Com o Programa para Pequenas Empresas da App Store, os desenvolvedores podem se inscrever para obter uma taxa de comissão inferior de 15% sobre o dinheiro ganho com a venda de seus aplicativos, bem como com as compras dentro do aplicativo.
Normalmente, os desenvolvedores precisam dar 30% desse dinheiro para a Apple, o que significa uma redução considerável. No entanto, para se qualificar para o programa, os desenvolvedores precisam ganhar menos de US $ 1 milhão com essas vendas, caso contrário, a comissão permanece a mesma.
A Apple revelará mais detalhes em dezembro, mas por enquanto, os desenvolvedores que ganharam menos de US $ 1 milhão com suas vendas em 2020 podem saber que poderão se qualificar para o programa quando ele for lançado no próximo ano.
Se, em 2021, um desenvolvedor ultrapassar o limite de US $ 1 milhão, a taxa de comissão de 30% entrará em vigor pelo resto do ano, mas não afetará retroativamente as vendas até esse ponto. Por outro lado, aqueles que não podem se qualificar este ano porque ganharam mais de US $ 1 milhão, mas acabam caindo abaixo disso em um ano futuro, podem se inscrever no programa no ano seguinte.
Leia também:
A Apple está atualmente envolvida em uma batalha legal com a desenvolvedora Epic Games, que tentou contornar o sistema de pagamento da Apple para evitar o corte de 30% na receita do jogo fortnite.
Além de ser a única empresa capaz de distribuir aplicativos na iOS App Store, a taxa de comissão da Apple é muito alta aos olhos da Epic Games, assim como de outras empresas.
Claro, é muito improvável que este novo programa alivie a Epic Games de qualquer encargo financeiro. Em vez disso, é mais provável que abafe qualquer argumento potencial de que a Apple sufoca o crescimento dos desenvolvedores com suas taxas de comissão, já que a “grande maioria” dos desenvolvedores agora pode se beneficiar de um dos menores cortes de receita em qualquer plataforma móvel. Resta saber como a batalha entre as duas empresas continua após este anúncio.