Um dos aplicativos mais famosos e usados no mundo Android, foi deletado ontem da loja de aplicativo Play Store do Google. Somente hoje a empresa veio a público esclarecer o que aconteceu. Eles afirmam que foi um erro do Google.
O caso envolve a polêmico empresa desenvolvedora chinesa Cheetah Mobile, que ficou famosa principalmente pelo aplicativo Clean Master. Desde 2018 a empresa foi teve todos os seus aplicativos banidos pelo Google, o motivo é que eles utilizavam um esquema fraudulento para ganhar comissões de anúncios indevidamente, simulando cliques falsos de usuários. Mas o que tem haver o Antutu com isso?
Embora o Antutu seja até mais antigo que a Cheetah Mobile, com data de fundação em 2011, a empresa fraudulenta investiu na desenvolvedora do app Antutu em 2014, tornando-se assim acionista deles.
Segundo Amelie Liu, Gerente Global de Marketing do Antutu, o Google avisou eles no dia 7 de março que iriam tirar todos os apps do Antutu da Play Store, alegando que o Antutu era uma das contas relacionadas a Cheetah Mobile.
Mais ele afirma que é tudo um mal-entendido, já que o Antutu não é uma conta relacionada do Cheetah Mobile. Segundo ele, o Antutu ainda é majoritário em suas ações e a empresa opera de maneira totalmente independente. “A Cheetah Mobile nunca tocou em nossa conta do Google Play e o AnTuTu nunca fez nenhuma promoção dos aplicativos da Cheetah Mobile”, afirma Liu.
Leia também:
Ela ainda conclui em comunicado ao Gizchina: “Acreditamos que o motivo do erro de julgamento do Google é que compramos e usamos os serviços legais da Cheetah Mobile. Portanto, nosso link da política de privacidade usa o endereço cmcm.com (site oficial da Cheetah Mobile). É nisso que estamos trabalhando, incluindo a mudança de fornecedor legal. Esperamos que o Google possa examinar cuidadosamente a conta de Antutu e finalmente resolver esse mal-entendido o mais rápido possível.”
De qualquer forma, enquanto eles não voltar, os apps do Antutu podem ser baixados manualmente (.apk) diretamente do site deles.