ÍNDICE
O Realme C11 2021 parece um simples modelo de entrada, porém logo de cara algumas coisas impressionam. Em sua total simplicidade o modelo traz algumas especificações de modelos intermediários e até mesmo top de linha. Então vamos analisar mais a fundo os dois lados da moeda e ver como esse celular é um simples modelo de entrada e como ele se sai quando tenta ser mais que isso.
Design/construção
Antes de falar do celular em si, é importante pontuar algo sobre o próprio unboxing. A Realme está adotando uma característica que algumas outras empresas também estão fazendo com seus celulares, que é o fato de não trazer fones de ouvido na caixa.
Então ao comprar o Realme C11 esteja ciente que ele não vai vir nem com uma capa própria nem um fone de ouvido. Porém depois que abrimos a caixa e pegamos o celular algo já chama a atenção, sua tela de 6,5 polegadas é impressionante em tamanho. A tela é uma IPS LCD, a variedade de cores é bem bonita e chama a atenção mesmo não sendo uma AMOLED. Tudo isso com uma proteção Gorilla Glass 3.
Graças as bordas curvas a pegada no celular não é desconfortável. A parte traseira do celular é de plástico, e possui algumas texturas que podem ajudar o celular a não escorregar da mão. Mas não confie muito nelas, elas não são tão boas assim, acidentes com certeza vão ocorrer se confiar nela.
Leia também:
Um ponto negativo na construção, é que a saída de áudio do celular está localizado na parte traseira. Você pode com muita facilidade tampar ela com sua mão ao ver um vídeo, isso com certeza é muito ruim e vai prejudicar você quando for assistir um filme ou seriado.
O notch na tela é médio, e não vai atrapalhar a sua utilização. Um ponto negativo é a distribuição da tela em si, existem muitas bordas pretas que não foram utilizadas como parte da tela, o que afeta um pouco a sensação de algo maior. E na traseira a bandeja da câmera é grande de maneira desnecessária, seria possível diminuir um pouco mais para usar melhor a distribuição de espaço no dispositivo.
Câmeras
Como já dissemos esse celular é simples e impressiona em algumas coisas como a tela que já vimos, e outras especificações que ainda vamos ver. Porém a câmera definitivamente não é uma coisa que impressiona. Se o seu desejo é comprar esse celular para ter as melhores e mais profissionais fotos, não faça isso.
A câmera traseira é de apenas 8 megapixels, o HDR até ajuda um pouco, porém não é uma alta qualidade. As fotos parecem borradas e não entregam tanta definição assim, porém a abertura da lente ajuda a captar bastante da foto. Mesmo com muita luz, ou com pouca luz utilizando o flash, as fotos não ficam tão boas.
Lembrando novamente que se trata de um modelo de entrada, então não espere muito no quesito fotos. As únicas fotos que podemos notar uma maior definição são as fotos que tiramos de modo aproximado.
Se infelizmente a câmera traseira não oferece tanta qualidade não podemos esperar muito da câmera frontal. A frontal oferece 5 Megapixels e possui as mesmas falhas da traseira.
No quesito gravação, a resolução é de 1080P HD, mesmo com uma resolução razoável, vemos muitas pixelizações e o vídeo não possui tanta resolução assim. Então se você não é muito de tirar fotos e gravar vídeos, pode ficar tranquilo.
Quando o assunto é fotos noturnas ou com pouca luz a qualidade é muito ruim até mesmo com flash. Ele não possui modo noturno, somente uma configuração para ajuste de fotos com pouca luz. As fotos noturnas saem borradas e com resolução baixíssima não agradando nessa questão. Não temos dúvidas que o Realme C11 não se destaca por sua câmera.
Hardware, desempenho e software
O Realme C11 possui o Android Go como software. Esse sistema operacional é dedicado a celulares mais simples, que não possuem tanta memória RAM assim. E o funcionamento dele no celular é impressionante, praticamente sem travamentos, ele funciona de modo bem fluído. Porém ele não é tão rápido assim na questão de quanto tempo esperamos para os aplicativos abrirem.
O celular oferece 2 GB de Memória RAM e acaba ficando cheio com muita facilidade, dependendo de quantos apps você abre. Porém o sistema operacional funciona de uma maneira bem integrada com o hardware. Quando o Android Go percebe que existem muitos aplicativos abertos, ele automaticamente fecha esses apps, sem pedir sua autorização.
Ou seja se você está executando algo muito importante em um aplicativo, ele será fechado dependendo de quantas coisas seu celular estiver executando. Tudo isso ocorre para que o celular continue funcionando de maneira fluida.
Testamos jogos como Free Fire, Call of Duty Mobile, e Legends of Runeterra. Todos funcionaram perfeitamente sem travamentos. Porém jogos como PUBG apresentaram problemas, constante travamentos e queda de qualidade.
O processador Unisoc Octa Core executa de maneira perfeita muitas coisas, com a integração do Android Go, o desempenho é bom. Para processos mais pesados ou até coisas multitarefas não é recomendado comprar esse celular. Ele realmente é dedicado para coisas mais simples, porém como vimos apresenta um bom funcionamento com alguns jogos pesados.
O espaço de armazenamento é de 32 GB, com certeza você vai encher isso rapidamente. O celular oferece suporte para cartão de memória microSD, algo que com certeza você vai precisar comprar. Ele é dual chip e não aceita as conexões 5G somente 4G. No quesito Wi-Fi, ele não é dual band e só funciona com redes de 2G.
Em nossos testes de uso extremo, ele levemente ficou aquecido na traseira, mas não foi algo muito extremo. Mesmo sem os fones de ouvido na caixa o celular possui entrada de fones. Até agora vimos muitas coisas sobre o Realme C11. A maioria nos faz ver que ele se trata de um modelo de entrada simples, que tenta ser um pouco mais que isso.
Antes de tirarmos nossas conclusões vamos ver um dos recursos que mais chama a atenção que é a bateria do Realme C11.
Bateria
Mesmo sendo simples, a bateria do Realme C11 é de um top de linha. A bateria de 5000 mAh oferece uma incrível potência e dependendo do seu uso, ela pode ficar até mesmo dois dias sem carregar. Em nossos testes, usando o celular de modo mais pesado com muitos vídeos e jogos, a bateria durou quase 8 horas inteiras, chegando a 7 horas e 50 minutos.
Porém como já dissemos, se você não usa ele tanto assim, sua bateria dura dois dias direto. E no quesito carregamento, ele também foi impressionante. Foi possível carregar o celular completamente em 2 horas e 10 minutos. Ou seja pouco tempo de carregamento para muito tempo de utilização. Em todos os testes o aquecimento da parte traseira foi mínimo não chegando a incomodar.
O carregador é um carregador de viagem como a maioria dos que vem nos celulares hoje, e possui um conector micro USB. O que podemos dizer do quesito bateria, é que o celular impressiona muito, e fica igual a um top de linha na utilização. Um modelo de entrada com esse nível de bateria sem dúvidas é algo que chama a atenção.
Especificações Realme C11
Saiba mais dos detalhes e veja as especificações do Realme C11 abaixo.
Tela | LCD de 6,52 polegadas com resolução HD+ |
---|---|
Processador | Processador Unisoc SC9863 |
Memória Ram | 2 GB |
Armazenamento | 32 GB |
Câmera frontal | 5 MP |
Câmera traseira | 8 MP |
Bateria | 5.000 mAh com carregamento de 10W |
Dimensões | 165,2 x 76,4 x 9,1 mm |
Peso | 190 g |
SO | Android 10 Go |
Vale a pena comprar o Realme C11?
O que vai responder essa pergunta, é o tipo de pessoa que você é. Se você não liga para ter as melhores resoluções nas fotos, e não abre vários aplicativos de uma vez só esse celular pode ser para você. Vimos pontos ruins como a saída de áudio, mas se você é um usuário simples, pode gostar muito do Realme C11.
Você pode fazer tudo nele que faria em um celular normal, e ainda se divertir com jogos pesados que não funcionariam em um celular mais simples. Tudo isso com uma bateria forte que dura mais de um dia sem precisar carregar.