Review Realme C30: Uma opção acessível com bateria poderosa

O Realme C30 é destinado para aqueles que precisam do celular para acessar a internet e redes sociais sem se preocupar com a bateria
Por , 28/09/2022
7,5

Nossa opinião

O Realme C30 é uma opção perfeita para aqueles que desejam um celular para redes sociais e acessar a internet, em pontos como a bateria ele se destaca e se torna mais que um modelo de entrada
Pros
  • Agilidade e rapidez na usabilidade
  • Bateria duradoura
  • Entrada para fones de ouvidos
Contras
  • Incompatibilidade com jogos mais pesados
  • Falta de fones de ouvido
  • Fotos medianas

O Realme C30 é uma opção de smartphone acessível com configurações de entrada e uma bateria muito boa. Dependendo do tipo de usuário que você seja ele pode ser muito bom para você, ou não alcançar as necessidades mínimas. Vamos ver mais sobre ele abaixo.

Review de 1 minuto

Antes de qualquer coisa, é importante saber que o Realme C30 é um dispositivo simples, que em alguns pontos ultrapassa a simplicidade. A sua tela de 6,5 polegadas IPS LCD, pode até ser boa se você não exigir muito tela.

Não importa de qual ângulo você olhe, vai enxergar bem a tela do Realme C30. Isso não funcionará muito bem debaixo da luz do sol. Para jogos a tela de 60 Hz pode ser muito boa, junto com o processador Unisoc T612 que é um dos mais potentes em sua linha.

O Realme C30 possui 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, que mesmo não sendo muito, funciona bem com o Android 11 Go. A junção de todas essas peças, faz com que o Realme C30 funcione muito bem e em algumas vezes até impressione.

Tudo isso é suportado pela bateria de 5000 mAh, que aguenta até 10 horas vendo vídeos, ou 7 horas jogando e usando apps. O carregamento não é rápido, mas permite chegar a 100% em duas horas de carregamento.

As câmeras de 8 MP e 5 MP do Realme C30 podem não ser boas para aqueles que querem fotos profissionais, mas são ótimas para quem não exige demais.

Design e Tela

Como um dispositivo mais simples, o Realme C30 não possui tantos destaques como outras opções do mercado. Sua tela IPS LCD de 6,5 polegadas possui resolução HD+ (1600×720 pixels) e é até satisfatório para aqueles que não querem exigir muito.

A tela do Realme C30 não possui brilho alto
A tela do Realme C30 não possui brilho alto (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

A tela é travada em 60 Hz, ou seja não possui uma taxa que se altera. Para aqueles que querem um celular mais simples para jogos, essa opção pode até satisfazer a necessidade. Mesmo que não tenha uma resolução e uma taxa de atualizações tão altas, ele permite rodar alguns dos jogos mais jogados.

No sentido de cores a tela transmite bem a imagem, mas não é a melhor das coisas, entregando o básico. Então em questão de brilho, a tela não é muito boa, usando na luz do sol você dificilmente vai enxergar o que está sendo exibida na tela.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Em seu design, a traseira é construída com uma textura bem interessante de grafite, sendo a traseira e a lateral uma peça única, assim como a moldura da câmera. Junto com toda construção traseira, é possível encontrar a câmera única, junto com o flash.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Ainda falando da traseira, a pegada do celular é muito boa, principalmente pelo seu estilo um pouco mais quadrado. Ele é construído em uma espécie de plástico bem resistente, na lateral encontramos os botões de liga e desliga e volume.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Agora falando sobre o outro lado, encontramos uma gaveta tripla, com a possibilidade de usar dois chips e cartão de memória para expansão de espaço. Na parte inferior encontramos uma entrada micro USB, alto falante, saída de áudio mono e entrada para fones de ouvido que não é tão encontrada atualmente.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

É bom pontuar que mesmo com a entrada para fones, o dispositivo não vem com fones de ouvido na caixa. Olhando para a frente do celular, encontramos a câmera frontal, que fica localizada como uma espécie de gota, e a moldura preenche mais a tela do que em outros dispositivos.

Review Realme c30: Desempenho

O Realme C30 possui um processador Unisoc T612, com GPU Mali G57. Eles são acompanhados por apenas 2 GB de RAM, e armazenamento de 32 GB com possibilidade de expansão para até 1024 GB. Mesmo com essas especificações simples, o dispositivo apresenta boa performance graças ao Android 11 Go.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Na utilização, mesmo com vários aplicativos o dispositivo mostrou rapidez e agilidade. Até mesmo nos jogos como o Call Of Duty Mobile, Marvel Future Fight e Free Fire. Ou seja, a limitação da RAM não afetou diretamente os jogos, acredito que tudo isso foi possível graças ao sistema operacional.

Obviamente a limitação afetou a compatibilidade de alguns jogos, como por exemplo o jogo Genshin Impact que não foi exibido na Play Store. Na utilização, o dispositivo aqueceu pouco na parte traseira, sem apresentar desconforto no uso.

Mesmo com vários aplicativos abertos, foi fácil e simples mudar de um para outro sem perceber travamentos, ou congelamento na tela. O processador é um dos melhores do segmento, então mesmo com o dispositivo sendo de entrada ele impressiona pelo alto desempenho em seus jogos e apps.

Câmeras

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

O Realme C30 não é perfeito para aqueles que querem câmeras profissionais, principalmente pois na parte traseira ele vem somente com uma câmera de 8 MP. Com um sensor de abertura F 2.0 e tamanho de 1/4, ele possui estabilização digital, com HDR automático e autofoco.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Mesmo que não seja destaque, a câmera apresenta boas fotos, mas não excelentes. Em uma ou outra é possível notar alguns granulados, ou pouquíssima definição, principalmente se você usar o zoom. Além de possuir flash, a câmera também realiza foco por toque.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
Fotos aproximadas não focam corretamente
Fotos aproximadas não focam corretamente (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Se você não exigir muito das suas fotos, o resultado pode até ser bom, dependendo do ambiente, da luz e do momento que você está tirando. O modo retrato está equipado somente na câmera traseira, o que melhora um pouco a qualidade.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Estamos falando de fotos pela manhã, já nas fotos noturnas a resolução é pouca, e não possui tanta qualidade assim. Mesmo com Modo Noturno, a qualidade não é tão grande assim. Porém, é possível contornar isso usando um pouco do modo profissional.

Câmera traseira sem o modo noturno ativado
Câmera traseira sem o modo noturno ativado (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
Câmera traseira com o modo noturno ativado
Câmera traseira com o modo noturno ativado (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
Foto câmera traseira com flash
Foto câmera traseira com flash (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
Foto noturna com câmera frontal
Foto noturna com câmera frontal (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Ele consegue filmar em Full HD por 30 quadros na câmera traseira, e a câmera frontal grava em HD, não sendo recomendado para vídeos.

A câmera frontal possui 5 MP de resolução, com uma abertura de F 2.2. A qualidade também não é muito grande, mas pode ser bom para aqueles que não exigem muito. As câmeras ainda possuem Time Lapse e modo Panorama, o que impressionou nos testes.

De maneira resumida, podemos dizer que as câmeras até que impressionam, em um modelo de entrada básico. Então se você não exigir muito dele, pode ficar satisfeito com as suas fotos.

Bateria

Com certeza esse é o grande destaque do Realme C30, apresentando 5000 mAh a bateria do dispositivo aguentou até 10 horas diretas no brilho alto, vendo vídeos no Youtube. A duração pode diminuir com jogos e outros aplicativos apresentando até 7 horas diretas.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Na hora de carregar, o carregador de 10W leva a bateria de 0% a 100% em apenas duas horas de carregamento. Dependendo da sua utilização, é possível ficar até dois dias sem carregar. Um ponto importante a se lembrar, é que o carregador vem na caixa, mesmo que não seja muito potente.

Software

Mesmo que o processador seja até poderoso, um dos grandes responsáveis por toda a velocidade e facilidade da usabilidade, é o Android 11 Go. O sistema é uma versão mais simples e leve do software da Google, e é feita justamente para celulares com pouca RAM.

(Imagem: Nalbert/Tekimobile)
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

A versão Go, não permite algumas coisas, como por exemplo utilizar aplicativos multitarefas e não permite utilizar widgets. Pelo sistema ser a versão Go, alguns aplicativos nele também são Go, ou seja são mais leves e simples.

O Realme C30 vem com aplicativos pré instalados, como Snapchat, Facebook, Google Duo e muito mais. Mesmo que o sistema seja mais limitado, ele é rápido na hora de abrir alguns apps. A interface da Realme, é a Realme UI Go, e não atrapalha na utilização.

O sistema ajuda em todo bom desempenho, e assim eles trabalham de maneira unida. O dispositivo não possui sensor de impressões digitais, mas impressiona por possibilitar desbloqueio por reconhecimento facial, que é até rápido algumas vezes.

Por ser mais simples, não espere ver a nova conexão 5G nele, mas mesmo assim ele oferece Bluetooth 5.0, GPS e sensores de acelerômetro e proximidade. Para aqueles que gostam de escutar rádio, o Realme C30 também oferece Rádio FM e não possui NFC.

O Realme C30 vale a pena?

Compre se…

Quiser um celular simples e acessível

Depois de toda a análise, ficou claro que o Realme C30 é um dispositivo para quem gosta de jogos simples ou medianos, e também para aqueles que usam o celular para acessar a internet e redes sociais.

Se você quer um celular que faça tudo isso por um preço bom, o Realme C30 é a melhor opção, e pode até impressionar em outros pontos.

Quiser um celular com entrada para fones

Mesmo com toda sua simplicidade, que algumas vezes impressiona, o dispositivo ainda possui um diferencial que é a entrada para fones de ouvido.

Infelizmente os fones não vem na caixa, mas se você é do tipo que nunca abandonou os velhos fones por fio, o Realme C30 pode ser uma boa opção para escutar músicas e até rádio.

Não compre se…

Quiser um celular com câmeras melhores

Por se tratar de um celular simples, o Realme C30 não possui equipamentos profissionais de top de linha. Então se você é do tipo que gosta de câmeras em altíssima resolução, com vários detalhes, o Realme C30 não é esse tipo de dispositivo.

Se você está interessado nesse tipo de dispositivo, saiba que será necessário procurar por dispositivo que sejam um pouco mais caros, e que vão além dos modelos de entrada.

Quiser um celular para jogos mais pesados

Além das câmeras, o processador também não funciona com jogos mais pesados. Então se você é do tipo gamer, que gosta de jogar jogos com altos gráficos, e recursos poderosíssimos saiba que esse não é o tipo de dispositivo.

Também é importante ressaltar novamente, que dispositivos de entrada como o Realme C30 não vão oferecer recursos para jogos assim.

 

SUGESTÕES PARA VOCÊ