Review roteador WiFi Mesh Huawei: ele resolveu meus problemas de WiFi (vídeo)

Review do Huawei WiFi Mesh WS5800, novo roteador Mesh da empresa que conta com um potente processador e app de gerenciamento da rede.

Redes Wi-Fi mesh são uma ótima maneira de se livrar do acesso à internet irregular em sua casa. Elas são fáceis de configurar, requerem pouca intervenção, e geralmente têm um desempenho muito bom quando se trata de velocidades e cobertura. Testamos o Roteador Wi-Fi Mesh Huawei WS5800 por algumas semanas, e nesse review, mostrarei como ele pode dar um jeito no sinal do seu Wi-Fi, assim como funcionou comigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Huawei Wi-Fi Mesh WS5800 é uma ótima oferta para usuários domésticos que precisam de um pouco mais de seus roteadores Wi-Fi padrão, e sua facilidade e expansão perfeita torna muito fácil configurar e esquecer. Principalmente para quem sofre com “zonas mortas”; aqueles lugares onde seu Wi-Fi teima em não chegar e, principalmente, para quem mora em casas grandes ou sobrados onde apenas um roteador não é suficiente.

Preço e disponibilidade

O Huawei Wi-Fi Mesh WS5800 já está disponível no Brasil. Porém, nesse primeiro momento, a Huawei do Brasil está focada em empresas que prestam serviço de telecomunicações e não no cliente final. No site da empresa, há dois revendedores e os mesmos possuem preço sob consulta. Por outro lado, há vendedores no Mercado Livre e em outras lojas de Market Place vendendo na faixa dos R$ 1.300 e, segundo eles, é o modelo com selo da Anatel e não importado.

Antes de tudo: o que é exatamente uma rede Mesh?

Review roteador WiFi Mesh Huawei: ele resolveu meus problemas de WiFi (vídeo) 1

Mesh em português significa malha. Imagine uma malha cobrindo toda sua casa, é exatamente assim que funciona. Por exemplo, em uma rede usando roteadores comuns e um repetidor de Wi-Fi, o sinal é repetido e uma nova rede é criada. Isso atrapalha, pois a mudança para essa nova rede não funciona automaticamente e na maioria das vezes esse chaveamento só é feito quando a anterior perde o sinal. Fora que a velocidade de uma nova rede conectada a outra é sempre inferior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já em uma rede mesh isso não existe, embora fisicamente sejam vários roteadores, tecnicamente falando é como se fosse somente um único sinal de Wi-Fi. Sendo assim, a medida que você se movimenta o sistema analisa qual o roteador que está oferencendo a melhor velocidade e muda sem você precisar fazer nada. De maneira análoga, é como se você estivesse andando pela sua casa com um cabo conectado.

Além disso, automaticamente, como tudo está conectado; o sistema faz um gerenciamento da velocidade, distribuição do sinal, cobertura, dispositivos conectados, melhores canais e muito mais e se baseia nesses resultados para te entregar o melhor sinal possível.

Caso queira mais detalhes técnicos, temos um artigo completo sobre explicando todos os detalhes sobre uma Rede Wi-Fi Mesh, basta clicar aqui.

Vamos falar agora mais do roteador Mesh da Huawei.

Design

Review roteador WiFi Mesh Huawei: ele resolveu meus problemas de WiFi (vídeo) 2

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elegante e cilíndrico, o Huawei Wi-Fi Mesh WS5800 tem um design em  forma de torre que se adapta bem ao ambiente. Além de uma luz brilhante na base do aparelho, não há muito o que se notar nele, e isso é bom, pois ele se camufla no ambiente. Isso torna ótimo para o colocar mesmo à vista de todos, já que não parece muito extravagante. Há apenas um único botão na parte frontal que ajuda a emparelhar roteadores ou extensores adicionais da Huawei.

Na parte de trás você tem um botão de reset, o plug de energia e portas Ethernet para conectividade WAN e LAN. É bom ver três portas LAN disponíveis neste roteador, o que o torna ótimo para acesso à internet com fio para um PC ou console. A maioria dos outros roteadores de malha só oferecem uma única porta Ethernet, então a duas portas extras são definitivamente uma adição bem-vinda.

Review roteador WiFi Mesh Huawei: ele resolveu meus problemas de WiFi (vídeo) 3

Diferente de outros modelos, a segunda torre extensora é exatamente igual a primeira, ou seja, não dá para chamar de torre extensora. Ambas podem ser usadas como roteador principal. As lojas revendedoras também oferecem a opção de comprar um kit com três torres. Além disso, modelos mais novos de roteadores da Huawei são compatíveis com redes Mesh podendo ser usados como torres adicionais.

Configuração e desempenho

O que imediatamente gostamos sobre esse roteador é como é fácil configurar. Basta conectar o roteador no gateway de sua internet usando a porta WAN e baixar o aplicativo Huawei AI Life. Uma vez que o aplicativo é aberto, você pode se conectar rapidamente ao seu novo roteador, atribuir um SSID e senha, e… é isso.

Para configurar a segunda torre é mais fácil ainda. Basta ligar, colocar perto da outra e em poucos segundos já estão prontas. Sim, é tudo automático!

Huawei WiFi Mesh WS5800 botão sincronizacao

Já para alguém se conectar a rede, não é necessário digitar senhas. Na parte superior das torres há um sensor NFC, basta encostar o celular e ele se conecta a rede Wi-Fi.

O aplicativo em si é muito fácil de navegar, embora você descubra que há limites para o que você está autorizado a mudar. Por exemplo – como em outras redes de malha – não há opção de ter um 2.4 e 5GHz rodando com nomes diferentes. O sistema nomeia ambas as redes com o que você escolhe, e seus dispositivos se conectarão automaticamente a qualquer rede mais forte à medida que você navegar pela sua casa. O sistema também detectará canais Wi-Fi próximos e escolherá o melhor para garantir que você tenha as melhores velocidades.

Review roteador WiFi Mesh Huawei: ele resolveu meus problemas de WiFi (vídeo) 4

Você pode usar o aplicativo para monitorar quais dispositivos estão conectados à sua rede, executar diagnósticos rápidos, configurar um Wi-Fi convidado e restringir os tempos de uso da Internet com controles parentais.

Se desejar mais opções, você terá que fazer login manualmente no portal local do roteador. Ao conectar o cabo de rede no PC e depois no roteador, automaticamente é aberto um portal local com várias configurações. São configurações como atribuição DHCP, encaminhamento de portas, configuração de VPN e outras tarefas avançadas são todas acessíveis apenas ao portal da Web.

Há uma vantagem e desvantagem nisso – a vantagem, é claro, é que usuários menos técnicos podem configurar o Wi-Fi Mesh Huawei sem qualquer alarde, mas a desvantagem é que os usuários avançados então têm que usar o portal da Web para executar tarefas avançadas, em vez de usar o aplicativo que é mais conveniente. A outra nota é que há algumas discrepâncias – você não pode adicionar URLs para filtrar no aplicativo, mas você pode fazer isso no portal. O Wi-Fi Mesh Huawei também tem um firewall embutido, mas não há opções configuráveis.

Teste de desempenho

O recurso que você mais quer saber, é claro, é o quão bom o Huawei Wi-Fi Mesh WS5800 é em fornecer uma boa cobertura Wi-Fi em torno de sua casa.

Eu sempre tive sérios problemas com a cobertura de Wi-Fi em minha casa e, acreditem, ela não é grande. Minha casa é um retângulo onde os comôdos ficam um atrás do outro, consecutivamente. O roteador da operadora fica justamente no primeiro comôdo, e o problema é que nunca nenhum roteador conseguiu ser satisfatório a partir do terceiro comôdo, ou seja, depois de duas paredes. Do quarto comôdo para frente simplesmente o sinal some. Abaixo um esboço – mais ou menos real – de como é a configuração de minha casa.

Review roteador WiFi Mesh Huawei: ele resolveu meus problemas de WiFi (vídeo) 5

Além disso, minha casa fica “no meio” de vários condominios, então a interferência de outras redes é gigantesca.

Mas, como disse, instalando o kit com duas torres exatamente como no desenho, a cobertura da rede Mesh supriu todos os comôdos com cerca de 90% da minha banda de internet. A segunda torre ficou no terceiro comôdo a cerca de 20 metros da primeira. O que mais me surpreendeu é que, mesmo com apenas uma torre o sinal é bem mais forte que outros roteadores. Se conectando então a segunda, acabaram todos as zonas mortas que haviam anteriormente.

Como moro no segundo andar, fiz um teste com o vizinho de baixo, simulando quem tem um sobrado e funcionou incrivelmente bem, mostrando que nem pisos prejudicam o sinal do Huawei Wi-Fi Mesh WS5800.

O que não gostei

Embora ele tenha recebido uma atualização em dois meses – o que é bom – há algumas falhas esporádicas que percebi.

Uma delas foi a escolha automática do melhor canal de Wi-Fi disponível. Teoricamente, ele deve reconhecer o melhor e mudar automaticamente, porém esse recurso não funciona 100% do tempo. Algumas vezes que fui no app gerenciador, a velocidade estava notavelmente mais lenta, e ao olhar nos canais ele estava sofrendo com interferência, devido a um canal congestionado. Embora o app estivesse mostrando o melhor canal, o roteador se mantinha no ruim. Ai você precisa apertar o botão de automatizar, então ele muda. Claro, 99% das pessoas não olham o canal melhor de sua rede e depois de um tempo ele ajusta, mas claramente é um problema de software.

Outra falha, inerente a todos os kits Mesh que já testei, é a questão da comutação entre o 2,4 GHz e 5 GHz. Como ele não oferece duas redes separadas – o que é melhor na maioria das situações, algumas vezes os equipamentos de IoT (internet das coisas) bugaram. A questão que 99% desses equipamentos funcionam somente em redes 2,4 GHz, escolha óbvia por ela ter maior alcance.

O que acontece é que as vezes esses equipamentos sinmplesmente se desconectaram do Wi-Fi, necessitando um “reset” dos mesmos. Acredito eu que não estavam enxergando a rede 2,4 GHz do roteador. Bastou ligar e desligar eles que se conectaram. Foram poucas vezes, mas aconteceu. Como isso acontece em todos os sistemas Mesh, não sei se exatamente é um ponto negativo do Huawei, mas vale lembrar.

Conclusão

O Huawei Wi-Fi Mesh WS5800 é uma maneira infalível de configurar uma rede de malha em casa, com uma configuração extremamente simples. Sem nenhum tipo de configuração adicional, é perfeito para quem não tem muito conhecimento técnico e quer algo que funcione. O aplicativo de gerenciamento pode parecer básico para quem conhece mais, porém, para quem é leigo, é mais do que suficiente.

Wi-Fi Mesh WS5800 – Especificações técnicas

SUGESTÕES PARA VOCÊ