Futuros smartphones Samsung usarão bateria de Grafeno

Samsung irá usar bateras de grafeno em seus celulares em 2019 segundo relatórios divulgados na China pelo site Sam Mobile.
Avatar de André Luiz
23/10/2018 às 10:38 | Atualizado há 6 anos
galaxy note 7

Relatório diz que a Samsung já desenvolveu sua própria bateria de Grafeno, material que tem 45% mais capacidade que as baterias atuais de lítio. Ela, provavelmente, irá usar já em 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A bateria é o grande limitador de avanço nos smartphones. Quanto mais modernos, menos as baterias duram. Aliás, falar de bateria e Samsung na mesma frase lembramos do explosivo Galaxy Note 7. Mas a mesma Samsung está desenvolvendo baterias de Grafeno que possuem 45% mais capacidade.

Já faz um tempo que o Instituto Superior de Tecnologia da Samsung (SAIT) vem testando baterias de Grafeno. Entretanto, agora parece que eles estão mais pertos de usar comercialmente a tecnologia.

De acordo com relatórios da China (via SamMobile), parece que a Samsung está realmente muito perto de usar baterias com esse material para alimentar seus smartphones. O relatório diz que, provavelmente em 2019, podemos esperar para ver os telefones da Samsung alimentados pela tecnologia. Aliás, a bateria de Grafeno pode estrear junto com o smartphone de tela dobrável da Samsung, pois isso poderia aproveitar bem mais o espaço dele.

Como o Grafeno pode ser usado em baterias

As atuais baterias de lítio estão no limite de suas capacidades e velocidade de recarga. Mas o Grafeno é uma promessa para a tecnologia desde sua descoberta em 2004. O Grafeno é na realidade uma forma de carbono, porém com grande capacidade elástica e condutividade elétrica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grafeno "parece" com a pipoca
Grafeno “parece” com a pipoca

O grande problema é sintetizar o material. Os cientistas da Samsung conseguiram um modo de fazer isso através da sílica (SiO2). Para entender como ele pode ser usado em baterias, pesquisadores da revista Nature Communications compararam o Grafeno com uma pipoca na forma de como o material se expande.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.