Android Oreo (Go Edition): feito para smartphones baratos e fracos

O Android Oreo (Go Edition) é uma versão simplificada do Android capaz de desativar funcões para funcionar até com 512 MB de RAM.
Avatar de André Luiz
Atualizado há 6 anos
android oreo go edition

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Nem todos precisam de celulares poderosos. Um simples capaz de acessar internet e Whatsaspp está bom. Mas o Android não é otimizado para isso, tornando aparelhos com hardware fraco lentos. Mas o Google anunciou o Android Oreo Go Edition, justamente para smartphones mais fracos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Android Oreo (Go Edition): feito para hardware limitado

O Android Oreo (Go Edition) é uma versão simplificada do Android normal. Ele é capaz de desativar funcões e otimizar outras para economizar processamento e, principalmente, memória RAM. Com isso ele entrega uma experiência mais fluida e rápida, mesmo quando o smartphones tem sérias limitações de hardware. Segundo o Google, eles pretendem rodar o Android Oreo (Go Edition) até mesmo em hardware com 512 MB de RAM.

A versão otimizada Android Oreo (Go Edition) promete abrir apps em uma velocidade até 15% maior em relação à versão original, aplicando os limites nos lugares certos para “lubrificar as engrenagens” e fazer o sistema inteiro rodar mais liso.

Além disso, ocupa 50% menos espaço do que a instalação padrão do Android Nougat.

A base para a construção do Android Oreo (Go Edition) está inteiramente em serviços da Google: Google Assistant Go, YouTube Go, Google Maps Go, Gmail Go, Gboard e o Files GO, já lançados pela Google. Esses apps são mais leves do que os originais, naturalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Ademais, o conjunto também tem um grande foco em economia de dados, carregando apenas imagens cruciais e dados vitais para o funcionamento dos aplicativos. Com o recurso Data Saver, inclusive, Google promete economizar até 600 MB por ano, uma grande diferença em países emergentes.

Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.