Review Samsung Smart Monitor M5 2023 (27″): é monitor, é Smart TV e é console

O Samsung Smart Monitor M5 também se conecta a computadores e celulares pelo WiFi ou internet, além de ter acesso a Netflix, Disney+ e todos outros streamings.
Por , 29/08/2023
8.5

Nossa opinião

O Smart Monitor M5 tem as principais características das Smart TVs da Samsung, além disso, possui qualidade condizente com o preço. Seu foco não é em gamers, mas para aqueles que procuram um monitor para trabalhar e assistir conteúdo.
Pros
  • Xbox Game Pass e GeForce Now embutidos
  • Boa qualidade sonora
  • Ampla variedade de conectividade
Contras
  • Resolução não é 4K

Review de 1 minuto

A Samsung anunciou em julho a atualização de seu monitor Smart Monitor M5. O novo monitor, embora não seja focado no publico gamer mais hardcore ou profissional, ele é uma excelente opção para o público que procura um monitor um monitor para trabalhar e que funcione como TV, para assistir filmes e séries em serviços de streaming.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas funções para trabalho, ele funciona até sem um computador ao se conectar a distância a um PC ou ao Microsoft 365 pela internet.

O Smart Monitor M5 2023 tem 27 polegadas e a tela é de LCD com 60Hz, ou seja, não tem uma taxa de atualização muito alta para jogos. Ele conta ainda com taxa de resposta de 4ms.

Além disso, as portas HDMI são 1.4, ou seja, você não conseguir usufruir tudo que os consoles de última geração oferecem.  Outro detalhe é o fato dele ter somente uma porta é ARC, então precisará escolher onde vai querer transmitir som.

Como roda o sistema Tizen, ele possui aplicativos para Netflix, Prime Video, Disney+, Globoplay e outros serviços de streaming. Além do Samsung TV Plus, onde é possível assistir diversos canais abertos gratuitamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Qualidade de imagem 

Smart Monitor M5 da Samsung
Smart Monitor M5 da Samsung. (Imagem: André/ Tekimobile)

A qualidade de imagem, no geral, é boa, na média de monitores intermediários. Ele tem controles totais de brilho, nitidez, matiz e outros. Tem suporte ao HDR10 e tem alguns modos automáticos para jogos e entretenimento. Além disso, tem a opção “Oftamologista” onde dá para baixar o brilho e reduzir a luz azul, a fim de proteger a visão para quem fica muito tempo na frente do monitor. 

O brilho é 250 nits e possui resolução Full HD (1920×1080 pixels), o que é razoável para uma tela de 27 polegadas, isso significa que você vai reparar em pixels nos ícones ou em textos quando conectado a um computador.

Ele também tem função de ajustar o brilho automático de acordo com o ambiente, e a mesma coisa faz com o som. O Som é bem alto e nítido, com frequências bem ajustadas, bem semelhante as TVs da marca. Um bom upgrade em relação ao modelo do ano passado, que tinha um som não muito bom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um monitor que é um Smart TV

Entre as características smarts do Monitor, que são o foco dele, é a possibilidade de acessar um computador Windows ou Mac OS a distância, espelhamento de tela de computadores ou celulares de qualquer sistema, conexão ao Samsung DeX de smartphones Samsung e acesso ao Windows 365 integrado. Para isso, ele conta com conexão Wi-Fi 5G.

Através das entradas USB, é possível conectar teclado e Mouse e operar os computadores ou celulares controlados a distância, bem como o Windows 365. O mesmo pode ser feito através de sua conexão Bluetooth 5.0.

Ele também tem suporte ao Multi View, que permite visualizar no monitor, ao mesmo tempo; duas fontes de imagens distintas, assim como em Smart TVs. 

Como ele roda o sistema Tizen você tem acesso aos principais serviços de streaming do mercado, como Netflix, Disney, Prime Video e etc, além do acesso grátis ao Samsung TV Plus. 

No controle remoto há teclas dedicadas ao Netflix, Gobloplay, Primevideo e Samsung TV Plus. 

O Samsung Smart Monitor M5 é bom para jogos?

Como dissemos no início da análise, o foco do Smart Monitor M5 não é para o público gamer mais hardcore, que compete ou exige altas taxas de atualização. Fatores como ter uma saída HDMI 1.4 não ajudam, principalmente para quem tem consoles de última geração que geram imagem em 4K.

smart monitor m5 tem duas saídas HDMI 1.4
Imagem: André/ Tekimobile

Porém, ele é mais que suficiente para um jogador casual, principalmente pelo fato de ter o Game Hub, que possibilita jogar jogos da Xbox Cloud ou GeForce Now sem precisar de um console, tudo pelas nuvens.

Como ocorre nas smart TVs da marca, o Gaming Hub da Samsung oferece uma central de recursos específicos para jogadores.

Conectando um controle sem fio ao monitor, é possível acessar mais de 1.000 jogos por streaming disponíveis no NVIDIA GeForce Now e Xbox Game Pass, serviços de assinatura disponíveis nos modelos. Além disso, também poderá acessar a Twitch, para acompanhar as transmissões de partidas ao vivo. 

Monitor Smart Monitor M5 da Samsung
Imagem: André/ Tekimobile

Como visto, o Smart Monitor M5 2023 é mais focado para trabalho e entretenimento, não sendo a melhor das opções para jogos ou trabalhos gráficos. 

Custando atualmente cerca de R$ 2.200, o usuário precisa avaliar muito bem se precisa dessas funcionalidades Smart, pois nesse valor, há diversas opções que não são Smarts, mais focam na qualidade de imagem e são melhores nesse quesito. 

SUGESTÕES PARA VOCÊ