Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também

O Xiaomi 12 Lite é uma excelente opção para quem procura câmera e tela de topos de linha, mas quer gastar menos
Por , 11/07/2022
9.0

Nossa opinião

Embora o Xiaomi 12 Lite tenha mantido exatamente o mesmo hardware da versão anterior, a Xiaomi escolheu dar um upgrade na câmera principal e também na tela. Ambos os componentes são de modelos de topos de linha, sendo a escolha perfeita para quem foca nesses dois aspectos.
Pros
  • Câmera principal excelente
  • Tela AMOLED muito boa
  • Carregador de 67 Watts
Contras
  • Mesmo hardware do ano passado
  • Totalmente de plástico

Review de 1 minuto

O Xiaomi 12 Lite é um smartphone intermediário que teve algumas evoluções quando comparado ao modelo de 2021, poucas, mas teve. Se destaca por sua nova câmera principal de 108 MP capaz que fazer excelentes fotos e por sua tela de AMOLED.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com seu chipset Snapdragon 778G e até 8 GB de RAM, ele chega com uma boa alternativa entre os intermediários mais avançados. No geral, ele rodou todos os principais games da atualidade sem engasgos. O processador suporta o 5G, inclusive todas as frequências usadas no Brasil.

A tela de AMOLED tem 6,55 polegadas tem resolução full HD de 1080 x 2400 pixels, taxa de atualização adaptável de até 120Hz e taxa de amostragem de toque de 240Hz para menor tempo de resposta durante o jogo. Possui ainda certificação HDR10 + e Dolby Vision, tornando-a uma tela de nível de topo de linha. Ele compartilha as mesmas especificações dos painéis do Xiaomi 12 e 12X, o que é bastante impressionante, considerando o preço bem menor.

Sua câmera de 108 MP mede 1/1,52″ com pixels de 0,7µm e abertura de f/1.9, um belo upgrade em relação ao do ano passado de 64 MP. Por outro lado, o sensor utlrawide é o mesmo de 8MP, 1/4.0″, 1.12µmp com abertura de f/2.2. Já o terciário, saiu o já ruim macro de 5 MP e entrou um sensor inútil de 2 MP e sem foco automático para fotos macros. O sensor frontal tem 32MP, 1/2.8″, 0.8µm e abertura de f/2.5.

A câmera principal tira fotos excelentes à luz do dia, com boa nitidez, detalhes finos e ruído quase inexistente. É uma câmera comparada com topos de linha. Claro, como todo Xiaomi, o software dá um boost nas cores e constraste, tornando mais atraentes para alguns, exageradas para outros. Durante a noite também não faz feio. Cores e constraste são bons, consegue detalhes de sombras e tem pouco ruído.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

As fotos ultrawide são razoáveis pois o sensor já é bem batido. Durante o dia as fotos são aceitáveis com bom brilho e nitidez bons, porém com mais ruídos que a principal. Já durante a noite ela é um quebra galho.

A câmera macro de 2 MP é inútil como dissemos anteriormente, nem vale ser citada. A lente principal consegue focar melhor e tirar fotos de perto melhores que ela.

A câmera frontal também tira boas fotos. O sensor de 32 MP tem um nível de detalhes excelente, mesmo durante a noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A bateria tem 4.300 mAh é não um dos seus destaques. Poderia ser melhor quando vista a concorrência. Porém, vem com o carregador de 67 W da empresa que carrega de 50% da carga em apenas 15 minutos, segundo nossos testes. No geral, ela dura o dia todo.

Ele está custando cerca de R$ 2.350 na versão mais barata (sem cortar eventuais taxas de importações) na loja oficial da Xiaomi no Aliexpress. No Brasil ele também pode ser comprado pela loja oficial da Xiaomi com garantia e selo Anatel, porém custa R$ 4.000.

Review Xiaomi 11 Lite – Design e construção

Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 1
Imagem: André Luiz/ Tekimobile

Bem diferente do ano passado, o Xiaomi 12 Lite tem batante traços dos modelos mais caros Xiaomi 12, 12X e 12 Pro. A diferença fica mesmo com respeito a construção, sendo que o Xiaomi 12 lite é inteiramente feito em plástico e não possui nenhuma certificação IP.

A traseira imita vidro fosco e é bem bonita e não pega muito marcas de impressões digitais. Testamos a versão preta e as marcas são quase invisíveis. O aparelho é muito leve com apenas 173 gramas, tornando-se assim uma boa opção para quem prefere smartphone mais “compactos”, embora ele não seja exatamente dessa categoria.

Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 2
Imagem: André Luiz/ Tekimobile

Ele será vendido em três cores: Black, Lite Green e Lite Pink.

Xiaomi 12 lite – tela

A tela de OLED tem 6,55 polegadas possui resolução full HD de 1080 x 2400 pixels, taxa de atualização adaptável de até 120Hz e taxa de amostragem de toque de 240Hz para menor tempo de resposta durante o jogo. Quanto ao brilho, a Xiaomi promete até 950 nits.

Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 3
Imagem: André Luiz/ Tekimobile

Nos nossos testes, ele se saiu muito bem principalmente quando usado diretamente na luz do sol. Se saiu melhor, por exemplo, que o Motorola Edge 30 Pro, porém ainda bem inferior que a linha Galaxy S22. Mas, para um smartphone intermediário, a Xiaomi caprichou nessa tela.

Completam ainda suporte a certificação HDR10 + e Dolby Vision, tornando-a uma tela de nível de topo de linha. Ele compartilha as mesmas especificações dos painéis do Xiaomi 12 e 12X, o que é bastante impressionante, considerando o preço bem menor.

Review Xiaomi 12 lite – hardware e perfomance

O Xiaomi 12 Lite possui exatamente o mesmo SoC que seu antecessor 11 Lite 5G NE – o Snapdragon 778G 5G. O chip é baseado no processo de fabricação N6 de 6 nm da TSMC. Ele usa uma CPU octa-core e uma GPU Adreno 642L para tarefas graficamente intensivas. A CPU consiste em três clusters 1x Kryo 670 Prime de 2,4 GHz (Cortex-A78), 3x Kryo 670 Gold de 2,4 GHz (Cortex-A78) e 4x Kryo 670 Silver de 1,8 GHz (Cortex-A55).

As variantes de memória disponíveis são 6 GB/128 GB, 8 GB/128 GB e 8 GB/256 GB com armazenamento do tipo UFS 2.2 e RAM é LPDDR4X.

Nos nossos testes não há o que reclamar. O Xiaomi 12 Lite conseguiu executar sem muito esforço jogos pesados como Gensing Impact e outros do mesmo nível, mantendo uma boa taxa de FPS e não esquentando muito.

Ele não tem costume de fechar aplicativos rodando em segundo plano, o que é ótimo. Sinceramente, em 90% dos casos, mesmo para os mais exigentes, é um smartphone que não ficará devendo para os topos de linha para o uso comum.

Sua bateria de 4.300 mAh poderia ser melhor, já que muitos concorrentes nessa faixa de preço possui 5.000 mAh. A justificativa mais plausível é o fato positivo dele vir com um carregador de 67 Watts que consegue o carregar até 50% em apenas 15 minutos, com uma carga completa em torno de 40 minutos ou menos.

Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 4
Imagem: André Luiz/ Tekimobile

Além disso, a bateria também possibilita que ele seja mais compacto, com apenas 7 mm de espessura. Porém, para quem está longe da tomada durante um longo tempo isso pode ser um incômodo, pois o mesmo dificilmente passa de um dia de uso em situações mais extremas.

Na parte de conexões, o Xiaomi 12 Lite tem Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC e, olhem só: emissor infravermelho. Esse último pode transformar o celular em um controle remoto.

Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 5
Imagem: André Luiz/ Tekimobile

Ele conta ainda com som estéreo. O Xiaomi 12 Lite suporta dois chips 5G, porém não tem entrada para cartão microSD e nem para fones de ouvido.

Xiaomi 12 Lite – câmeras

As comparações são inevitáveis com o modelo antecessor, o Xiaomi mi 11 Lite. Mas, no geral, no departamento de câmeras a Xiaomi fez um bom upgrade no geral, ao contrário da parte de hardware.

Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 6
Imagem: André Luiz/ Tekimobile

Ao invés do sensor de 64 MP usado no anterior, o Xiaomi 12 Lite traz um potente sensor de 108 MP. Se trata do Samsung 108MP ISOCELL HM2, usado em diversos topos de linha do ano passado. Ele é consideravelmente grande com 1/1,52″ e pixels de 0,7µm com abertura de f/1.9. Ele usa o sistema nona-bayer que transforma 9 pixels em 1, criando imagens de 32 MP mas com pixels enormes, aumentando a entrada de luz.

No geral, as fotos são muito boas durante o dia. Praticamente não dá para notar ruídos, há uma boa nitidez e os detalhes são finos. O alcance dinâmico da câmera também não decepciona, principalmente com o HDR ativado.

Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 7
Imagem: André Luiz/ Tekimobile
Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 8
Imagem: André Luiz/ Tekimobile
Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 9
Imagem: André Luiz/ Tekimobile

Durante a noite, a câmera também surpreende quando lembramos que estamos falando de um intermediário. Cores e constraste são bons, consegue detalhes de sombras mesmo em locais que a olho nu você não vê muita coisa e ainda tem pouco ruído.

Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 10
Imagem: André Luiz/ Tekimobile
Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 11
Imagem: André Luiz/ Tekimobile

A câmera frontal tem um sensor de 32MP, 1/2.8″, 0.8µm e abertura de f/2.5. As fotos tem um nível de detalhes impressionante e, além disso, um alcance dinâmico muito bom quando o HDR está ativado.

Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 12
Imagem: André Luiz/ Tekimobile
Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 13
Imagem: André Luiz/ Tekimobile
Review Xiaomi 12 Lite: câmera de topo de linha e preço também 14
Imagem: André Luiz/ Tekimobile

Conclusão

Para quem está acostumado a importar e não se importa com garantia, sem dúvida que o preço dele é convidativo e supera qualquer outro intermediário vendido no Brasil.

Por outro lado, vale ressaltar que com o valor dele, você consegue comprar topos de linha do ano passado como o Galaxy S20 FE ou Motorola Edge 20 Pro, que serão melhores em praticamente tudo. Com excessão da câmera de 108 MP que será melhor que a do Motorola e equivalente ao Samsung.

Há também boas opções na linha A da Samsung, que terão o plus a mais de certificação IP em vários modelos e em alguns casos câmeras equivalentes.

SUGESTÕES PARA VOCÊ