Ark OS da Huawei já tem 7 anos de desenvolvimento

Sistema da Huawei já está sendo desenvolvido há 7 anos. Ark OS deverá equipar o Huawei Mate 30 que será lançado em Outubro.
Atualizado há 6 anos
Huawei P30 Pro Ark OS

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

O Ark OS – ou HongMeng OS – novo sistema da Huawei, já está sendo desenvolvido há 7 anos segundo relatórios. A estreia na China será em outubro com o Huawei Mate 30. Em outros países ainda não há datas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leiam também:

Os novos detalhes foram divulgados em um relatório do South China Morning Post (SCMP). Ele traz detalhes de uma reunião sobre estratégias futuras realizadas na década passada. Nela, foi decidido o desenvolvimento de um novo sistema proprietário para smartphones, o que viria a ser o Ark OS.

Essa reunião foi realizada bem antes da empresa pensar em ser a segunda maior fabricante de smartphones do mundo ou a maior distribuidora de equipamentos de telecomunicações. Mas já na época, o objetivo era um: descobrir como reduzir a dependência do Android do Google, se preparando contra qualquer ação dos EUA contra eles. Que de fato aconteceu.

Embora a empresa sempre tenha deixado claro a preferência para usar o Windows e o Android, eles sempre tiveram esse plano de backup envolvendo outro sistema operacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

huawei vs eua

Ark OS será compatível com Android

Nesse meio uma ótima notícia: segundo pessoas ligadas diretamente ao projeto do Ark OS, o sistema operacional será totalmente compatível com o Android, por isso deve ser fácil para os desenvolvedores portar em aplicativos.

O The Verge também relata algumas boas notícias para a Huawei – a Microsoft restabeleceu os laptops da Huawei na Microsoft Store. No entanto, a reintegração parece ser apenas para um “inventárioem andamento” – em outras palavras, a empresa não planeja necessariamente vender mais laptops da Huawei depois de ficar sem estoque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A questão dos laptos é ainda mais complexa para a Huawei. Pois, para continuar fabricando, a empresa depende da tecnologia dos processadores Intel e do sistema da Microsoft, o Windows.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.