O Google reservou essa manhã em Sao Paulo para apresentar no Brasil o Android Pay. Um serviço que permite fazer pagamentos em maquininhas de cartão por meio do smartphone. A tecnologia, que funciona com a ajuda do chip NFC chega com boas parcerias do Varejo nacional.
Já faz um tempo que usuários brasileiros já estavam conseguindo cadastrar seus cartões de crédito no aplicativo Android Pay. Porém ainda não haviam lojas aceitando esse tipo de pagamento. Vale lembrar que se trata do segundo serviço do tipo, já que o Samsung Pay já opera no Braisl há quase 2 anos, porém somente com celulares da empresa e cartões “premiuns”.
No Android Pay, a lista de instituições financeiras com suporte ao Android Pay é composta por Banco do Brasil, Banco Neon, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal e Porto Seguro. Clientes do Bradesco terão acesso ao serviço em breve. Será possível cadastrar cartões de crédito e débito na bandeira Visa e, no futuro, Mastercard. O Itaú e a Elo foram citados no primeiro anúncio, mas não estiveram presentes no evento oficial em São Paulo. Ainda é um leque pequeno, mas só o fato de não ter seleções de cartões mais premiuns, já é um fato positivo.
A parte boa fica por conta do número de parceiros que já começam com o Android Pay. Entre as lojas com Android Pay estão Am/Pm, Café do Ponto, Casa Pilão, Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Droga Raia, Drogasil, Dzarm, Hering, Ipiranga, Kalunga, PUC, Rei do Mate e Sony. Porém vale lembrar que como se trata do chip NFC, qualquer máquina que suporte pagamento por aproximação – creio que quase 100% atualmente – já estará automaticamente aceitando o pagamento.
O Google explicou que “o número do cartão não é compartilhado com a loja quando você paga com o Android Pay”, apenas um número de conta virtual, o que mantém o sistema seguro. Além disso, “se você perder o smartphone ou se ele for roubado, é possível bloqueá-lo imediatamente em qualquer lugar do mundo, inserir uma nova senha ou excluir todos os dados pessoais”.
Para usar é muito fácil, basta aproximar o celular da máquininha que ela já vai recochecer. Nem manter o app do Android Pay aberto é necessário. Dois detalhes importantes: 1- O smartphone tem que estar rodando no minimo o Android 4.4 e; 2 – Não pode estar rooteado. De acordo com o Google, 27,9% dos smartphones vendidos no mercado brasileiro em setembro de 2017 tinham NFC.
Cartões que aceitam o Android Pay no momento
Banco do Brasil
- Ourocard Visa Credit
- Ourocard Visa Infinite Estilo
- Ourocard Infinite Visa
- Ourocard Platinum Estilo Visa
- Ourocard Platinum Visa
- Ourocard Visa Gold
- Ourocard Visa International
- Ourocard Visa Universitário
- Ourocard Visa
Caixa
- Caixa Visa Débito
Porto Seguro
- Visa International
- Visa Gold
- Visa Platinum
- Visa Infinite
Neon
- Visa (físico)
Brasil Pré-Pagos
- Cartões começando com “4410 39020” (Brasil Pré-Pagos Token 1)
Com informações: Inteligência Móvel