Nossa opinião
- Opções de conectividade
- Suporte a aplicativos do Tizen OS
- Preço razoalvemente bom
- Base poderia ter mais articulações
ÍNDICE
Monitor ou Smart TV? Essa é uma pergunta que muitos fazem na hora de comprar uma tela para PC. Pensando nisso, a Samsung criou em 2021 sua linha de Smart Monitors que, como sugere o nome, é um monitor com funções de Smart TVs.
O Smart Monitor Samsung M5 de 24 polegadas tem o diferencial de vir com o sistema operacional Tizen de TVs da Samsung, controle remoto, além de várias possibilidades de conexões sem fio. A dúvida é saber se vale a pena, afinal ele acaba sendo um pouco mais caro que Smart TVs pequenas.
Construção e tela
O Monitor Samsung M5 esteticamente é bonito, mas nada de muito diferente. Ele tem bordas bem finas, com exceção da inferior com o logo. No geral, passa um aspecto bem premium. Ele é bem fino e vem com uma base bem discreta, porém só possui ajuste de ângulos, não dá para regular a altura.
A tela é de LCD IPS com proporção 16:9 e resolução Full HD. O IPS garante boa visualização em qualquer ângulo, principalmente para quem quer usar ao lado de outro monitor.
Como dissemos, se trata de um Smart Monitor, é as funções “espertas” são justamente o que o torna diferente, pois esse não é um monitor com funções avançadas para quem trabalha como arte ou mesmo para gamers, não é o seu foco. O foco é a conectividade e é nesse aspecto que focaremos esse review.
Leia também:
Tizen: Sistema operacional de Smart TVs
Por rodar o Tizen, você vai conseguir instalar qualquer serviço de streaming e até de canais de TVs por IPTV, como DirecTV Go, ou qualquer aplicativo que há na loja de apps do sistema.
Você pode configurar de maneira mais fina o brilho, contraste etc. Ainda há um submenu chamado “Oftamologia” onde há diversas configurações para combater fadiga ocular, brilho em excesso, filtro de luz azul e outras coisas que podem fazer mal a saúde. Tem também uma função de brilho automático, igual em celulares, para ajustar o brilho de acordo com a luminosidade do local e o horário.
Mas daí vem a primeira diferença para uma TV: ele não tem entrada para antena, seja analógica ou digital, mostrando que o foco não é ser uma TV de fato.
O Samsung M5 ainda possui dois alto falantes produzindo som estéreo. Não é nada especial obviamente, mas dá para ouvir músicas enquanto trabalha ou assistir séries e filmes com uma qualidade satisfatória, dentro da proposta desse monitor.
Assim como no vídeo, ele tem diversos ajustes de som, inclusive um ajuste automático de som, que não faz muito sentido, mas está lá.
Falando em som, esse monitor vem com controle remoto. O que possibilita ajustar volume e navegar por todo o sistema como uma Smart TV.
Review Smart Monitor Samsung M5: grande variedade de conexões
Outra vantagem frente a um monitor comum é o fato dele ter um leque de opções de conectividade, principalmente dentro do ecossistema da Samsung.
Ele tem suporte ao Tap View que basta dar um toque no monitor com um celular Samsung que ele espelha a tela no monitor sem precisar configurar absolutamente nada. É bem legal e quase sempre funciona de primeira.
Também tem suporte ao Smart View, aplicativo onde é possível controlar o monitor através do celular ou computador, bem como transmitir conteúdo, espelhar a tela e etc. Também funciona com o app Smart Things, exclusivo da Samsung que possui funcionalidades semelhantes.
Se você tem um iPhone ou Mac, sem problemas, pois ele também suporta conexão com o Air Play.
Também tem nativamente suporte ao Samsung Dex, onde basta conectar o celular que ira se transformar em um PC
Outra funcionalidade bem interessante, é a possibilidade de usar ele como um monitor sem fio.
Você pode usar a função de transmissão de tela pelo próprio Windows usando Wi-Fi Direct ou pelo Air Play no caso de um Mac. Essa função essa é meio travada, é um quebra galho. Ambos precisam estar na mesma rede.
Uma segunda maneira é controlar seu Computador remotamente usando o aplicativo Easy Connect. É possível conectar ele a um computador com Windows através do aplicativo Easy Connect.
Depois, basta conectar um teclado e mouse através da porta USB do monitor e controlar remotamente tudo, e isso pode ser feito com a CPU em qualquer lugar do mundo, bastando estar na internet.
São funções quebra galho bem interessante quando você estiver sem um cabo HDMI, mas obviamente não substitui o cabo.
Por último, o M5 tem acesso ao Office 365. Caso você queira acessar seus documentos do Office diretamente no monitor sem precisar acessar um PC, ele tem acesso nativo. Basta entrar no app do monitor, logar com sua conta e pronto.
Vale destacar que tanto a opção de PC remoto como pelo Office 365 é uma função bem emergencial. O monitor nem de longe tem hardware para ser um computador, por isso o processamento não será dos melhores.
Smart TV ou Monitor?
A primeira coisa que o difere de uma Smart TV é o fato dele não ter entrada para antenas, seja analógica ou digital. Além disso, há duas saídas HDMI 2.0, o que limita seu uso.
Também não tem taxa de atualização alta e variável, o que não o torna bom para jogos, como aconteceria em uma Smart TV dedicada.
Além disso, tem a questão de tamanho. Não há TVs de 24 polegadas no mercado com qualidade, sendo assim ele nem tem o que canibalizar no mercado.
Vale a pena comprar o Monitor Smart M5?
Eu acho que vale a pena se você trabalha em casa e não precisa de uma tela grande. A facilidade de ter seu streaming e essas funcionalidades na sua mesa, pode colaborar bastante com sua produtividade, até para tirar uns minutos de intervalo e assistir suas séries favoritas.
Mas não é aconselhado para quem precisa de algo mais avançado, como quem trabalha com edição de imagens ou algo parecido, ele não tem hardware para isso.
Também não é aconselhado para quem curte os momentos de folga jogando, como dissemos ele não tem taxa de transmissão alta, o que pode atrapalhar dependendo do jogo.