP que permite a gravação de vídeos em 4K a 60 fps; a secundária ultrawide que também faz fotos macro, e uma terciária que é um sensor de profundidade para ajudar no modo retrato.

O software é bem integrado a câmera e traz muitas funcionalidades como modo noturno aprimorado, criações de gifs, câmera lenta e muito mais.

A bateria de 5000 mAh dura muito tempo, mesmo em utilizações mais pesadas, e graças ao carregador turbo você pode rapidamente chegar a 100%.

Mas mesmo com boas especificações, o moto g200 5G fica atrás em vários aspectos quando comparados com modelos que estão na mesma faixa de preço. Sua traseira e aro de plástico pode gerar frustração aos usuários.

Ao utilizar para jogar ou ver filmes, sua mão pode facilmente tampar a saída de áudio e assim tornar o uso dele um pouco desconfortável. Mesmo com câmeras poderosas, o resultado também fica atrás de concorrentes dentro da própria marca, como a linha Edge.

Por não se tratar de uma tela de AMOLED, suas cores ficam um pouco fracas e não muito bem destacadas como concorrentes como o Galaxy S20 FE ou seu irmão Motorola Edge.

Colocando ele na balança, analisando o que ele oferece e vendo o seu preço, vale a pena conhecer modelos que, além de oferecer boas especificações também oferecem um preço mais baixo, como a linha FE da Samsung.

Design e Tela

O design do moto g200 5G é bem bonito e discreto, a tela é bem distribuída sem deixar uma moldura muito espessa ao seu redor. O furo para a câmera fica no centro da parte superior como a maioria dos celulares atualmente, o tamanho desse furo não é nada discreto e pode gerar um certo incômodo.

Na lateral encontramos o sensor de digitais do moto g200 5g (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
Na lateral encontramos o sensor de digitais do dispositivo (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Na sua lateral encontramos os botões de volume, o leitor de digitais que também funciona como um botão na qual você pode atribuir funcionalidades. E ainda na sua lateral encontramos um botão extra dedicado a assistente virtual do Google.

Falando um pouco sobre o leitor de digital, ele funciona muito bem mas mostra certa dificuldade quando é colocado uma capa ao dispositivo. Porém, o mal funcionamento não foi tão frequente assim, além disso o botão com o leitor de digitais pode funcionar como atalho rápido para outros aplicativos.

O moto g200 5G não possui entrada para fone
O moto g200 5G não possui entrada para fone (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

O dispositivo não possui entrada para fones de ouvido, mas a própria Motorola envia um adaptador na caixa que transforma a entrada USB-C em uma entrada para fones de ouvido. Essa é uma ótima maneira de suprir a necessidade, mas ao mesmo tempo se perde uma das entradas.

Ainda falando sobre seu design, o moto g200 5G possui somente uma saída de alto falante que não está bem localizada.

Ao jogar e assistir vídeos a minha mão tampou a saída de áudio várias vezes, essa experiência pode ser bem frustrante considerando o valor do dispositivo. Na lateral também encontramos a gaveta para chips e na parte de baixo a entrada USB-C que se integra bem a todo o visual.

A traseira do moto g200 5g consegue deixar o conjunto de câmeras mais discreto que outros modelos
A traseira do celular consegue deixar o conjunto de câmeras mais discreto que outros modelos (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

A sua traseira é bem bonita e discreta, o conjunto de câmeras está organizado de uma maneira diferente do que vemos em muitos dispositivos. Desse modo, a ilha em que as câmeras estão localizadas não possuem tanto destaque e se integram bem ao celular.

Sobre o material usado na traseira do celular, ele parece com um plástico bem sensível que na primeira queda vai quebrar facilmente. Para evitar danos maiores o dispositivo vem com uma capa transparente na caixa, e assim garante uma proteção para o celular.

A tela do moto g200 5G (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
A tela do moto g200 5G (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

A tela do celular também é um forte destaque, com suas 6,8 polegadas e resolução de 2460×1080 pixels. O dispositivo possui suporte a HDR10, e em nossos testes mostrou muitas cores e um brilho bem forte. Ao assistir filmes, séries e jogar jogos a imagem ficou bem nítida e destacou certos pontos de cores que eram exibidas.

A tela do moto g200 5G é uma IPS LCD
A tela do moto g200 5G é uma IPS LCD (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Porém, em certos momentos a qualidade foi perdida e o destaque para as cores ficou um pouco fraco, a causa disso é a tela que possui um painel IPS LCD. Ao se comparar com modelos OLED a diferença fica nítida e se nota um potencial perdido nesse modelo.

Mesmo se perdendo um pouco em qualidade, a tela ainda tem muito a oferecer como em seu próprio brilho que já foi dito e também a possibilidade de alterar e se divertir com a taxa de atualização. A configuração permite deixar em modo automático – que aumenta ou diminui a taxa de atualização – ou alternar entre 60 Hz ou 144 Hz.

Review moto G200 5G – Desempenho

Em desempenho o celular não deixa a desejar em nada, e não era de esperar menos com o Snapdragon 888+. Mesmo ao abrir vários aplicativos e jogar muitos jogos que exigem mais processamento, o celular não travou em nenhum momento, e funcionou de maneira lisa e a multi tarefa funcionou sem fechar os aplicativos.

O armazenamento de mais de 200 GB também é um dos grandes focos, principalmente se você grava muitos vídeos ou instala muitos aplicativos. A RAM de 8 GB junto com o processador garante a total fluidez do dispositivo sem nenhuma engasgada.

Uma das coisas inesperadas na utilização foi o seu aquecimento, ao assistir vídeos o aquecimento foi bem leve sem causar desconforto. Mas ao jogar jogos mais pesados, e utilizar aplicativos mais parrudos, o celular acabou aquecendo bastante e gerou um certo desconforto.

Todo esse desconforto do aquecimento pode ser evitado utilizando a capa que vem na caixa, mas se você não é fã de capas saiba que vai sentir todo a quentura que ele causa.

Visto que esse problema não é muito comum em modelos da marca, fica claro que o problema é com o processador da Qualcomm, já que outros smartphones com ele também sofrem desse mau.

Na conectividade o novo dispositivo já possui o 5G, além das conexões Wi-Fi, NFC e Bluetooth.

Câmeras

Conjunto triplo de câmeras do moto g200 5G
Conjunto triplo de câmeras do moto g200 5G (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

O conjunto triplo de câmeras traseiras funcionam muito bem juntas e trazem um desempenho satisfatório nas fotografias. O sensor principal de 108 MP consegue capturar bem as cores, e equilibra toda a saturação, além de oferecer controle de ruído.

O sensor de 108 MP oferece controle de ruído e boa saturação de cores
O sensor de 108 MP oferece controle de ruído e boa saturação de cores (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Porém, as fotos não são muito nada fora do normal e deixam de ser impressionantes mesmo possuindo muito potencial. O fator da perda do impressionante pode acabar decepcionando as pessoas que compram o dispositivo esperando algo incrível.

Além da qualidade das fotos a câmera possui muitos recursos (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
Além da qualidade das fotos a câmera possui muitos recursos (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Além das fotos, os vídeos também apresentam uma qualidade satisfatória, com resoluções de 8K e 24 fps ou em 4K com até 60 fps. O software oferece muitas funcionalidades e recursos como inserção de filtros, HDR, fotos panorâmicas, criação de Gifs, modo retrato, modo noturno e muito mais.

Câmera principal do moto g200 5G
Câmera principal do moto g200 5G (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

O sensor ultrawide de 13 MP captura bastante do ambiente, mas apresenta outras diferenças em relação ao sensor principal, as imagens ficam com cores mais fortes e quentes. Mesmo com essas alterações o nível de detalhes, a captura de cores e o controle de ruído continuam bem aceitáveis com nada fora do normal.

O sensor de 13 MP captura todo o ambiente com um bom balanço de cores
O sensor de 13 MP captura todo o ambiente com um bom balanço de cores (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Quando o sensor ultrawide é usado como macro, o resultado é infinitamente melhor que câmeras macros dedicadas. O nível de detalhes é bem grande e as cores são mais fortes que o normal. Porém, dependendo da foto macro que você tire, o detalhamento não é tão grande, e o sensor fica com uma qualidade padrão.

Fotos macros possuem uma boa qualidade
Fotos macros possuem uma boa qualidade (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

 

Sensor de 2MP permite fotos com fundo desfocado (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
Sensor de 2MP permite fotos com fundo desfocado (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

 

Foto macro do moto g200 5G (Nalbert/Tekimobile)
Foto macro do moto g200 5G (Nalbert/Tekimobile)

O terceiro sensor do conjunto é de 2 MP e é dedicado especificamente para fotos com fundo desfocado. As três câmeras possuem muitas funcionalidades extras que permite ao usuário se divertir e criar novos conceitos em fotos.

As fotos de selfie apresentam controle de ruído e qualidade satisfatória
As fotos de selfie apresentam controle de ruído e qualidade satisfatória (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

 

Foto selfie padrão no moto g200 5G
Foto selfie padrão no moto g200 5G (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

A câmera frontal é muito boa e possui um nível de nitidez e balanço de cores bem forte, mesmo com ambientes de pouca luz a câmera apresenta baixo nível de ruído.

Fotos selfie com modo retrato no moto g200 5G
Fotos selfie com modo retrato no moto g200 5G (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Uma das funcionalidades é o modo retrato que permite tirar fotos com o fundo desfocado, e funciona muito bem em junção com o software. Ao usar o modo retrato as cores costumam ficar mais quentes e mais fortes como pode ser visto acima.

O modo noturno funciona muito bem no moto g200 5G
O modo noturno funciona muito bem no moto g200 5G (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

 

Fotos com Night Vision ativado
Fotos com Night Vision ativado (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

O modo noturno das câmeras não decepciona, porém é necessário ativar o Night Vision. A fotos perdem um pouco da resolução, mas não criam um aspecto de dia na noite, todo o aspecto fica bem equilibrado e bem natural assim como pode ser visto abaixo.

selfie do moto g200 5G com flash de tela
Selfie do moto g200 5G com flash de tela (Imagem:Nalbert/Tekimobile)

 

Selfie noturna com night vision ativada
Selfie noturna com night vision ativada (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

As selfies noturnas não ficam boas ao usar a própria tela como flash, as cores ficam estouradas e nada naturais. Porém, ao ativar o modo Night Vision a iluminação fica muito boa sem cores estouradas e com um bom equilíbrio, fazendo tudo com naturalidade.

Bateria

A bateria de 5000 mAh aguenta toda a potência do dispositivo por um dia inteiro. Ao utilizar para ver vídeos com brilho ao máximo a bateria aguentou entre 8-9 horas. Com aplicativos mais pesados e jogos potentes a bateria durou entre 7-8 horas. Usando no dia a dia de maneira equilibrado o moto g200 5G dura mais de um dia.

O carregador rápido TurboPower de 33W, chegou de 0% a 100% em 1 hora e meia. O carregador vem na caixa o que é um dos grandes positivos hoje em dia, visto que atualmente muitas marcas tem tirado o acessório da caixa.

Software

moto g200 5G vem com o Android 11
moto g200 5G vem com o Android 11 (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

O moto g200 5G vem com o Android 11 de maneira nativa, e diferente de vários celulares ele não possui muitos aplicativos da marca instalados previamente. Então você não vai precisar se preocupar em gastar horas desinstalando coisas desnecessárias.

Além disso, o moto g200 5G possui muitas funcionalidades como o recurso de gestos, modos diferentes e focados, como por exemplo o modo de jogo e também o botão extra que permite acionar e usar o Google Assistente.

O software também traz vários recursos para câmera como já vimos, e mais coisas como o Ready For que permite transmitir a tela para qualquer dispositivo. Todo sistema operacional faz um ótimo gerenciamento do dispositivo, economizando bateria e oferecendo fluidez.

O moto g200 5G vale a pena?

Compre se…

Você não quiser câmeras extraordinárias

Como notaram nesse review do moto g200 5G, ele possui muito potencial que poderia ser extraordinário, mas infelizmente não é. Um desses casos são as próprias câmeras, que mesmo com um sensor de 108 MP, acaba deixando muito a desejar.

Se você não liga para câmeras, e procura focar em outras coisas como processador e velocidade, o moto g200 5G pode ser uma boa opção para você.

Você quiser jogar muito sem travamentos

Mesmo com o aquecimento apontado em nossos testes, o dispositivo possui uma ótima performance funcionando com jogos muito pesados como Call Of Duty Mobile, Genshin Impact e muitas outras opções.

Além disso, você pode abrir vários aplicativos e o celular não vai travar e não mostrará nenhuma lentidão. Então se o seu foco é produtividade e ações multitarefas o celular pode ser uma boa opção para você.

Não compre se…

Você quiser comprar um dispositivo custo benefício

Mesmo com muitos recursos e funcionalidades, o moto g200 5G não é um dispositivo custo benefício. Você encontra ele por valores que começam por R$ 4.000,00 e vão até R$ 5.000,00, ao analisar todo o dispositivo por esse valor, a compra pode acabar não valendo a pena.

Com tanto potencial desperdiçado, pode valer a pena conhecer outras opções como o próprio Galaxy S20 FE que é mais barato e possui mais recursos e funcionalidades que o moto g200 5G.

Você quiser ter um verdadeiro topo de linha

Todo o potencial não alcançado pelo dispositivo pode ser uma grande decepção. Em nossas análises foi possível concluir que o moto g200 5G é um bom dispositivo, mas a realidade é que ele se trata de um dispositivo intermediário que tenta ser um topo de linha, mas na verdade ele não é.

Então se você deseja um dispositivo premium topo de linha e está disposto a pagar um alto valor, é melhor conhecer outras opções com mais potência e recursos.

SUGESTÕES PARA VOCÊ