A Samsung anunciou seus painéis Neo QLED, micro-LED e estilo de vida na CES virtual (Consumer Electronics Show) 2021. O Neo QLED foi projetado para as próximas TVs 8K e 4K da marca. Os painéis MicroLED de 88, 99 e 110 polegadas são projetados para TVs voltadas para consumidores em geral.
O painel Neo QLED é baseado na tecnologia de retroiluminação mini-LED que possui LEDs menores que podem focalizar a luz em uma área menor. O painel está equipado com LEDs até 40 vezes menores do que os LEDs convencionais com iluminação de fundo completa. Adicionar mais LEDs em uma área menor possibilita que o painel de exibição ofereça controle preciso da luz de fundo, HDR aprimorado, contraste mais alto e melhor brilho.
O painel Neo QLED está equipado com o processador Neo Quantum (processador de imagem) para upscaling AI com 16 redes neurais para aprimorar a qualidade de imagem para a resolução nativa do painel. O painel Neo QLED foi desenvolvido para os modelos Samsung QN900A 8K e QN90A 4K. As novas TVs com painéis Neo QLED oferecerão recursos como engastes superfinos, proporções de 21: 9 e 32: 9, um novo sistema de áudio com rastreamento de objetos e otimização espacial e muito mais.
As TVs com painéis MicroLED são voltadas apenas para negócios por serem caras. Em 2021, a empresa sul-coreana lançará TVs padrão com painéis MicroLED para consumidores.
Os painéis MicroLED possuem LEDs de auto-emissão para cada pixel e não há necessidade de luz de fundo. É melhor do que um painel OLED, pois oferece níveis de preto precisos e alto brilho. O recurso Multi View permitirá aos usuários visualizar o conteúdo de quatro fontes diferentes ao mesmo tempo nas futuras TVs MicroLED.
A linha de TVs 2021 Frame lifestyle vem com uma espessura reduzida de 24,9 mm. A empresa está oferecendo engastes trocáveis por quadros 2021 em cinco cores e dois estilos. Os clientes que assinam ArtStore podem configurar o The Frame para exibir a arte quando estiver ocioso. Como antes, ele produz a mesma imagem QLED 4K HDR. Em sua busca para reduzir a pegada de carbono, a Samsung também anunciou um controle remoto movido a energia solar que pode ser carregado com fontes de luz interna / externa ou USB.