App Antutu é deletado da Google Play Store

Google alega que eles possuem ligação com a Cheetah Mobile, famosa e fraudulenta pelo app Clean Master.
Atualizado há 5 anos
antutu logo

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Um dos aplicativos mais famosos e usados no mundo Android, foi deletado ontem da loja de aplicativo Play Store do Google. Somente hoje a empresa veio a público esclarecer o que aconteceu. Eles afirmam que foi um erro do Google.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso envolve a polêmico empresa desenvolvedora chinesa Cheetah Mobile, que ficou famosa principalmente pelo aplicativo Clean Master. Desde 2018 a empresa foi teve todos os seus aplicativos banidos pelo Google, o motivo é que eles utilizavam um esquema fraudulento para ganhar comissões de anúncios indevidamente, simulando cliques falsos de usuários. Mas o que tem haver o Antutu com isso?

Embora o Antutu seja até mais antigo que a Cheetah Mobile, com data de fundação em 2011, a empresa fraudulenta investiu na desenvolvedora do app Antutu em 2014, tornando-se assim acionista deles.

Segundo Amelie Liu, Gerente Global de Marketing do Antutu, o Google avisou eles no dia 7 de março que iriam tirar todos os apps do Antutu da Play Store, alegando que o Antutu era uma das contas relacionadas a Cheetah Mobile.

Mais ele afirma que é tudo um mal-entendido, já que o Antutu não é uma conta relacionada do Cheetah Mobile. Segundo ele, o Antutu ainda é majoritário em suas ações e a empresa opera de maneira totalmente independente. “A Cheetah Mobile nunca tocou em nossa conta do Google Play e o AnTuTu nunca fez nenhuma promoção dos aplicativos da Cheetah Mobile”, afirma Liu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Ela ainda conclui em comunicado ao Gizchina: “Acreditamos que o motivo do erro de julgamento do Google é que compramos e usamos os serviços legais da Cheetah Mobile. Portanto, nosso link da política de privacidade usa o endereço cmcm.com (site oficial da Cheetah Mobile). É nisso que estamos trabalhando, incluindo a mudança de fornecedor legal. Esperamos que o Google possa examinar cuidadosamente a conta de Antutu e finalmente resolver esse mal-entendido o mais rápido possível.”

De qualquer forma, enquanto eles não voltar, os apps do Antutu podem ser baixados manualmente (.apk) diretamente do site deles.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.