[Review] Samsung Smart Monitor M8 2023 é monitor, TV, videogame e computador

Sendo um MIX de opções de conectividades e funcionalidades, o caro monitor é o melhor e único nesse nicho, mas cobra caro por isso.
Por , 30/10/2023
9.0

Nossa opinião

O Smart Monitor M8 2023 é um verdadeiro MIX de funcionalidades, onde faz tudo muito bem. Porém, devido ao preço, não é a melhor opção para aqueles que querem algo com apenas um uso.
Pros
  • Design e construção premium
  • Painel VA de excelente qualidade
  • Ampla gama de conexões
  • Muitas funcionalidades Smarts
Contras
  • Preço
  • Não mudou muita coisa em relação ao anterior

A Samsung é uma das primeiras empresas a empurrar monitores inteligentes para as massas, oferecendo a inteligência de uma TV moderna para fornecer acesso a todos os seus aplicativos de streaming favoritos sem a necessidade de um dispositivo externo.

Eu analisei os modelos M5 e M8 (2022) no ano passado e fiquei realmente impressionado com a tela de alta qualidade e a abundância de recursos inteligentes. Salte para 2023, e a Samsung atualizou seu monitor com recursos inteligentes aprimorados, com o “Meu Conteúdo”, bem como uma porta HDMI padrão e melhorias na base, mantendo o design padrão de 32 polegadas.

Pouco mais foi atualizado, com a Samsung se abstendo de fazer ajustes na tela 4K. Isso torna difícil justificar a atualização para quem tem o modelo anterior, mas levando em conta que o preço de ambos são praticamente iguais, esse modelo pode ser uma excelente compra para quem quer um monitor completo.

Design e construção

Sou um grande fã do design do Samsung M8 Smart Monitor (2023). Parece quase idêntico ao seu antecessor de 2022, mas é difícil ver onde mais a Samsung poderia ter melhorado.

[Review] Samsung Smart Monitor M8 2023 é monitor, TV, videogame e computador 1

Ele ostenta uma moldura preta fina que enquadra perfeitamente a tela, com a Samsung adotando uma abordagem limpa e minimalista que lembra bastante um iMac, o que é positivo.

Embora o design seja visivelmente distinguível do modelo de 2022, a Samsung fez alguns pequenos ajustes. A versão 2023 que tenho para revisão, com o suporte incluído, é 41 mm mais alta e 3,7 mm mais fina que sua antecessora. Isso não é suficiente para fazer uma diferença perceptível, embora o torne um pouco mais pesado para carregar com 7,2 kg.

A configuração inicial é fácil, com o suporte encaixando sem esforço na parte traseira da tela. Você precisará parafusar o suporte em sua base, mas o parafuso está incluído e leva apenas uma questão de segundos para apertar. Uma vez montado, o monitor tem uma base segura, então você não precisa se preocupar com tombos acidentais.

Ajustar a altura do monitor (até 12cm) é tão fácil quanto puxar e empurrar, enquanto também há a opção de inclinar o monitor para frente e para trás. Novo no modelo de 2023, o Samsung M8 agora suporta montagem na parede (100×100) e pode girar em até 92 graus para um alinhamento retrato – é útil para ler longos artigos online, embora a maioria das pessoas provavelmente prefira manter o monitor horizontalmente.

A Samsung afirma que o monitor M8 está disponível em branco, rosa ou verde. Infelizmente, só consigo encontrar a opção branca no site oficial da Samsung no Brasil, com um aviso de que as opções de cores variam dependendo do país. Lembrando que no ano passado só se achava a versão rosa. No entanto, a cor branca padrão ainda é agradável aos olhos com um acabamento estampado na traseira.

[Review] Samsung Smart Monitor M8 2023 é monitor, TV, videogame e computador 2

Minha atualização favorita pessoal para o modelo 2023 do monitor Samsung M8 é a introdução de uma conexão HDMI de tamanho padrão, trocando-a pela porta Micro HDMI, que não é tão comumente usada do ano passado. Juntamente com 1x USB-C e 2x USB-A, agora é substancialmente mais fácil conectar o monitor a praticamente qualquer laptop. A única omissão notável é o DisplayPort, mas isso não é um grande problema.

[Review] Samsung Smart Monitor M8 2023 é monitor, TV, videogame e computador 3

Um pequeno controle remoto branco vem com o M8, facilitando a navegação pelas configurações e todos os aplicativos de streaming integrados. Ele ostenta uma porta USB-C para recargas, embora eu assuma que a vida útil da bateria é longa, pois nunca precisei recarregar durante o processo de teste.

O M8 também vem com uma webcam externa, que se prende magneticamente à parte de trás do monitor. Eu pessoalmente prefiro que a Samsung integre a webcam no próprio monitor, mas também entendo o desejo da Samsung de manter a moldura da tela o mais fina possível. De qualquer maneira, devido ao tamanho da tela, a câmera sempre vai ficar “te olhando de cima para baixo”.

 

[Review] Samsung Smart Monitor M8 2023 é monitor, TV, videogame e computador 4

A qualidade de vídeo é ótima com uma resolução de 1080p, e a webcam pode ser inclinada para cima e para baixo. Porém, o “para baixo” é um ângulo reto, limitado pela moldura, e dado o tamanho dele não faz muito sentido virar a câmera para cima, só se for para filmar o teto.

Tela

A Samsung não fez nenhuma mudança na tela do Samsung M8 Smart Monitor (2023) em comparação com seu antecessor de 2022. Isso é decepcionante, pois teria sido bom ter a opção de um OLED ou Mini LED ou até mesmo uma taxa de atualização mais alta, mas esta não deixa de ser uma excelente tela.

[Review] Samsung Smart Monitor M8 2023 é monitor, TV, videogame e computador 5

O M8 ostenta uma resolução 4K (3840 x 2160) para uma imagem repleta de pixels capaz de imagens nítidas. Combine isso com as cores fortes e alto brilho, e este é um excelente monitor para produtividade e streaming de vídeo.

Usei um colorímetro para obter números exatos do desempenho do monitor. A Samsung afirma um brilho máximo de 400 nits, mas meu modelo de revisão era realmente capaz de impressionantes 450 nits. De qualquer forma, o M8 é muito mais brilhante do que seu monitor médio.

Fora da caixa, o M8 registrou um contraste de 3255:1, mas aumentando o brilho eu consegui melhorar o contraste para 4900:1. Este é um excelente resultado, e é provavelmente a principal razão pela qual a imagem parece tão boa a olho nu.

Atualizar para um OLED ou Mini LED teria melhorado ainda mais a imagem, com a Samsung optando por uma tela VA mais padrão. Mas para o crédito da Samsung, eu gravei um baixo nível de preto de apenas 0,09 nits, então não está muito longe de exibir pretos perfeitamente pintados como um painel OLED.

O Samsung M8 não é tão bom quando se trata de cobertura de cores, com apenas 85% e 88% de cobertura para os perfis Adobe RGB e DCI-P3, respectivamente. Isso significa que você pode encontrar monitores mais adequados para o trabalho sensível à cor para profissionais criativos, embora essas pontuações ainda sejam altas o suficiente para um trabalho mais casual.

Os jogadores mais exigentes também vão querer procurar outro monitor, já que a taxa de atualização é limitada a 60Hz. Você pode obter velocidades mais altas pela metade do preço, embora você vai perder a qualidade de imagem geral e todo o software inteligente. Se você só pretende jogar através de jogos como o Game Pass, ou não se importa com altas taxas de atualização, então o M8 ainda é perfeitamente bom para usar para jogos.

Os alto-falantes são integrados ao monitor, para que você não precise se preocupar com um sistema de áudio externo. O volume pode ser aumentado para um decibel de enchimento de ambiente. Eu felizmente usei os alto-falantes do monitor para reprodução de música Spotify e assistir filmes.

Software e Recursos

O ponto de venda único que torna o Samsung M8 uma compra tão atraente é todo o software inteligente recheado dentro. Este é um dos poucos monitores que podem operar de forma independente e, portanto, podem transmitir todos os seus aplicativos favoritos sem a necessidade de estar conectado a um PC.

[Review] Samsung Smart Monitor M8 2023 é monitor, TV, videogame e computador 6

O M8 usa o próprio sistema operacional Samsung Tizen, que tem uma abundância de aplicativos e recursos pré-instalados. Parece muito semelhante à experiência de uma smart TV moderna.

Netflix, Disney Plus, Apple TV, Now, YouTube, Prime Video e muito mais estão pré-instalados no monitor para facilitar o acesso. O Samsung TV Plus ainda permite que você acesse alguns canais nacionais interessantes e outros nem tanto.

Há uma seção dedicada a jogos também, com aplicativos pré-instalados para plataformas em nuvem, como Xbox Game Pass e Nvidia GeForce Now. Basta conectar um controle de jogos ao monitor via Bluetooth e se inscrever em uma dessas assinaturas, e você está pronto para jogar.

Tanto a Bixby quanto a Amazon Alexa também estão integradas ao monitor, permitindo que você use comandos de voz para navegar pelo software do monitor. Funciona tão bem quanto você poderia esperar também.

Uma novidade para o modelo 2023 inclui o My Contents. Este é um protetor de tela personalizável que será exibido sempre que seu smartphone estiver próximo do monitor, caindo em modo de espera quando você se afastar. Você pode definir suas fotos e calendário para este protetor de tela e até mesmo configurá-lo para exibir um relatório meteorológico.

O modo Multi View foi tratado como uma atualização para, finalmente permitir que você use aplicativos Microsoft 365 e o aplicativo Navegador no modo de tela cheia. Mas isso parece mais uma correção do que um novo recurso para se empolgar.

Vale a pena?

Considerações Finais

O Samsung M8 Smart Monitor (2023) é um dos meus monitores de produtividade favoritos de todos os tempos. Ele possui excelente qualidade de imagem, enquanto os aplicativos integrados e recursos inteligentes garantem que ainda seja útil quando seu PC não está conectado.

No entanto, é mais uma pequena revisão do que uma atualização na edição de 2022. As especificações da tela não foram alteradas, enquanto novos recursos, como Meu Conteúdo, fazem pouco para melhorar a oferta de software. Mais útil é a nova porta HDMI de tamanho normal, bem como a introdução do modelo menor e mais acessível de 27 polegadas.

Essas atualizações não são suficientes para provar que o M8 é uma compra de melhor valor do que o Samsung M7 Smart Monitor, que é visivelmente mais acessível. Enquanto isso, os jogadores estão melhor conferindo  o Samsung Odyssey Neo G7, e os profissionais criativos que possuem um Mac devem considerar o Apple Studio Display.

SUGESTÕES PARA VOCÊ