Você está esperando pelo Android Oreo no seu smartphone? Pois saiba que o Android P, a próxima versão do SO do Google, já foi liberado. Mas calma que é ainda para fins de testes.
Você já pode fazer download da compilação e executá-la no Android Emulator ou em qualquer aparelho da série Pixel (Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL), na própria página de download ensina como fazer.
Essa versão para desenvolvedores não chega a nem ser beta, é uma build totalmente instável que tem o único intuito dos desenvolvedores irem se familiarizando com o novo sistema e, principalmente, com as novas funcionalidades.
O Android P Developer Preview pode ser baixado pelo site oficial do Android Developers. Caso queira instalá-lo em um dos dispositivos compatíveis, será necessário flasheá-lo manualmente através de uma ferramenta de custom recovery — as instruções para fazê-lo estão na mesma página de download. Lembre-se que esse é um processo arriscado e deve ser feito apenas caso você tenha conhecimentos avançados na área.
- Google cancelar Pixel Tablet 2
- WhatsApp aprimora página de registro de chamadas para usuários
- Opera e Spotify oferecem upgrade gratuito Spotify Premium por tempo limitado
Mas o que tem de novo no Android P?
Como se trata de uma build de testes, grandes novidades não são encontradas. Mas ao passo que as atualizações forem chegando isso irá mudar.
Segundo o próprio Google, há novidades como o suporte a geolocalização mais precisa para interiores através do protocolo Wi-Fi RTT (o que lhe permitirá saber sua posição exata dentro de um shopping, por exemplo),
Suporte a Notch (cortes de tela)
O Android P vem com uma API que lida melhor com os chifres de telas (ou notch) que muita gente anda copiando do iPhone X, como o Zenfone 5, por exemplo.
É possível simular diferentes tamanhos dos notchs, pequenos como no Essential Phone ou grandes como no iPhone X.
A fabricante poderá definir a altura do notch, e o Android vai ajustar o tamanho da barra de status. Quanto a apps imersivos, que ocupam a tela inteira, os desenvolvedores terão novas APIs para detectar o tamanho e localização do entalhe para adaptar seu conteúdo.
Painel de notificações remodelado
Todo o painel de notificações foi refeito. Mudou desde os ícones, que agora ficam dentro de círculos, até a cor do fundo da barra quando se recebe alguma notificação. Agora o fundo é branco.
Uma nova função muito pedida, é a alteração no modo de visualizar mensagem de app de bate-apo. Agora será possível também ver as mensagens que já foram lidas, alé das ainda não lidas. Isso serve para o usuário ter uma ideia da conversa que está tendo. E ainda terá sugestões automáticas de resposta, estilo Android Auto.
A build também traz notificações mais detalhadas para mensagens e uma biblioteca de desenvolvimento própria para câmeras duplas.
No quesito segurança, o Android P destaca-se por finalmente oferecer um diálogo de sistema próprio para aplicações que fazem uso do sensor biométrico do dispositivo, garantindo uma integração maior entre o hardware e apps de terceiros. Além disso, nesta nova versão, o sistema operacional passará a restringir o acesso à câmera, microfone e sensores do celular para softwares que estejam sendo executados em segundo plano. Isso garante maior privacidade aos usuários e reduz muito a incidência de programas-espiões.
A lista completa de novidades do Android P Developer Preview, incluindo changelogs técnicos, pode ser encontrada no blog oficial da Google.
Com informações do Canaltech