Depois que o Google anunciou o lançamento do Android 5.0 Lollipop e todas as suas novidades, vários fabricantes já começaram a soltarem datas para a atualização de seus aparelhos. Algumas datas até postamos por aqui, porém, para facilitar a vida de nossos leitores, damos início a esse guia com a data que cada marca anunciou. Obviamente o guia será atualizado sempre que um novo fabricante, ou data, alterar. Vamos começar pelos fabricantes que já se pronunciaram sobre as datas.
Google – linha Nexus
A grande vantagem de comprar um aparelho da linha Nexus, é justamente saber que seu smartphone será atualizado para a mais nova versão do Android rapidamente, dessa vez não seria diferente. Assim que o Google mostrou o novo Android 5.0 Lollipop rodando no Nexus 6, já avisou que rapidamente os aparelhos anteriores seriam atualizados. Segue a lista dos modelos atualizáveis:
- Nexus 4
- Nexus 5
- Nexus 7 (2012)
- Nexus 7 (2013)
- Nexus 10
Quanto as datas, a empresa disse que nas próximas semanas. Rumores apontam que já na primeira semana de Novembro vai começar a onda de atualizações nos Nexus, começando pelo Nexus 5.
Motorola
Leia também:
Essa foi a primeira de todas a dar datas para atualização de seus aparelho. O fato da empresa disponibilizar um Android praticamente puro para seus novos modelos Moto G, Moto X e Moto E, facilita em muito adaptarem a nova versão do sistema. Abaixo os aparelhos confirmados e suas datas.
- Moto X (1 Gen. & segunda geração)
- Moto G (1 Gen. & segunda geração)
- Moto G com 4G LTE
- Moto E
- Droid Ultra, Droid Maxx e Droid Mini
A empresa não deu datas especificas. O blog dela ainda avisa os usuários para ficarem atentos lá na página de atualizações de software e aos seus canais para ficarem sabendo de mais detalhes sobre as datas.
Sony
A Sony foi outra que surpreendeu e rapidamente se pronunciou a respeito das atualizações dos seus aparelhos da linha Xperia. Digo que surpreendeu, pois toda a linha Xperia Z será atualizada. Segue lista:
- Xperia Z
- Xperia ZL
- Xperia ZR
- Xperia Tablet Z
- Xperia Z1
- Xperia Z1S
- Xperia Z Ultra
- Xperia Z1 Compact
- Xperia Z2
- Xperia Z2 Tablet
- Xperia Z3
- Xperia Z3v
- Xperia Z3 Compact
- Xperia Z3 Tablet Compact
Se por um lado é legal saber que serão atualizados, a Sony foi honesta nas datas e mostrou que vai demorar um pouco. O primeiro a receber será o Xperia Z Ultra Google Play edition, afinal é responsabilidade do Google. Depois vem a linha Xperia Z3 que será atualizada somente em Janeiro e depois em Fevereiro chega para o Xperia Z2. Os outros vem depois, dentro do primeiro semestre de 2015.
ASUS
A ASUS acabou de chegar no mercado brasileiro com o sucesso de vendas Zenfone 5 e também com o Zenfone 5, mas saibam que hoje (20/10) a empresa se pronunciou e garantiu que todos os modelos Zenfone 4, Zenfone 5 e Zenfone 6 serão atualizados para o Android 5.0 Lollipop. Lembrando que a empresa atualizou esse mês eles para o Android KitKat.
A atualização começará no primeiro trimestre de 2015. Segundo eles a demora se dá ao fato que a equipe de desenvolvimento de software da Asus, que fica sedeada em Taiwan, ainda vai homologar a versão final do Android 5.0.
Atualização: A ASUS disse que o Zenfone 4, 5 e 6 ganhará a atualização em abril do ano que vem, já o PadFone S e PadFone Infinity em abril e junho de 2015.
LG
A LG foi a última a se pronunciar quanto as atualizações para o Android 5.0 Kitkat. Porém já confirmou que dois de seus principais aparelhos serão atualizados. A LG publicou no seu perfil alemão do Facebook que o G3 e o G2 serão atualizados, o modelo mais recente ainda em 2014 e o G2 logo após a primeira liberação do Android 5.0. É muito bom ver que aos poucos todos os fabricantes estão marcando as datas de atualização dos seus aparelhos mais recentes, o que deve dar um fôlego extra para estes gadgets. Principalmente a LG que historicamente é a pior fabricante quando o assunto são atualizações do Android.
Samsung
A Samsung normalmente se sai melhor que a LG quando o assunto são seus modelos topos de linha. Normalmente ela rapidamente atualiza eles. Por outro lado, os intermediários e de entradas demoraram uma eternidade, e na maioria das vezes são completamente abandonados pela fabricantes. Esse é o preço de se comprar de um fabricante que lança smartphones quase diariamente.
Se você tem um aparelho antigo, sinceramente amigo, não mantenha esperanças.