Review Padmate S30: fone de ouvido transmite som pelos ossos do crânio

O Padmate S30 tem uma tecnologia que cria vibrações nos ossos do crânio que transmitem o som. Mas tem um porém...
Por , 14/02/2022
7.5

Nossa opinião

O Pamu S30 é diferenciado e traz uma experiência única, usado de maneira correta tem um som excelente, porém, para isso perde seu principal objetivo.
Pros
  • Ergonomia
  • Qualidade sonora
  • Preço
Contras
  • Precisa tampar o ouvido para ficar bom
  • Tampando o ouvido, perde objetivo

Review de 1 minuto

A ideia não é nova, transmitir o som pelos ossos é algo que existe há algum tempo mas pouco explorado. O Padmate S30 da Pamu cumpre o que promete: ele transmiste o som para os ossos do crânio graças ao seu motor de vibração que fica no lugar do alto-falante.

O objetivo do Pamu S30 é ter uma boa ergonomia, onde o usuário não precisa colocar o fone dentro do ouvido, algo que alguns não suportam. Além disso, como não vai dentro do ouvido, você poderá ouvir tudo ao redor normalmente.

Review do Padmate S30, o fone fica "conectado" no osso do maxilar.
Fone fica “conectado” no osso do maxilar. (Imagem: André/Tekimobile)

Mas ai temos um grande problema. Ele vem na caixa com um protetor auricular, aqueles normais que a borracha expande dentro do ouvido. Durante dias o ignorei, já que isso vai contra o objetivo do fone. Porém, durante esse tempo, o som produzido possui graves bem fracos, chegando a dar a impressão de um radinho de pilha em algumas músicas.

Mesmo com a ausência de graves, o som é muito nítido e claro – afinal está literalmente dentro de sua cabeça. Sendo assim, o conforto dele e a clareza do som, faz você esquecer a ausência do grave para assistir vídeos no Youtube, filmes, séries e Podcasts. Mas, para ouvir músicas, confesso que a ausência de graves incomoda.

Ai que entra o protetor auricular. Depois de uma semana, por curiosidade apenas, resolvi usar o Pamu S30 junto com os protetores auriculares, ai tudo mudou. Ao tampar os ouvidos, o som fica excelente, com um dos melhores graves que já ouvi em fones de ouvido, mesmo entre os headphones profissionais.

Isso é ótimo, correto? Sim e não. Se o objetivo de usar esse fone é justamente não ter nada no ouvido incomodando e poder ouvir ao seu redor, usar um protetor auricular que é mais incomodo que qualquer fone in-ear e praticamente veda o som externo, o Pamu S30 perde totalmente o seu objetivo. É colocar na balança, e ver suas prioridades.

Onde comprar (com 20% de desconto)

Os fones só são vendidos na loja oficial da Pamu. Através do link abaixo você pode comprar com 20% de desconto, usando o cupom AL20. Link para comprar por R$ 250!

Review Pamu S30 – Ergonomia

Review Padmate S30: fone de ouvido transmite som pelos ossos do crânio 1
Imagem: André/Tekimobile

Esse é o ponto forte desse fone de ouvido. Ele é feito com um tipo de liga de titânio flexível e dobrável. Pesa apenas 26 gramas, sendo extremamente confortável, apesar do tamanho exagerado.

Dá para usar com óculos normalmente e, mesmo ao praticar esportes como corrida, o formato em U que “abraça” a orelha, não o deixa cair.

Ele vem com proteção IPX5, o que garante proteção contra suor e chuvas fracas, mas não é feito para ser emergido.

Pamu S30 – Som

O grande problema desse fone de ouvido é que ele foi feito com o objetivo de não colocar nada dentro do ouvido e ainda poder ouvir o que está acontecendo ao seu redor sem nenhum tipo de barreira.

Ele cumpre isso, afinal, ao invés dos alto-falantes, ele possui um motor de vibração que transforma as ondas de som em vibrações mecânicas que, depois, transmite ao cerébro através dos ossos.

Ele possui tecnologia de condução óssea que cria vibrações para transmitir o som através dos ossos do rosto (maxilares e maçãs do rosto) diretamente para o ouvido interno.

Usando ele desse modo, com os ouvidos livres, o som é extremamente nitido – ele está literalmente dentro da cabeça. Os agudos são equilibrados, bem com os médios. Ambos são claramente distintos nas músicas.

Mas e os graves? São bem, bem ausentes. Essa falta de graves faz tudo parecer sem vida. É até desconfortável ouvir músicas desse modo.

Review Padmate S30: fone de ouvido transmite som pelos ossos do crânio 2
Graves só aparecem ao usar os protetores auriculares. (Imagem: André/Tekimobile)

Porém, ao colocar os protetores auriculares que acompanham ele, mas que é aqueles comuns vendidos na farmácia que é uma espuma que se expande dentro do ouvido, o som muda completamente. Você começa a ouvir – ou sentir para ser mais exato – os graves. Sem absolutamente nenhuma distorção e bem profundos, não fazem feio mesmo diante headphones profissionais.

Um ponto negativo é o volume, você só conseguirá ter uma boa experiência com o volume no máximo, sem estar com os ouvidos tapados; já com eles tapados, o ideal é ouvir acima dos 75%.

Pamu S30 – usuabilidade

Botão do Pademate S30, ele sozinho faz todas as funções
Botão faz tudo. (Imagem: André/Tekimobile)

Ele tem apenas um botão, ele faz absolutamente tudo: liga, dá pause, troca de faixa, avança faixa e retrocede faixa. Não é possível ajustar o volume.

Em outros modelos da Pademate, é possível customizar os botões no app Pamu, porém, o aplicativo ainda não reconhece esse fone. Como ele é novo, foi lançado hoje (10 de fevereir0), em breve deve ser compatível.

Lista de comandos

Pamu S30 – bateria

Ele vem com uma entrada USB-C e um micro cabo de 10 cm para carregamento. O carregamento é rápido e inteligente, pois a velocidade varia de acordo com o nível de carga. Duas horas de carga já te cerca de 100%.

Carregado, dá para ouvir cerca de 8 horas de músicas continuamente.

Vale a pena?

Compre se…

Não suportar colocar fones de ouvidos comuns dentro da orelha e se preocupa com o que ouve ao redor. Além disso, se sua prioridade não for ouvir músicas com graves.

E se quer música com extrema qualidade, não se importe em ter que ficar colocando protetores auriculares quando fazer isso.

Não compre se…

Se seu objetivo é ouvir música com qualidade mas quer manter os ouvidos livres. Ele somente terá qualidade em músicas, se o se ouvido estiver bem tapado.

SUGESTÕES PARA VOCÊ