Chrome acabando com sua memória RAM? Desative o Software Reporter Tool

Veja como acabar com o problema do Chrome ficar devorando a memória RAM do seu computador desativando um processo que o navegador tem.
Atualizado há 5 anos
chrome-ram-usage

Outros destaques

Ofertas de software de impostos
Jogos grátis
Assistente digital
Reuniões online
chamadas de spam

O Google Chrome é o navegador mais popular do mundo. Como inclui todos os recursos necessários, os usuários do Chrome tendem a aceitar as deficiências do navegador, em vez de trocar por outro. É o velho ditado: “Ruim com ele, mas pior sem ele”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, há um grande problema que faz os usuários, às vezes, trocarem o Chrome: seu alto consumo de memória RAM. Quem tem um notebook com muita memória RAM nem percebe, por outro lado, quem possui dispositivos mais baratos acaba sofrendo com lentidão devido ao Chrome.

Porque o Google Chrome usa tanta RAM?

A quantidade insana de uso do CPU no Chrome tem incomodado os usuários há anos. Mesmo depois de liberar centenas de correções, os usuários ainda enfrentam o famoso “100% de uso de disco” no Windows 10 por causa disso.

Então, porque o Google Chrome é um devorador de RAM? Isso ocorre porque o Chrome considera todas as suas guias como um processo separado. Dessa forma, o Google pode impedir a remoção do navegador por causa de vírus e malwares, isolando a guia ou o processo específico.

Mas esse não é o único motivo; uma rápida olhada no gerenciador de tarefas do Google Chrome mostra evidências de que existem outros fatores em jogo, como extensões ativadas, guias abertas, ferramentas de terceiros, etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Porém, o processo mais feroz de RAM de todos, fica listado logo abaixo dos processos do Google Chrome no Gerenciador de tarefas do Windows 10, ele se chama: “software_reporter_tool.exe“.

O que é o Software Reporter Tool do Google Chrome?

O Software Reporter Tool, faz parte do conjunto de ferramentas de limpeza do Google Chrome, é um processo que relata qualquer software complementar que possa tentar interferir no funcionamento do navegador.

Para conseguir isso, esse processo verifica frequentemente o PC — O PC inteiro, não somente o Chrome — em busca de software e arquivos que podem ser problemáticos para o Google Chrome. É praticamente um antivírus embutido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O navegador verifica os resultados para determinar se o usuário precisa estar ciente do software. Com base nos resultados, o Chrome solicita aos usuários que executem a Ferramenta de Limpeza do Chrome para remover qualquer software indesejado.

Você nem sempre encontra esse processo no gerenciador de tarefas, pois ele nem sempre está ativo. Para achar, siga o seguinte camimho no Windows 10:

C: \ Usuários \ <Nome> \ AppData \ Local \ Google \ Chrome \ User Data \ SwReporter \ VERSION (um número qualquer)  \ software_reporter_tool.exe

Ao contrário do que alguns usuários possam pensar, o Software Reporter Tool não é um malware nem um vírus. De fato, o arquivo de origem localizado no disco rígido é assinado digitalmente pelo Google com a descrição do arquivo como a Ferramenta de Limpeza do Chrome. Porém, é normal antivírus apontar ele como tal.

No entanto, como todos sabemos, essa não é a nossa única preocupação. Como a ferramenta varre o sistema com frequência, ela foi associada ao consumo excessivo de memória do PC. Além disso, muitos usuários detectaram software_reporter_tool causando desempenho lento nos jogos em seus PCs.

Por fim, muitos usuários têm preocupações com a privacidade sobre a prática de verificar os arquivos do usuário sem o consentimento deles. Junte todas as preocupações e você já terá certeza para remover ele completamente.

Como desativar o Software Reporter Tool do seu PC

Excluir o arquivo ou até a pasta pode parecer uma boa ideia, no entanto, não durará muito. O Google reintroduzirá automaticamente o software na próxima atualização do Google Chrome.

A melhor maneira de lidar com  ele é bloquear as permissões de usuário de toda a pasta, o que impedirá o Google de acessar a pasta “SwReporter”, não deixando ele executar esse processo.

chrome ram

Você deve remover a ferramenta Software Reporter?

A ferramenta nunca foi um problema para mim, portanto, a decisão se resume a sua preferência pessoal. Se você selecionou o Chrome Software Reporter Tool Chrome como a fonte do seu uso de disco 100%, vá em frente e siga o tutorial acima.

Caso contrário, é aconselhável deixá-lo intocado, pois a ferramenta é realmente útil na remoção de softwares nocivos, ainda mais se você costuma navegar por lugares suspeitos; como sites de download, sites adultos, etc.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.