O Google anunciou hoje (23) o Android 10 Go, versão do sistema focada em smartphones mais simples com até 1,5 GB de RAM. O lançamento, teoricamente, garante mais velocidade e confiabilidade parar o usuário transitar mais rápido de um app para outro, consumindo menos memória do aparelho e permitindo que aplicativos mais pesados – como jogos – abram mais rápido e não tenham problemas de lentidão em aparelhos mais baratinhos.
O Android Go é uma versão otimizada do sistema tradicional, que possibilta que smartphones com hardware mais fracos possa rodar o sistema sem comprometer a experiência de uso. No Android 10 Go, há ainda recursos para economizar dados móveis e gastar menos processamento. Além disso, ele garante mais espaço em um dispositivo com 8 GB de armazenamento, nesse caso, o sistema irá deixar o dobro de espaço disponível de fábrica em relação ao Android 7.0 Nougat.
O Android Go oferece uma ampla gama de opções e celulares com desempenho aprimorado para pessoas que estão entrando agora no universo da internet. Estamos animados para ver usuários de todo o mundo aproveitando as últimas novidades do Go, afirma Sagar Kamdar, Diretor de Gestão de Produto para Android.
- Galaxy S10 recebe Android 10 nos EUA e Canadá, no Brasil nada
- Huawei e Honor revelam quais smartphones receberão o Android 10
Uma novidade da nova versão do Android Go é a tecnologia Adiantum, criada especialmente para smartphones mais acessíveis e realiza uma função que, até então, não era possível – a criptografia de dados sem prejudicar o desempenho do aparelho. A Adiantum foi criada para rodar com eficiência sem precisar de hardware especializado.
Novas experiências nos aplicativos
As experiências nos apps criados para celulares Android Go estão cada vez mais leves, ágeis e intuitivas – o que ajuda muito as pessoas que estão tendo o primeiro contato com um aparelho móvel.
Outra novidade trazida na nova versão é a atualização do Google Go. O aplicativo agora conta com o recurso de leitura em voz alta, criado com apoio da inteligência artificial. Com isso, a leitura de um texto longo pode se transformar numa experiência semelhante a ouvir um programa de rádio.
O Google Go traz ainda a capacidade de ler e traduzir usando o Google Lens. Basta apontar a câmera para um texto e o Lens lê as palavras em voz alta, mostrando e pronunciando cada uma delas – em um processo que ajuda muito no processo de aprendizagem de uma nova língua.
É possível também clicar numa palavra específica para fazer uma busca ou traduzi-la para qualquer idioma. Já o
Galeria Go, lançado recentemente, tem uma galeria leve e rápida, que permite auto-organização offline – reduzindo o app para um tamanho inferior a 10MB.