Aplicativos para acompanhar o ciclo mestrual são comuns, mas confiar somente nele como método contraceptivo não é uma boa ideia, mas há mulheres que fazem isso. O app Natural Cycles, faz isso, mostra os dias férteis para que a mulher consiga evitar a gravidez. Mas, depois que 37 usuárias do Natural Cycles ficaram grávidas na Suécia, as autoridades locais decidiram investigar a ferramenta.
Segundo os desenvolvedores do Natural Cycles, ele funciona tão bem quanto uma pílula anticocepcional. Desde que a mulher o use de maneira correta, eles garantem 99% de eficácia. É o único app que em alguns países da Europa possui certificado como contraceptivo. O funcionamento dele é simples: ele analisa a temperatura corporal da mulher para dizer em qual altura do período fértil ela está e marca como verdes os dias em que é possível ter relações sexuais e não engravidar. Para isso, a mulher precisa fazer medições com um termômetro basal todos os dias pela manhã.
Mas as coisas não estão tão boas para os desenvolvedores. Um hospital em Estocolmo, na Suécia, avisou ao governo sueco que, entre setembro e dezembro de 2017, 37 de 668 mulheres que buscaram orientação médica para aborto no hospital declararam que usavam o Natural Cycles como método contraceptivo para prevenir a gravidez.
- Como a inteligência artificial está transformando a indústria Fitness
- Como apagar fundo no Reels do Instagram
- O que é Uber Promo, vejam diferenças
Agora o governo sueco quer descobrir se, de fato, o aplicativo pode ser considerado como um contraceptivo de verdade. Notem que são 37 casos declarados por apenas um hospital em um país. O app é usado em vários países. Agora as autoridades irão fazer uma investigação em outros hospitais atrás de mais casos.
Um representante da desenvolvedora Natural Cycles diz que nenhum método contraceptivo é 100% seguro, alegando assim que realmente pode haver casos que o app “nao funcionou” com determiadas pacientes. Além disso eles também alegam que o número de casos obviamente irá aumentar, já que será proporcional a quantidade de mulheres que usam o app. Atualmente a base de usuários passa de 600 mil. O serviço custa US$ 49,99 anuais ou US$ 6,90 mensais.
Vale notar que esse app é diferente da maioria dos outros encontrados para Android e iOS, que não passam de uma versão digital da famosa tabelinha, o Natural Cycles usa a temperatura corporal para dar resultados.
Via Engadget, com informações do Tecnoblog