Não há muitas dúvidas sobre a Samsung ser líder absoluta em vendas de smartphones. Mas, como normalmente acontece, basta a Apple lançar um novo iPhone para ela ultrapassar a Samsung. Obviamente por um curto período. Foi o que aconteceu no final de 2016 com o iPhone 7.
No último trimestre de 2016, a Apple vendeu 78,3 milhões de iPhones contra 77,5 milhões de Galaxies. Durante esse curto período, a Apple ficou com uma participação de mercado de 17,8% no mercado geral de smartphones, contra 17,7% da Samsung.
Outro fato interessante no relatório é que as outras 3 empresas que ocupam os 5 maiores vendedores de smartphones no mundo foram a Huawei, OPPO e Vivo (três fabricantes chinesas) ocupando a terceira, quarta e quinta posição respectivamente. Interessante que a Xiaomi não aparece. Isso é um reflexo da tentativa da empresa de conquistar outros mercados fora da China, deixando de lada a própria casa.
- iOS 18.2 beta 4 chega com novidades; veja o que mudou
- Apple está desenvolvendo o novo LLM Siri para iOS 19 e macOS 16
- iPhone mais popular: descubra qual modelo lidera as vendas
Mas no acumulado do ano de 2016, a Samsung continua firme na liderança. Ela vendeu cerca de 309,4 milhões de smartphones, o que representa 20,8% de participação.
Independente do resultado, vale ressaltar que ambas as fabricantes tiveram uma queda de desempenho nas vendas se comparado ao período de 2015, com a Samsung vendendo 10,3 milhões e a Apple 16,1 milhões de aparelhos a menos que o ano retrasado.
Aos poucos, as fabricantes chinesas vão ficando cada vez mais fortes; a Huawei já abocanha 9,3% do mercado, enquanto a OPPO e Vivo conquistaram 5,7% e 4,8% de participação respectivamente.
De uma forma geral, as vendas de smartphones chegaram a 1,5 bilhão de unidades, o que representa um aumento de 3% caso comparado a 2015. Países como China e África foram responsáveis pelo aumento da demanda.