Hoje já é comum no nosso dia a dia usar a tecnologia Bluetooth. Porém, não conhecemos tudo sobre ela e nem sequer sabemos como a tecnologia funciona. Então nesse guia vamos dar uma explicação completa sobre o que é e como funciona essa tecnologia. Além disso vamos falar das várias versões e suas diferenças.
O que é o Bluetooth?
O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio, ela foi criada em 1994 pela empresa de telecomunicações Ericsson. Como já vemos na nossa utilização diária, o Bluetooth permite a troca de dados e arquivos, entre celulares, computadores, scanners, fones de ouvido e muito mais.
Porém por que essa tecnologia possui esse nome? Tudo isso foi uma homenagem a um antigo rei da Dinamarca e da Noruega chamado Harold Blatand que em inglês se chama Harold Bluetooth. A homenagem envolve a unificação das tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas, uma clara referência ao que a tecnologia faz, unir dispositivos diferentes.
O logotipo que já é muito conhecido também é baseado no nome de Harold, pois é formado pela união de duas runas nórdicas Hagall e Berkanan, que são as iniciais de H e B. Vimos bastante sobre o fundo histórico e o real significado da palavra. Agora vamos conhecer mais sobre a tecnologia em si.
Leia também:
Como funciona o Bluetooth?
O sistema utiliza frequências de rádio de onda curta para criar comunicação em aparelhos diferentes. Já que o alcance é curto, só é possível se comunicar com dispositivos próximos. Além disso, o curto alcance gera pouco consumo de energia.
A comunicação em si funciona em uma rede chamada piconet que permite a conexão de até 8 dispositivos. Porém é possível aumentar essa quantidade transformando em uma scatternet. Já existem muitas classes de Bluetooth diferentes, que possibilitam o alcance a 100 metros.
Porém, a maioria é de curto alcance. Um dos recursos de segurança dessa tecnologia é que você só pode usar ela, se ativar ela e se estiver conectado com quem você decidir se conectar. No decorrer do tempo essa tecnologia foi avançando e se desenvolvendo, criando várias versões. Vamos conhecer cada uma das versões abaixo.
1. Bluetooth 1.0
A primeira versão de todas foi criada em 1994 e usava frequência 721 kbps. No inicio era bem funcional, mas com o avanço de outras tecnologias essa versão foi ficando para trás e assim começaram a surgir outras versões.
2. Bluetooth 2.0
A versão 2.0 veio com diversas melhorias, além de uma alta velocidade de 3 Mb/s. O baixo consumo de energia era um destaque, e o Bluetooth passou a adotar o padrão Enhanced Data Rate permitindo triplicar a transferência de dados.
3. Bluetooth 3.0
O tempo passou um pouco mais e em 2009 chegou o Bluetooth 3.0. Além de seguro, ele tinha altas taxas de velocidade para transferência de dados. Além disso, alguns equipamentos selecionados alcançavam até 24 Mb/s de transferência. Toda essa tecnologia com alta velocidade e baixo consumo de energia.
4. Bluetooth 4.0
Ainda em 2009, foi lançado a próxima versão, o principal foco era abaixar ainda mais o consumo de energia. Quando não esta usando o dispositivo, ele diminui a transferência de dados e a tecnologia fica em modo descanso. Todas essas inovações com o foco de preservar a bateria do seu celular, relógio ou outro eletrônico.
5. Bluetooth 5.0
Finalmente chegamos a atual versão a 5.0. Essa versão é bem revolucionária e trouxe muitas funcionalidades. Dentre elas é possível se comunicar com dispositivos por mais de 40 metros de distância. Além disso é possível conectar muitos dispositivos ao mesmo tempo. A segurança é bem maior e outros sinais como o de WiFi não interferem o Bluetooth.
A nova versão permite geolocalização e possui grande controle sobre o consumo de energia. Tudo isso veio justamente para facilitar e atender a demanda da internet das coisas, que precisa se conectar com vários dispositivos ao mesmo tempo.
6. Bluetooth LE
Atualmente usamos uma segunda versão que é semelhante a 4.0. O foco dela é no baixo consumo de energia por isso se chama Low Energy. Ela é voltada para smartwatches, pulseiras inteligentes, acessórios médicos portáteis e outros aparelhos. Isso pois esses aparelhos precisam dessa tecnologia, mas não permitem grande bateria, então tudo deve ser poupado.
Conclusão
Com esse artigo, aprendemos mais sobre a tecnologia Bluetooth e vimos como ela funciona. Além disso foi possível aprender sobre suas principais versões e diferenças. Agora, basta usar e tirar proveito dessa grande tecnologia. Ficou com alguma dúvida do que vimos? Já conhecia bem essa tecnologia? Nos diga nos comentários.