Você foi instalar internet na sua casa e descobriu que existem diferenças entre qual cabo de rede vai usar? Então, vamos conhecer os principais que são o Cat5 e o Cat6, e ver suas principais diferenças.
- Memória RAM: como saber a velocidade
- Como conectar o Amazon Fire TV Stick na Alexa [comandos de voz]
O que é o cabo de rede Cat5?
O cabo de rede Cat5 é um cabo de rede padrão aprovado em 1999. Ele oferece um desempenho bem superior a muitos cabos. Isso inclui velocidade mais rápidas em até 10 vezes, e pode atravessar distâncias sem ser impactado. Esse cabo de rede, apresenta fios retorcidos de 24 pares, que podem ser compatíveis com redes Gigabit para distâncias de segmentos de até 100m.
O que é o cabo de rede CAT6?
O cabo de rede CAT6, foi lançado e aprovado alguns anos depois. Ele é padronizado com um par retorcido para Ethernet, retrocompatível com CAT5/5e e padrões de cabos CAT3. Eles são compatíveis com segmentos de Gigabit Ethernet de até 100 m, mas também permitem o uso em redes 10-Gigabit por uma distância limitada. Esse tipo de cabo normalmente era mais usado em infraestrutura de roteadores e servidores.
Até aqui foi possível ter um quadro geral desses dois tipos de cabos de rede. Agora para ficar mais evidente suas características, vamos ver as diferenças.
Diferenças
Largura de banda
O cabo de rede Cat5 e o Cat6 podem gerenciar velocidades de até 1000 Mbps, ou um Gigabit por segundo. Essa velocidade é mais do que suficiente para a maioria das conexões de internet. A maioria das pessoas na própria casa, possuem conexões de internet que alcançam até 500 Mbps.
Leia também:
A principal diferença entre eles, se relaciona a largura da banda. O cabo Cat6 foram projetados para operação com frequências de até 250 MHz, já o Cat5 alcança 100 Mhz. Sendo assim, ele pode processar mais dados ao mesmo tempo. Mas essa não é a única diferença dos dois cabos.
Velocidade
Já que o cabo de rede Cat6 alcança até 250 MHz, eles oferecem velocidades de até 10GBASE-T ou 10-Gigabit Ethernet. O cabo de rede Cat5 já oferecem uma diferença, sendo compatíveis com velocidade de até 1GBASE-T ou 1-Gigabit Ethernet.
Visto que os cabos CAT6 desempenham a até 250 MHz, o que é mais que o dobro dos cabos CAT5e (100 Mhz), eles oferecem velocidades de até 10GBASE-T ou 10-Gigabit Ethernet. Os cabos CAT5e são compatíveis com até 1GBASE-T ou 1-Gigabit Ethernet.
Os dois usam fios de cobre, com 4 pares retorcidos por cabo. Os cabos Cat6 são mais flexíveis, usando métodos diferentes para evitar ruídos. Ele conta com especificações mais rigorosas para diafonia e ruído. Essa diferença é essencial, pois o Cat6 tem bem menos interferências do que o Cat5, isso é essencial para uma internet de mais qualidade.
Comprimento máximo
Tanto o Cat5 como o Cat6 oferecem comprimentos de até 100m por segmento de rede. Depois desse comprimento, as velocidades máximas alcançáveis não serão atingidas. Isso pode causar conexão lenta com falhas, ou até a queda total da conexão. Caso você tenha um comprimento maior será necessário usar repetidores e seletores.
Ao usar a conexão 10GBASE-T, o comprimento máximo do Cat6 é reduzido a 55m. Depois dessa distância, a taxa cai para 1GBASE-T. Até aqui, foi possível comparar e conhecer o desempenho de cada cabo, agora vamos ver sobre diferenças visuais e custo.
Diferenças visuais e custo
As diferenças visuais não são tão evidentes assim, os cabos de rede Cat6 são mais grossos que o Cat5, então isso vai impactar no tipo de cabo que você deseja. Na parte de custos, isso também pode alterar a sua decisão. Cabos Cat6 são normalmente mais caros do que o Cat5, então avalie o seu uso, e qual a necessidade do cabo na sua situação.
Como crimpar um cabo de rede?
Antes de conhecer crimpar um cabo de rede, será necessário os itens abaixo:
- um cabo de rede, de preferência com mais de 1 metro.
- no mínimo dois conectores RJ-45 ou mais, caso tenha algum problema na montagem.
- É preciso ter pelo menos dois conectores RJ-45.
- Um alicate de corte ou estilete.
- um alicate de crimpar cabos RJ-45.
Depois de separar os itens, siga os passos abaixo
- Corte as duas pontas do cabo.
- Com o alicate de corte, remova a estrutura de plástico por cerca de 1 polegada.
- Separe os fios entrelaçados e solte-os para que fiquem retos e com um espaço entre eles.
- Ordene os cabos antes de conectá-los.
- Depois de ordená-los, é preciso alinhá-los e cortá-los com o alicate de crimpar.
- Após o corte, encaixe os fios no conector. Segure com firmeza e deslize-os até o fim para que entrem nas conexões corretas.
- Coloque o conector na parte de interna do alicate de crimpar, com o símbolo “8P”, e aperte para que seja fixado o plug.
- Faça o mesmo procedimento na outra ponta, lembrando-se de manter a ordem dos fios em ambos os lados.
- Pronto, agora basta plugar o fio no roteador e no aparelho, para usar a internet.
Com os passos acima, você conseguirá crimpar um cabo de rede. Agora diga para nós, você conseguiu escolher o melhor cabo de rede para você? Qual você vai usar? Diga para nós nos comentários.