“Pesadelo ou Realidade? Robô Humanoide chinês é assustador

Robô tem altura de humano, peso de humano só que é de aço e muito mais forte, aguentando chutes sem perder o equilíbrio nas duas pernas.
Avatar de André Luiz
30/08/2023 às 15:52 | Atualizado há 11 meses
"Pesadelo ou Realidade? Robô Humanoide chinês é assustador 1

Você provavelmente tem em mente uma imagem formada de como seria um robô humanoide de alta tecnologia e tenho certeza que tem o rosto do Arnold Schwarzenegger. Embora ainda estejamos distante da ficção, a empresa Unitree apresentou um novo modelo em desenvolvimento do H1, o robô humanoide mais avançado do mundo até o momento. E, sinceramente, as cenas são no mínimo assustadoras.

O Modelo de Robô Humanoide mais avançado

A Unitree, uma empresa de tecnologia chinesa, compartilhou seu modelo de robô humanoide chamado H1 no YouTube. Apesar do andar esquisito e estética longe do ideal, podemos ver que a máquina aguenta chutes sem cair.

Embora seja perturbador ver que sele seja mais forte e resistente que qualquer humano, a ponto de mesmo depois de levar chutes em diversas posições se manter intacto, como se nada tivesse acontecido, esta é apenas a ponta do iceberg do que o H1 é capaz de fazer.

De acordo com a empresa, o modelo tem 1,80 metros de altura, pesa apenas 47 quilos e é capaz de atingir no máximo 5,5 km/h, que é semelhante à média de caminhada humana. Ele parece manter bem o equilíbrio, mesmo com impactos, como os chutes citados acima.

Melhorias Futuras

Nós estamos vivendo na era da Inteligência artificial, onde muita gente teme que os computadores passem a dominar os humanos, pois já começaram a “pensar sozinho” em alguns aspectos.

Indo por esse caminho, a Unitree explicou que está procurando maneiras de melhorar a inteligência artificial do modelo H1. Ou seja, além de  mais forte e mais resistente que nós, eles querem que ele comecem a pensar por si só.

O fato dele estar programado para ser vendido apenas em 2033 também preocupa. Afinal, a empresa ainda tem dez anos para aprimorar o robô, e no ritmo que a IA está avançando nos últimos anos, dez é tempo suficiente para uma Skynet surgir.

Seu valor de venda será de aproximadamente US$ 90 mil (cerca de R$ 437 mil). A empresa deixa explícito em seu site que este será o preço máximo do modelo H1. Os interessados podem pagar a partir de três anos (em 2026).

Desenvolvimento Promissor

É preciso considerar que este tipo de tecnologia requer muito desenvolvimento, testes e costuma ser caro. Apesar de longe do que estamos acostumados a ver em obras de ficção, o desenvolvimento parece bastante promissor.

O robô tem um sensor eficaz, que o permite andar com precisão no ambiente, evitando obstáculos. Os testes de equilíbrio e impacto parecem estar progredindo, de modo que ele aguenta chutes.

Robôs como Ajudantes

O H1 pode se tornar um grande ajudante, por exemplo, ao levar peso. Como os dedos flexíveis estão sendo desenvolvidos, ele provavelmente poderá realizar tarefas mais simples e se mostrará muito útil.

Conclusão

O futuro da tecnologia de robôs humanoides está se desenhando na China com o impressionante modelo H1 da Unitree. Apesar de não ser perfeito, este robô mostra um grande potencial para se tornar uma parte importante de nossa vida cotidiana, seja para o bem ou para o mal.

Após anos de desenvolvimento, o H1 está no caminho certo para se tornar um marco na história da robótica. Com seu sensor de equilíbrio avançado e a promessa de dedos flexíveis, ele pode revolucionar a maneira como interagimos com a tecnologia. O preço acessível também torna esse avanço tecnológico mais acessível a um público mais amplo.

Prepare-se para o futuro, onde robôs como o H1 podem ser nossos companheiros diários, tornando tarefas cotidianas mais fáceis e eficientes. Ou, prepare-se para uma guerra pelo controle da humanidade, só o tempo nos dirá.

E vocês, o que acham? O desenvolvimento desse robô e outros do gênero são necessários ou um perigo a nossa espécie?

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ