Review Motorola Edge 40: intermediário com qualidade e preço de topo de linha

O Motorola Edge 40 traz uma excelente tela OLED e um acabamento diferenciado deixando ele com cara de topo de linha
Por , 12/07/2023
8.5

Nossa opinião

O Motorola Edge 40 é um intermediário com ares de topo de linha, com excelente tela, design e acabamento diferenciado e hardware competente. As câmeras são ok, porém peca no preço.
Pros
  • Tela de OLED curva e alto brilho
  • Bonito, leve a acabamento único
  • Hardware competente
  • Bateria razoável
  • Preço muito elevado
Contras

Review de 2 minutos

No geral, o Motorola Edge 40 é um excelente smartphone. Apresenta uma evolução na identidade da linha Edge. A principal novidade é a certificação IP68 que traz proteção contra água e poeira. Seu design é de celular premium e ainda conta com um acabamento texturizado em tecido que simula couro.

A tela OLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD e taxa de atualização de 144 Hz é muito boa, assim como o desempenho acima da média proporcionado pelo processador MediaTek Dimensity 8020, que oferece fluidez para aplicativos e jogos. Só notamos um aquecimento acima da média durante alguns testes de benchmark, o que pode incomodar em longos períodos de uso.

A interface do sistema My UX baseada no Android 13 continua semelhante ao Android “puro” e conta com opções de personalização e recursos próprios interessantes. No entanto, o ponto negativo é a promessa de apenas 2 anos de atualizações do Android, enquanto a concorrência oferece entre 3 e 4 anos.

Quanto às câmeras, o Edge 40 possui três: principal de 50 MP, ultrawide/macro de 13 MP e frontal de 32 MP. As câmeras tiveram um bom desempenho, dentro da média da categoria. A câmera frontal não tem o mesmo cacife das traseiras, mas não é ruim. O modo retrato e o modo noturno estão bem acurados, e a gravação de vídeos em 4K@60fps com a câmera principal também é boa.

O ponto fraco do Edge 40 é a bateria, que decepcionou nos testes de uso diário, apresentando o maior consumo entre modelos intermediários premium e top de linha. Entretanto, a recarga rápida de 68 W por fio e 15 W sem fio acaba meio que compensando isso.

No geral, o Edge 40 traz uma experiência de topo de linha para a categoria intermediária. O problema é seu preço. No papel, ele é concorrente dos Galaxy A54 5G e o Galaxy S21 FE 5G da Samsung. Porém, é consideravelmente mais caro, na mesma faixa de preço do S23, um topo de linha que é melhor que ele em tudo.

Design e construção

Review Motorola Edge 40: intermediário com qualidade e preço de topo de linha 1

Uma das melhores características do Edge 40 é o seu design. É tão leve que, quando o peguei pela primeira vez, tive a impressão de estar com um celular fake, apenas com carcaça. Pesa apenas 167 gramas. Para efeito de comparação, o S23+ que tem praticamente o mesmo tamanho, pesa 196 gramas. Ele também o mesmo peso do S23 que é consideravelmente menor.

Isso torna o Edge 40 um dos telefones mais leves que usei em muito tempo, ainda mais impressionante, dado que este não é um telefone pequeno. Ele tem uma tela de 6,55 polegadas, mas é fino e leve o suficiente para usar facilmente com uma mão para muitas tarefas. Com 7,6 mm, é incrivelmente fino.

Se você optar pela versão preta ou verde do Edge 40, você ganha uma traseira de couro vegano suave. Eu testei o preto, e ele tem uma pegada excelente e não mostra muito as marcas de dedo.

Há um modelo azul se você preferir uma traseira de acrílico brilhante (não é de vidro). Todos os modelos têm uma moldura de alumínio.

O celular é totalmente à prova de água e poeira com uma classificação IP68, fazendo compania ao Galaxy A54 que tem IP67 e também não é um topo de linha.

Tela e alto-falantes

O Edge 40 tem uma tela OLED grande, brilhante e curva de 6,55 polegadas que eu gostei muito de usar. É bem calibrado fora da caixa, mas você pode mexer com as configurações para um tom mais natural ou saturado.

É um painel Full HD+ com resolução de 2400 x 1080. O texto e as imagens parecem nítidos, e a tela tem uma rara taxa de atualização de 144Hz, mais do que os 120Hz encontrados no Samsung Galaxy S23 Ultra ou iPhone 14 Pro. Mas, ao contrário das telas principais, ele não pode ser reduzido para 1Hz para economizar bateria – você pode definir 60, 120 ou 144Hz, ou um modo automático que salte entre 60 e 120 Hz.

Adicione a isso, suporte para vídeos HDR10+ e uma taxa de amostragem de toque de 360Hz, esta é uma tela responsiva de boa qualidade.

Embora muitos abominem telas curvas, eu não me importo com elas. Eles fazem com que os celulares grandes fiquem mais ergonômicos, confesso que sinto falta delas em todos modelos da linha S da Samsung.

Os alto-falantes estéreo produzem áudio surpreendentemente bom, considerando a espessura do celular. Reproduzir música em volume total no Spotify não distorce, e o sistema é ótimo para jogos, embora minha mão direita tenha bloqueado o alto-falante na parte inferior do dispositivo ao jogar jogos no modo paisagem.

Especificações e desempenho

O Edge 40 vem com o chipset MediaTek Dimensity 8020. Ao executar benchmarks, este é um chip sólido de gama média superior que supera seu concorrente mais proeminente no Brasil, o Samsung Galaxy A54 com seu Samsung Exynos 1380.

Embora o preço seja intermediário, as especificações e o desempenho do Edge 40 fazem com que pareça um dispositivo mais premium e caro.

No uso diário, não senti na prática diferenças no desempenho do Edge 40 e o meu Galaxy S23 com Snapdragon 8 Gen 2. Ele não travou nenhuma vez e lidou bem com os exigentes jogos para celular Call of Duty, Mobile e Asphalt 9. No primeiro, joguei várias rodadas seguidas com o modo de desempenho específico do jogo ligado e o telefone não esquentou muito, mesmo que ele avise que pode. Mas que fique claro que o Snapdragon obviamente é melhor, porém no dia a dia o usuário não sentirá diferença.

Isso significa que a RAM LPDDRX4 de 8 GB e o armazenamento UFS 3.1 de 256 GB são rápidos o suficiente para manter as coisas em movimento. Não há expansão microSD e apenas um slot SIM físico, mas você pode adicionar um segundo eSIM.

A conectividade também é de primeira linha, com Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2, NFC para pagamentos móveis e suporte a 5G.

Câmera e vídeo

Review Motorola Edge 40: intermediário com qualidade e preço de topo de linha 2

O Motorola Edge 40 Pro mais caro tem câmeras traseiras triplas, mas no Edge 40, você perde a lente teleobjetiva óptica e fica com duas na traseira. Esses sensores principais e ultrawide são bons, mas não ótimos. Se você quer a melhor câmera do telefone para este preço, existem melhores opções.

A câmera principal do Edge 40 é um sensor f/1.4 de 50Mp. Esta é uma abertura impressionantemente rápida para uma câmera de smartphone e significa que permite a entrada de mais luz com o objetivo de melhorar os resultados de fotografia com pouca luz.

Review Motorola Edge 40: intermediário com qualidade e preço de topo de linha 3

Review Motorola Edge 40: intermediário com qualidade e preço de topo de linha 4

Review Motorola Edge 40: intermediário com qualidade e preço de topo de linha 5

Review Motorola Edge 40: intermediário com qualidade e preço de topo de linha 6

Em poucas palavras, o Galaxy A54 tem desempenho similar e custa bem menos. Mas se você prefere o design no Motorola você deve estar satisfeito com o sensor principal, particularmente em plena luz do dia. As imagens são nítidas e as cores aparecem bem, embora se você ampliar não há muitos detalhes. Os resultados também costumam ser excessivamente nítidos, dando às imagens um tom um pouco exagerado que não é fiel à vida.

A câmera ultrawide é útil, mas a qualidade cai quando está usando uma câmera f/2.2 de 13Mp com um campo de visão de 120 graus. Aumente o zoom e você verá um pouco de ruído, mas é boa para capturar paisagens ou encaixar mais de uma cena que você está perto. Ele também pode ser usado para fotografar de perto com um modo macro que funciona bem.

Review Motorola Edge 40: intermediário com qualidade e preço de topo de linha 7

Uma câmera frontal de 32Mp f/2.4 é muito boa para selfies rápidas e fotos em grupo ou chamadas de vídeo – tudo o que você provavelmente precisará dela, afinal.

Review Motorola Edge 40: intermediário com qualidade e preço de topo de linha 8

Duração da bateria e carregamento

A duração da bateria no Edge 40 é regular, esperava mais dela. A célula de 4400mAh durou um dia inteiro em uso mais comum, porém, ao exigir muito dela principalmente ao usar câmera e jogar, ela começa q drenar muito rapidamente. Isso é de se esperar, mas achei um pouco demais.

Certamente não é um celular de dois dias com uma carga, e durou apenas oito horas e 51 minutos em nosso teste de bateria padrão – mas na vida real, é melhor do que isso.

Há um carregador de 68W na caixa, o que é muito bom. Eu consegui que ele carregasse 47% em 15 minutos, o que é muito rápido. Em 30 minutos, estava em 87%. Isso é um bem mais rápido do que a série Galaxy S23, por exemplo.

Ele também pode carregar sem fio a 15W, e eu consegui carregá-lo com sucesso em alguns carregadores de carregamento Qi, incluindo o puck de carregamento MagSafe da Apple. Não há carregamento sem fio reverso para carregar outros periféricos na parte traseira do dispositivo.

Software e atualizações

Review Motorola Edge 40: intermediário com qualidade e preço de topo de linha 9

Estou frustrado com o software do Edge 40, mas não da maneira que você poderia esperar. Na verdade, este é uma das minhas versões favoritas de skins do Android para usar no dia a dia. É expressivo sem mudar muito, e a Motorola adiciona coisas úteis que nem mesmo os celulares Google Pixel têm.

A coisa mais irritante é o fato da Motorola só garantir ao Edge 40 dois anos de atualizações de software Android e apenas três anos de patches de segurança. A Samsung oferece quatro e cinco anos, respectivamente.

As pessoas estão, com razão, segurando seus celulares por mais tempo agora, e para um telefone que custa mais de R$ 3.000 a Motorola poderia estar fazendo muito mais que apenas duas atualizações do sistema operacional.

Preço e disponibilidade

O Motorola Edge 40 está custando atualmente R$ 3.500 em média. Infelizmente, esse preço o coloca no patamar do Galaxy S23, um celular que embora menor, é melhor em todos os aspectos. Claro que para quem gosta de celular com tela maior, a tela de 6,1 polegadas do S23 vai incomodar.

Se o S23 não for opção devido ao tamanho, há ainda o S21 FE que tem praticamente o mesmo tamanho, mas tem melhor câmera e hardware. Se o usuário ainda querer economizar, tem o A54 que, embora tenha um hardware inferior, tem acabamento, tela e câmeras equivalentes.

No final, o Motorola Edge 40 irá fisgar o usuário pelo seu design diferenciado. Quem optar por isso, não se preocupe, ainda sim vai levar um excelente smartphone para casa.

Especificações

 

SUGESTÕES PARA VOCÊ