Não é segredo que o separa um Android de um iPhone é sua exigência de hardware, por isso até hoje aparelhos da Apple se dão bem com menos memória RAM. Mas o Android Go veio para melhorar isso, ou tentar pelo menos.
O Google, tentando mudar esse cenário, lançou o Android (Go edition) que traz vários aprimoramentos e otimizações do sistema, tirando funções avançadas não usadas por usuários mais simples e otimizando outros processos. Depois da sua estreia no Android 8 Oreo, a Google anunciou o Android 9 Pie com ainda mais novidades.
Com o lançamento do Android 9 Pie (Go Edition), eles focam em mercados emergentes, como no Brasil, onde a grande maioria das pessoas utilizam aparelhos com hardware e especificações mais simples.As versões padrão do Android são, muitas vezes, demasiadamente pesadas e exigentes para smartphones de entrada.
Deste modo, a Google apresentou o Android (Go edition) no ano passado, estando já presente em duzentos modelos de smartphones em mais de cento e vinte países. Atualmente é possível encontrar smartphones com este sistema operativo no Brasil como o Twist da Positivo e o Moto E5 Play da Motorola.
Leia também:
O que o Android 9 Pie (Go edition) traz de diferente?
Uma das medidas implementadas no Android (Go edition) é ligada com a quantidade de espaço que o próprio sistema operativo ocupa no armazenamento interno do dispositivo. Ao passo que uma versão padrão do Android ocupa cerca de 5,5GB, o Android 8 Oreo (Go edition) ocupa apenas 3GB e o futuro Android 9 Pie (Go edition) ocupará apenas 2,5GB! Estamos perante um corte de mais de 50% sem comprometer a integridade e funcionamento na base do sistema operativo.
Em dispositivos modestos com pouco armazenamento interno, 8GB é o exemplo dado pela Google, esta redução terá uma influência considerável no desempenho do aparelho. Com o Android (Go edition) o utilizador terá bastante mais espaço para os seus ficheiros e para instalar aplicações.
A somar às medidas aplicadas no núcleo do sistema operacional, o Android (Go edition) conta com um conjunto de aplicações do Google desenvolvidas especialmente para esta versão.
A aplicação Google Go permite ler páginas web em voz alta, destacando o texto que é lido no processo. Algo mais interessante está presente no YouTube Go que permite transferir vídeos para ver mais tarde, mesmo estando offline.
O Mapas Go passará a suportar navegação com indicações curva-a-curva, que a colocam mais próxima da versão padrão disponível noutros smartphones Android. A app Files Go será capaz de transferir dados na modalidade peer-to-peer, sem necessitar de ligação à Internet e com velocidades de até 490Mbps.
O próprio Google Assistant Go está presente nesta versão Android 9 Pie (Go edition) e passará a suportar o Português (Brasileiro), o Espanhol e Indonésio. Para além disso, ao nível de funcionalidades passará a contar com comandos para controlar a câmara, lanterna, lembretes e Bluetooth.
A aposta da Google para “atacar” os mercados emergentes fica assim reforçada, podendo vir a ser a entrada de muitos utilizadores no mundo dos smartphones e o consequentemente abandono dos tradicionais telemóveis.