Apple Car terá plataforma E-GMP da Hyundai e GM irá fabricar

Segundo relatório, a Apple deverá usar plataforma da Hyundai e peças da GM. O Apple Car ainda será "super High-end".
Atualizado há 4 anos
Apple Car terá plataforma E-GMP da Hyundai e GM irá fabricar 1

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 2
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 3

O famoso analista da TF Securities, Ming-Chi Kuo, falou a respeito do “Apple Car” ontem, dizendo que a Apple trabalhará em estreita cooperação com a Hyundai em um modelo inicial que poderia levar a novos veículos construídos em associação com a General Motors e a fabricante europeia PSA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota aos investidores, Kuo corroborou com relatórios recentes de uma possível parceria com a Hyundai, dizendo que o primeiro “Apple Car” será construído na plataforma de veículos elétricos E-GMP da empresa. A Hyundai Mobis está assumindo a liderança em design e produção de componentes, enquanto a Kia, subsidiária da Hyundai, cuidará da produção nos EUA.

Revelado em dezembro, o E-GMP é uma plataforma dedicada ao veículo elétrico de bateria (BEV) que consiste em até dois motores, suspensão traseira de cinco elos, eixo de acionamento integrado, células de bateria, sistema de carregamento e outros componentes do chassi de rolamento. Segundo a empresa, o sistema tem um alcance máximo de cerca de 310 milhas com carga total e ser carregado até 80% em 18 minutos. A aceleração para uma configuração de “alto desempenho” é cotada a 0-60 mph em menos de 3,5 segundos, com um teto de velocidade de 160 mph.

Apple Car terá plataforma E-GMP da Hyundai e GM irá fabricar 4

A Hyundai pretende usar o E-GMP como base para uma variedade de modelos que estreiam sob suas marcas principal e Kia este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Como rumores passados, Kuo acredita que a Apple cultivará a fabricação e montagem de peças para montadoras estabelecidas. Os EVs contêm cerca de 40 a 50 vezes mais peças do que um smartphone, aponta o analista, sugerindo que a Apple precisará contar com os recursos existentes da montadora se quiser criar um carro funcional a tempo. A gigante da tecnologia não será capaz de construir sua própria cadeia de suprimentos automotivo — como tem feito para dispositivos como iPhone, iPad e Apple Watch — sem incorrer em atrasos significativos.

“A profunda colaboração da Apple com as montadoras atuais (Hyundai Group, GM e PSA) que têm ampla experiência em desenvolvimento, produção e qualificação reduzirá significativamente o tempo de desenvolvimento do Apple Car e criará uma vantagem de tempo no mercado”, escreve Kuo. “Acreditamos que a Apple aproveitará os recursos das montadoras atuais e se concentrará em hardware e software de condução autônoma, semicondutores, tecnologias relacionadas à bateria, fatores de forma e designs de espaço interno, experiência inovadora do usuário e integração com o ecossistema existente da Apple.”

Dado um tempo de liderança de desenvolvimento mais longo, maiores requisitos de validação, cadeia de suprimentos mais complexa e vendas “muito diferentes” e serviço pós-venda, Kuo não prevê que o chamado “Apple Car” atinja estradas até 2025, no mínimo. Essa data ainda é considerada agressiva para uma empresa de tecnologia fazer sua primeira incursão em uma nova indústria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Apple provavelmente comercializará o veículo como um modelo “muito high-end”, ou “significativamente mais alto” do que um veículo elétrico padrão.

Se o primeiro “Apple Car” for bem sucedido, a Apple poderá cortejar parceiros regionais na GM e na PSA, este último produzindo carros sob uma variedade de marcas, incluindo Peugeot, Citron e Opel.

Kuo joga água fria em rumores de que o parceiro de fabricação de longa data Hon Hai, que está entrando na briga de EV com sua plataforma MIH, garantirá o conjunto “Apple Car” ou ordens de invólucro. Pan-International, Eson, Long Time Tech e G-Tech também são improváveis de entrar na cadeia de suprimentos, diz o analista.

As previsões de Kuo chegam em meio a uma enxurrada de fofocas do “Apple Car”. No início de janeiro, a Hyundai confirmou  — mas depois  recuou  — relatos de que estava em negociações para produzir o projeto automotivo de longa data da Apple. Mais recentemente, um relatório na semana passada afirma que executivos da montadora sul-coreana estão deliberando se uma colaboração com a maior empresa de tecnologia do mundo seria boa para os negócios.

“Não é como se trabalhar com a Apple sempre produzisse ótimos resultados”, disse um executivo anônimo à Reuters  na semana passada. “A Apple é o chefe. Eles fazem o seu marketing, eles fazem seus produtos, eles fazem sua marca. A Hyundai também é a chefe. Isso realmente não funciona.

Com informações do Myfixguide

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.