O Google anunciou hoje o novo Android, na realidade o nome do Android anteriormente conhecido como O. Agora, como os rumores já haviam adiantado, a nova versão do Android 8 é chamada Android Oreo, a famosa bolacha – ou biscoito. Mas o mais legal foi o “evento” de divulgação: Um vídeo de menos de 1 minuto anunciando o nome. Sem dúvidas foi uma bela trolada do Google.
Novidades do Android Oreo
A central de notificações, por exemplo, está agora com tons mais claros ao invés daquele cinza escuro usado anteriormente, o que vai ao encontro da mesma tonalidade usada em outras áreas do sistema. Além disso, as notificações tiveram seu visual rearranjado, ocupando um espaço mais otimizado abaixo dos atalhos para configurações.
Falando sobre áreas mais específicas do sistema, tivemos algumas novidades para a tela do gerenciamento de bateria, que agora permite um acompanhamento mais detalhado do consumo não apenas de apps como também de serviços do sistema. Os próprios aplicativos nativos ganharam mudanças em seu ícone, sendo padronizados agora para facilitar a identificação na lista.
No menu de configurações, tivemos o fim do menu lateral, sendo adotado agora um padrão mais direto com todas as opções disponibilizadas em lista, logo abaixo das sugestões feitas com base nos ajustes mais acessados. Como já acontecia, temos ainda a barra de busca para facilitar a vida dos usuários.
Leia também:
Ah, claro, tivemos também a chegada de toneladas de novos emojis para o teclado nativo do sistema, todos devidamente adaptados para o padrão Unicode e contando com variações de etnia, possibilitando que você se expresse de maneira muito mais dinâmica e intuitiva do que com apenas palavras.
Novas funções do Android Oreo
Para os aficionados por qualidade sonora, tivemos a chegada de novos codecs de áudio nativos no sistema, incluindo as opções AptX e AptX HD para execução de músicas em dispositivos wireless com maior qualidade, o que deve agradar quem conta com fones Bluetooth mais trabalhados e gostaria de ouvir suas músicas em todo o potencial permitido pelo acessório e por um arquivo hi-res.
Aos que não curtem muito os atalhos entregues por padrão na tela de bloqueio, será possível agora alterá-los “livremente”, bastando acessar o menu de configurações para escolher qual ficará ao lado esquerdo ou ao lado direito, incluindo opções como abrir uma nova guia no Chrome, ou tirar uma selfie, por exemplo. O mesmo é válido para a barra de navegação, sendo permitido agora escolher o alinhamento dos botões.
Quando e para quem chega o Android Oreo
O Android O começará a chegar primeiro para os modelos das linhas Nexus e Pixel, sendo esperado que todos os aparelhos elegíveis recebam a novidade ainda neste mês de agosto. Quanto aos usuários de dispositivos feitos por outras companhias, temos um prazo de espera médio de seis meses se considerarmos o histórico apresentado até aqui, com algumas sendo ligeiramente mais rápidas e outras demorando um pouco mais.