Review Poco M3: melhor custo x benefício entre importados

O Poco M3 chega com um visual muito bonito e bom acabamento, além de excelente hardware para seu preço. Mas suas câmeras não são das melhores.

O Poco M3 é o mais recente smartphone de Poco a chegar ao mercado. Embora não seja vendido oficialmente no Brasil, ele pode ser adquirio por apenas R$ 800 no Aliexpress, na loja oficial da Poco. Acreditem, é um custo x benfício fantástico, é isso que iremos mostrar aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Design e construção

O Poco M3 tem um design bem diferenciado. Obviamente ele é todo de plástico, mas tem uma construção que gostei muito.

A traseira dele tem uma textura aveludada que imita couro, tanto na pegada como visualmente. E realmente ele dá uma enganada no começo.

Review Poco M3: melhor custo x benefício entre importados 1

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pegada é muito boa, mesmo sendo grandalhão, as laterais ligeriamente curvadas acabam que ajudando na hora de segurar e a textura não deixa escorregar.

Essa módulo de câmera gigante, olhando em fotos realmente é muito feio. Mas com o celular na mão, não é algo que estrague o design. Vamos dizer que é diferentão.

Os botões ficam na lateral, inclusive, o leitor de impressões digitais fica no botão de ligar, o que é excelente dado do tamanho do aparelho.

Tela

Na parte frontal ele tem uma tela de 6,53 polegadas de IPS com resolução full HD. As bordas não são das menores encontradas por aí, mas também não são exageradas. O notch em forma de gota é grande. O aproveitamente frontal fica em torno de 84%.

Review Poco M3: melhor custo x benefício entre importados 2

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, em termos de qualidade, gostei muito da tela, levando em conta o seu preço. Ela tem um bom brilho que permite usar até mesmo sob o sol, pois ela não é muito reflexiva. Além disso, ela vem com a proteção do Corning Gorilla Glass 3. Não é a versão das mais novas, mesmo assim, para esse preço, é muito bom ter.

Hardware e desempenho

Indo para seu hardware, é o ponto que mais ele se destaca. É um processador novo, lançado em 2020. Por mais que ele seja uma ligeira atualização do antigo 660, se trata de um excelente processador para o segmento intermediário de baixo custo, ou até mesmo para os mais premium.

Ele vem com o processador Qualcomm Snapdragon 662, 4 GB de memória RAM e 64 ou 128 GB de armazenamento, além disso, vem com um slot para cartão micro SD. Ele também tem saída para fone de ouvido.

Na prática, ele abre tudo de forma muito fluída. Roda qualquer jogo presente na Google Play quase sempre com gráficos médios nos jogos mais pesados. No uso diário, tudo é muito fluído, sem engasgos, fechamento de aplicativos e etc.

Joguei Call Of Duty Mobile no Poco M3, e ele foi padrão para a qualidade gráfica Alta e taxa de quadros Médios. O jogo era jogável sem engasgos, mas a traseira ficou ligeiramente quente ao redor do módulo da câmera. Joguei o jogo por 10 minutos e notei uma queda de 3% na bateria. O dreno da bateria está ligeiramente no lado superior, mas dada a bateria grande, você deve ser capaz de jogar por um bom tempo antes de precisar carregar. 

Software

O Poco M3 vem com a MIUI 12. Ela tem como base o Android 10 e tem uma interface simplificada com animações interessantes, novas opções de privacidade, janelas flutuantes, um Centro de Controle dedicado, Super Papéis de Parede e uma nova gaveta de aplicativos, entre outros recursos.

E se você não gosta muito da interface, saiba que o Poco Launcher tem muitas similaridades com launcher não chineses, inclusive vem nativamente com gaveta de aplicativos.

A MIUI 12 vem com os pacote de aplicativos proprietários da Xiaomi: Galeria, música e player de vídeo. Não são os melhores do mundo, mas podem ser desabilitados, caso prefira. O aplicativo de rádio FM também está disponível.

Bateria

Mas talvez seu maior destaque fique por conta de sua bateria gigante de 6.000 mAh. Além da bateria grande, ele vem com um carregador rápido de 22.5 W, embora o celular só aguente 18W. Ele ainda oferece carregamento reverso, funcionando como um Power bank.

Ela dura tranquilamento dois dias de uso, com uso moderado, mas aproveitando tudo o que celular oferece. Com uso mais intenso, como jogar durante horas, ele aguenta um dia tranquilamente.

Usando este carregador, você pode recarregar 25% da bateria em 30 minutos, 46% em uma hora, enquanto uma carga completa requer 2 horas e 30 minutos. Nenhum dos resultados é impressionante em termos absolutos, mas não vamos esquecer que estamos carregando uma bateria enorme de 6.000 mAh.

Câmeras  

O Poco M3 ostenta uma configuração de câmera tripla na parte traseira, composta por uma câmera primária de 48 megapixels, uma câmera macro de 2 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels. Para selfies, ele tem um sensor de 8 megapixels. O aplicativo de câmera é simples e fácil de usar. Todas as configurações estão bem definidas, mas você ainda precisa entrar em um sub-menu para usar a câmera macro, algo que Poco ainda não mudou. O aplicativo de câmera tem IA incorporada, e quando está ativado, ele pode reconhecer o que o telefone está apontado e aplicar configurações de acordo. 

Review Poco M3: melhor custo x benefício entre importados 3

Fotos tiradas com o Poco M3 ficaram bem. À luz do dia, ele tira fotos muito boas, mas ás vezes o HDR força a barra, então toda vez que você liga a câmera aconselho a deixar ele em auto. Objetos à distância tinham detalhes decentes em áreas mais brilhantes, mas as sombras não tinham definição. Um probleminha é que às vezes o smartphone demora para travar o foco, se perdendo nas informações.

O Poco M3 consegue um bom efeito bokeh, conseguindo separar o sujeito do fundo de maneira muito bem feita. Em fotos de retrato, o Poco M3 conseguiu uma boa detecção de bordas. Ele é capaz de reconhecer pessoas, bem como objetos, e permite definir o nível de desfoque antes de tirar a foto. A câmera Macro, para variar, é inútil devido a sua resolução baixa, compensa mais usar a principal e dar um zoom digital.   

Sem o modo noturno, o desempenho da câmera com pouca luz me deixou um pouco triste, no geral, as fotos saem granuladas mostrando que o software eleva o zoom para tentar dar mais nitidez. Com o modo Noturno ativado, o telefone leva cerca de quatro segundos para capturar uma foto. As fotos ficam melhores, com mais detalhes e granulado mais controlado, porém, o software exagera no sharpen, deixando a foto não muito natural.

Ele não tem opção nem de gravar em 4K nem de gravar em 60 quadros por segundo, mesmo que o processador suporte isso. A gravação de vídeo sai em 1080p para a câmera principal, bem como para a de selfie. Não há estabilização, resultando em imagens bem instáveis. 

Conclusão

O Poco M3 é um smartphone bonito, se isso é importante para você. Ele oferece um processador capaz e 4 GB de RAM, e oferece bom desempenho. Jogos e multitarefa são confortáveis, e a bateria de 6.000mAh oferece boa vida útil da bateria. Por outro lado, o desempenho da câmera não é o seu forte. 

SUGESTÕES PARA VOCÊ